CASOS DE POLÍCIA


Roubo de moto

Polícia diz que já tem pistas dos bandidos acusados de balear médico em Ipanema


Ana Cláudia Costa, Fernanda Baldioti e Bom Dia Rio

RIO - O comandante do 23º BPM (Leblon), coronel Sergio Alexandre Rodrigues, informou na manhã desta sexta-feira que o serviço reservado de sua unidade recebeu informações de que um dos homens que teriam roubado a motocicleta do médico Paulo Athayde Salaverry Lopes seria do morro do Cantagalo. Ele disse que vai passar informações para a 14ª DP (Leblon) e que seus policiais estão investigando


No início da tarde desta sexta-feira, o diretor de Polícia da Capital, delegado Ronaldo Oliveira, afirmou que a polícia investiga a atuação de uma quadrilha especializada em roubar motocicletas BMW, como a moto do médico Segundo o delegado, do início do ano até agora, oito veículos desse mesmo modelo foram roubados. A quadrilha desmontaria as motos para vender as peças fora do estado.

Na quinta-feira, no entanto, a delegada titular da 14ª DP (Leblon), Tércia Amoêdo Silveira, que investiga o crime, negou a existência de uma quadrilha especializada em roubo de motos atuando na região. Segundo a delegada, não há qualquer registro que aponte para a existência dessas quadrilhas. A denúncia já tinha sido feita pelo presidente Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ), Aloísio César Brás .

Uma outra linha de investigação aponta traficantes de favelas, como Manguinhos, Mandela, Jacarezinho, Alemão e Arará, como o grupo armado que rouba motocicletas potentes. De acordo com o delegado, esses bandidos gostam de desfilar nas comunidades com motos de altas cilindradas para demonstrar poder. Depois de ouvir os depoimentos de oito testemunhas, a polícia afirmou que vai encontrar os criminosos e fazer operações para prender outros ladrões de motos.

Nesta sexta-feira, a Polícia Militar reforçou o patrulhamento com mais duas viaturas em Ipanema, na região onde o gastroenterologista foi baleado na noite de quarta-feira. Segundo a PM, os dois carros do 23º BPM (Leblon) farão ronda 24 horas em todo o bairro de Ipanema. Na manhã desta sexta-feira, na Rua Nascimento e Silva, em Ipanema, onde ocorreu o assalto, há uma patrulha da PM baseada.

Paulo está internado na Clínica São Vicente. Ele passou por duas cirurgias e continua em coma induzido, para evitar complicações . Apesar do estado ser considerado grave, o quadro se mantém estável. Os médicos responsáveis pelo atendimento vão manter o paciente sedado por 72 horas para auxiliar na recuperação. Duas balas estão alojadas no médico, uma na cabeça e outra no ombro. O paciente também está com pneumonia. Em três dias, os médicos saberão se Paulo apresenta alguma sequela.

Segundo familiares, Paulo chegava em casa por volta das 22h, na motocicleta BMW, quando foi abordado por dois homens em uma moto. De acordo com a delegada Tércia Amoedo, Paulo reagiu ao assalto. Ele teria sido atingido, pelas costas, por três tiros: dois na cabeça e um no ombro. Após os tiros, os bandidos fugiram levando a moto do cirurgião. O filho mais velho do médico, Diogo, tirou o capacete do pai e o levou ensanguentado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. A vítima foi transferida para a Clínica São Vicente, onde foi operado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer.

O prédio não tem circuito de câmeras. Segundo a polícia, nos edifícios vizinhos que têm o sistema, os equipamentos não conseguiram gravar nem a chegada nem a fuga dos bandidos. Um dos seguranças da rua testemunhou tudo. Ele prestou depoimento na delegacia. Um outro homem que também faz a vigilância da área contou que o assalto foi muito rápido e que só conseguiu ouvir os tiros.

Número de roubos a motos aumentou


Um levantamento inédito feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revelou, no início deste mês, que o número de roubos (com violência) de motocicletas aumentou 28,3 % nos primeiros cinco meses de 2009 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o ISP, 1.658 motos foram roubadas entre janeiro e maio de 2008, contra 2.128 no mesmo período deste ano.

O número de furtos aumentou 18,6%, passando de 1.164 registros, nos cinco primeiros meses do ano passado, para 1.380, no mesmo período deste ano. Em maio de 2008, a frota de motocicletas circulando no Rio era de 547.250. Em maio deste ano, este número pulou para 624.483. Um aumento de de 14,53% de 2008 para 2009.

Segundo a polícia, a maioria das motocicletas roubadas são usadas por traficantes de drogas. Somente este ano, foram recuperadas em comunidades como Jacarezinho, Manguinhos e Mangueira, mais de cem motocicletas roubadas. Na última grande apreensão, 40 motos foram encontradas com traficantes. Esses veículos estão sendo usados em sequestros-relâmpago, roubos a pedestres e em outros crimes, como "saidinha de banco" (quando o ladrão assalta clientes que saem das agências bancárias) e assassinatos por encomenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário