OLHA QUE COISA MAIS LINDA !!!



Moradores de Ipanema convivem com esgoto a céu aberto

Detritos expostos na Rua Nascimento Silva Foto: Vitor Silva

.Mario Hugo Monken, JB Online


RIO - Uma “cascata” de esgoto proveniente do Morro do Cantagalo está atormentando moradores de uma das ruas mais nobres de Ipanema, a Nascimento Silva. Os detritos ficam expostos a céu aberto e transbordam quando chove forte. O mau cheiro é insuportável e foi constatado pela reportagem do JB.

– Dependendo da hora em que passo aqui, dá até vontade de vomitar – relatou a moradora Matilde Gandolfe, de 56 anos

A vala de esgoto fica no final da rua e ao lado do condomínio Solarium. Não aguentando mais o mau cheiro, os moradores organizaram um abaixo-assinado que pretendem entregar à Prefeitura e ao governo estadual.

No documento, eles alegam que há cheiro de urina, dejetos fecais e que os detritos podem causar problemas de saúde. Afirmam também que o volume crescente de esgoto poderá comprometer a estrutura do prédio já que são vistas algumas infiltrações.

– Ninguém está mais suportando – declarou Antônio do Carmo, porteiro do Solarium, que trabalha ao lado da vala de esgoto.

Moradores ouvidos pelo JB declararam que o esgoto vindo do morro seria clandestino e que o volume teria aumentando após o início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Cantagalo, no ano passado.

A culinarista Carolina Martins, de 27 anos, é uma das mais revoltadas.

– Vim morar aqui há pouco mais de um ano. Se soubesse que era assim, nem teria vindo. Tenho pânico deste cheiro, quando tenho que sair, vou pela outra rua. Jorra até fralda suja lá de cima. É nojento. Quando chove, pisamos até em m... – reclamou ela, que disse já ter procurado a administração regional do bairro mas não adiantou.

O esgoto se junta a muito lixo que se acumula na vala. A reportagem do JB flagrou no local bolas de futebol, garrafas pet, pacotes de biscoito, pedaços de madeira, entre outros detritos. Uma moradora, que não quis se identificar, disse que, quando chove, uma avalanche cai do morro.

– Esse vazamento não tem pai nem mãe. Quando chove, a água escorre até a Rua Farme de Amoedo. Sem falar que esse esgoto enche as galerias de águas pluviais e forma língua preta na praia. O mal cheiro é o dia todo, imagine no verão, com o calor o cheiro vai aumentar – afirmou o aposentado Ademar Maia, de 74 anos.

Diante da falta de providências, os moradores já planejam até criar uma associação comunitária para o protesto ter mais força. A Rua Nascimento Silva ficou famosa por sido moradia de uma das maiores expressões da música brasileira, Antônio Carlos Jobim. Foi inspirado na vista do seu apartamento na rua que ele compôs a música “Corcovado” na década de 1950.

Um comentário:

  1. Que bom que o JB também foi até a Rua Nascimento Silva, e fez uma matéria sobre a cascata...
    Quando estive lá, em julho, para fazer a matéria pro Jornal Via, estava um horror! Uma nojeira só...
    Espero que a SEOBRAS cumpra com o que prometeu e faça logo os reparos necessários o mais rápido possível...

    Tatiana Resende - Jornal Via Ipanema

    ResponderExcluir