COBRANÇA ILEGAL



Cobrança ilegal

Apesar de proibição, guardadores vendem tíquetes de estacionamento em áreas sem placas

O Globo

RIO - Uma determinação da prefeitura foi ignorada pelos operadores da Embrapark, durante o fim de semana, em diferentes pontos da Zona Sul: apesar de o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, ter informado, na sexta-feira, que o estacionamento em vagas sem placas, mesmo que regulamentadas, não poderia ser cobrado pelos funcionários da empresa, muitos deles venderam talões na orla de Ipanema, Leblon e Lagoa. Por causa do descumprimento da ordem, a prefeitura vai notificar a empresa. É o que mostra a reportagem de Ediane Merola e Eduardo Maia, publicada na edição do GLOBO de segunda-feira.

A Avenida Delfim Moreira, no Leblon, era a que concentrava o maior número de cobranças irregulares. Em quase toda a sua extensão, operadores vendiam talões em áreas sem placas. Algumas vias internas do bairro, como as ruas Almirante Guilhem, Almirante Pereira Guimarães, Rainha Guilhermina e General Artigas, também estavam sem as placas, no trecho entre a Avenida General San Martin e a praia. Os guardadores, porém, insistiam em vender os tíquetes do período único aos motoristas que, na dúvida, pagavam pela vaga.

Na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, as placas indicavam, no domingo, que o sistema em vigor ainda é o de período único. Na Rua Garcia D'Ávila, entre Prudente de Moraes e Vieira Souto, havia placa apenas no início da via, informado período único.

A prefeitura reafirmou no domingo que os operadores da Embrapark não podem cobrar pelas vagas sem sinalização. Ainda segundo a prefeitura, os carros estacionados nesses locais sem o tíquete não serão multados. A Secretaria de Transportes informou que fiscaliza a Área Azul e que já esteve em alguns dos locais citados na reportagem, mas não identificou cobrança indevida. O órgão prometeu voltar hoje às áreas e notificará a Embrapark para que regularize a sinalização.

A Embrapark afirmou no domingo que orienta seus operadores a informar sobre a falta de placas, para que elas sejam repostas. A empresa disse ainda que os funcionários sabem que não podem cobrar pelas vagas sem sinalização e que, por isso, reforçará o treinamento. A empresa acrescentou que vai avaliar os casos e, se constatada a falta de atenção do operador, ele será advertido. Se ele for reincidente, será suspenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário