EXEMPLO !


'Obama’ dá aula de Inglês a carentes


Garçom sósia do presidente americano entra em projeto da prefeitura na Cidade de Deus graças a esforço próprio para aprender idioma


POR CELSO OLIVEIRA, RIO DE JANEIRO

Rio - Na onda que varreu o mundo com a eleição do primeiro negro à Casa Branca, muitos ‘Obamas’ surgiram para homenageá-lo ou simplesmente fazer graça. Um sósia, em especial, se destaca numa favela carioca. Luiz Carlos Pereira da Costa, o Barack Obama da Cidade de Deus, venceu o preconceito e a miséria ensinando o idioma de seu ídolo a jovens da comunidade. Agora, ele é um dos talentos locais que vão trabalhar em projeto educacional da prefeitura: o Bairro Educador.

Luiz Carlos já trabalhou como flanelinha e hoje alia atividades em dois restaurantes a aulas para 22 alunos.Nascido e criado na recém-pacificada Cidade de Deus, o ex-flanelinha de 32 anos estuda Inglês desde 2002. Ele está prestes a se formar, mas o desejo urgente de transformar a vida de meninos e meninas carentes chegou na frente do diploma: há 10 meses, montou curso na CDD, com apoio da associação de moradores e verba do próprio bolso. Atualmente, dá aulas a 22 jovens entre 8 e 16 anos, cobrando mensalidade de apenas R$ 25, e alimenta sonho ousado: convencer escolas de idiomas a criar cursos comunitários nas favelas da cidade.

“Saber outra língua é mais importante do que ter faculdade. Chega de oferecer só capoeira e futebol para o favelado. Com o Inglês, não fico mais desempregado”, garante ele, que trabalha em dois restaurantes em Ipanema e em um já foi promovido a maître.

A ideia de Luiz Carlos é facilitar o acesso ao ensino de idiomas e abrir portas no mercado de trabalho. O seu caminho até a estabilidade profissional foi árduo, e o inglês, fundamental nessa trajetória, foi descoberto por acaso, quando era assistente de produção nas filmagens do longa ‘Cidade de Deus’.

BOLSA EM CURSINHO

“Estava decepcionado com o trabalho, uma chefe vivia me perseguindo de forma preconceituosa, quando uma colega de set resolveu jogar livros de Inglês no lixo. Pedi o material, larguei o trabalho e aprendi sozinho em casa”, diz o professor Obama, que conseguiu bolsa integral na Cultura Inglesa após enviar carta à direção da rede de cursos pedindo vaga.

“Temos programa de bolsas a alunos carentes. Fico feliz com o sucesso dele”, diz Omar Carneiro, presidente do Conselho da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, que o convidou para apresentar seu projeto de cursos comunitários.

Um dos alunos mais entusiasmados do Obama da CDD é João Pedro, 10 anos, que sonha ser aviador. “Quero aprender Inglês para ter bom emprego e conhecer a Inglaterra”, planeja o aluno da Escola Municipal Alphonsus de Guimaraens.

Oficinas para alunos de 5 escolas

Leitor do jornal ‘New York Times’ e da revista ‘Time’, Luiz Carlos, o Obama da CDD, chamou tanta atenção com seu curso na favela que foi convidado para ser um dos oficineiros do projeto Bairro Educador, vertente do programa Escolas do Amanhã, que será lançado amanhã na comunidade.

Além das duas turmas que frequentam as aulas na sala alugada por ele na associação de moradores, mais estudantes das cinco escolas da região poderão aprender Inglês na sua oficina. “Esse projeto veio em excelente hora!”, elogiou o garçom-professor, pai de Stephan, 5 anos, que ainda não começou a ser alfabetizado, mas já arrisca frases na língua de Obama. “Ele raciocina em inglês”, orgulha-se Luiz Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário