PASSARELA



Com plateia de cariocas, começa demolição da passarela do obelisco

Passarela do Obelisco: parte do monumento está sendo demolida neste domingo

Foto: Bruno Dias/JB

JB Online

RIO DE JANEIRO - O Rio de Janeiro começa a se despedir, neste domingo, da passarela do obelisco em Ipanema, Zona Sul da cidade. Com a presença de muitos espectadores cariocas, a demolição começou às 7:00, e às 8:45 a estrutura metálica se separou do resto do monumento. A passarela, criada em 1996 como parte do projeto Rio Cidade, sempre foi alvo de críticas entre os moradores da região.

Segundo Augusto Bossion, presidente da associação de moradores do Leblon, a demolição foi resultado uma "luta de 13 anos" por parte dos moradores. Boisson classificou a passarela como um "absurdo", declarando que obstruía o comércio local e só funcionava como "mijódromo" e dormitório de mendigos.

Segundo o morador, a associação pretendia vender as pedras da obra para realizar ações sociais, mas a prefeitura não permitiu:

- A obra pode ser do governo, mas o dinheiro é nosso - disse Boisson, indignado com a proibição.
Arnaldo Gorin é arquiteto, morador da região e possui uma loja próxima ao monumento. Assim como vários dos espectadores presentes, que filmavam e tiravam fotos, Gorin decidiu documentar a ação com uma câmera:

- Isso aqui (o monumento) é uma aberração - disse o arquiteto - estou filmando porque essa demolição é um momento histórico.

Perguntada sobre como se sentia a respeito da ação, a espectadora Maristela respondeu apenas:
- Você conhece alguém que ficou triste?

A expectativa da prefeitura é que a demolição, que está sendo realizada com máquinas (sem auxílio de explosivos), termine ainda neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário