AMANHÃ !!!

Amanhã tem campanha contra cegueira infantil em Ipanema

Rio - Após três cancelamentos por conta das chuvas, finalmente neste domingo, das 9 às 12h, o “Projeto Luz”— campanha de prevenção à cegueira infantil de autoria do oftalmologista Luciano Gonçalves, iniciada há 13 anos na UFRJ e desenvolvida na Unigranrio — atuará no Posto 8 de Ipanema/ Av. Vieira Souto, na área do Ipa-Bebê, com objetivo de orientar gestantes sobre os riscos da cegueira infantil.

Cerca de 30 médicos formados pela Unigranrio utilizarão oftalmoscópios para examinar (em 10 segundos) bebês e crianças, sempre com dicas aos pais e responsáveis. Professores e médicos estarão lado a lado com Luciano nessa campanha em que vestirão camisetas com o lema O teste do olhinho deve ser feito na maternidade.

Em cada 10 mil recém-nascidos, 10 deles podem apresentar os sintomas da catarata - Luciano Gonçalves adianta que “é necessário alertar pais, mães e gestantes sobre os perigos da catarata congênita, porque é importante que todos saibam que bebês também podem nascer com essa doença”. Segundo o criador do projeto Luz, em cada 10 mil recém-nascidos, 10 deles podem apresentar os sintomas da catarata.

Oftalmologista faz denúncia

“A lei estadual obriga o exame do reflexo vermelho na alta dos recém-nascidos, em todas as maternidades do Estado, embora muitos hospitais não cumpram o teste”, denuncia Luciano Gonçalves..

Rubéola, outro fator de risco durante a gestação

De acordo com Luciano Gonçalves, o Projeto Luz estuda as causas da catarata congênita há mais de 13 anos. “Uma das causas da patologia é a rubéola, adquirida por mulheres durante a gestação. Hoje, seria possível combater essa causa se houvesse a imunização de rubéola em meninas, principalmente na faixa etária de 12 e 13 anos”, adverte Luciano.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário