QUEM VIVER ,VERÁ !!!


.Passarela do Obelisco de Ipanema será derrubada
João Pequeno, JB Online


RIO - O prefeito Eduardo Paes já determinou à Subprefeitura da Zona Sul a derrubada da passarela que acompanha o Obelisco de Ipanema, como havia prometido em abril, atendendo à enquete do JB Online – a demolição vai poupar o obelisco.


O edital pode sair ainda nesta semana, dependendo apenas da conclusão do orçamento e da assinatura do prefeito. A passarela poderá ser demolida em um mês, segundo declarou à reportagem o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos.

Segundo Ramos, este prazo é a estimativa após o lançamento do edital. – A Secretaria Municipal de Obras está concluindo a elaboração do projeto de demolição e, assim que ele estiver pronto, iremos lançá-lo – afirmou o subprefeito, ponderando que o prazo poderá aumentar caso alguma empresa conteste o edital na Justiça.


A Secretaria de Obras confirmou ontem que está concluindo o orçamento da demolição, que havia sido estimado em torno de R$ 22 mil, logo após a enquete do JB Online pelo secretário municipal de Obras, Luiz Antonio Guaraná, em valor foi calculado com base em um projeto anterior de demolição, elaborado em 2006 e corrigido pela inflação do período.

Passarela que nunca foi de fato

Ouvido ontem pelo JB, o arquiteto Paulo Casé, autor da obras de Ipanema do projeto Riocidade negou que tenha negociado a manutenção do obelisco com o prefeito. Em abril, após anunciar a demolição, Paes disse que iria procurar Casé para tratar deste assunto.


Construída para travessia da Rua Visconde de Pirajá, a passarela nunca foi utilizada como tal, pois moradores reclamaram que suas privacidades seriam invadidas. Ela acabou se tornando uma espécie de pórtico, mas sofre com má conservação.


Ação após protesto

Eduardo Paes pediu a conclusão do orçamento e o lançamento do edital após um protesto realizado no domingo por associações de moradores de Leblon e Ipanema pedindo a derrubada dos monumentos, erguidos em 1996, na primeira gestão de Cesar Maia.

– A promessa, feita em abril e até agora não cumprida, precisa ter uma explicação, mesmo porque ela já tem até orçamento – questionou o presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon, Augusto Boisson.

Há duas semanas, Eduardo Paes havia reiterado a promessa ao Jornal do Brasil, após celebração do Dia do Padre (4 de agosto) na Igreja de São Pedro, no Rio Comprido.

– Vou demolir – ratificou Paes, até então, sem determinar um prazo. Após a demolição, ainda serão feitos reparos na calçada

Um comentário:

  1. Finalmente, para o alívio dos moradores de Ipanema o “ monumento projetado pelo arquiteto Paulo Casé, erroneamente denominado passarela”, segundo o leitor do jornal o Globo, o Sr. Jose Canosa Miguez, foi demolido. Eu gostaria de informar a esse senhor que praticamente todos os moradores de Ipanema consideravam aquela “passarela” muito feia E DESNECESSÁRIA. Derrubá-la não se configura em “censura estética” e sim em reparar um erro, promover uma limpeza naquela parte do bairro. Há alguns anos atrás, eu vi publicado numa revista um projeto desse mesmo arquiteto para a Praça Nossa Senhora da Paz. Nunca me saiu da cabeça a imagem daquele protótipo. Era um desdobramento da “obra” que foi demolida, com várias passarelas sustentadas por colunas de cores diversas, o que ocasionaria a total descaracterização da bela Praça de Ipanema. Espero que esse “projeto” nunca saia do papel. Será uma maneira de evitar jogar mais dinheiro público no lixo.Me espanta

    o Sr. José Canosa Miguez defender tão ardentemente o projeto de Paulo Casé e atacar aqueles que primam pelo bom gosto e pela beleza de seu bairro.

    ResponderExcluir