VARIEDADES


Um projeto que tem 11 anos, já levou 250.000 pessoas aos seus concertos, recebeu vários prêmios e inovou a temporada da música clássica no Brasil: concertos de janeiro a dezembro, todos os dias do ano, mesmo em domingos e feriados. Assim é Música no Museu, a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc... que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música como elo entre as artes plásticas e os seus próprios cenários, trazendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.

A viola da gamba surgiu no final do séc. XV na Espanha sob a influência de um instrumento árabe chamado “rabab”. Seu nome em italiano significa “viola de perna”.

A gambista Cecília Aprigliano professora do CEP/Escola de Música de Brasília e especialista em Música Antiga, se apresentará dia 27 de julho na Casa de Cultura Laura Alvim.


Programa

Diego Ortiz - Recercada tercera e Recercada quarta. Christopher Simpson - Prelúdio em Ré maior. Hume - Musical humors; Death. Le Sieur de Machy - Prelude e chaconne da Suíte N. 4 (do "Livro de peças para viola de 1685"). Bach - Allemande, sarabande e minueto da Suite em Sol Maior par violoncelo solo. Carl Friedrich Abel - Allegro da Segunda sonata solo para viola da gamba.
Casa de Cultura Laura Alvim , 18h.
Grátis
Série "Música no Museu" - 3ª Mostra de Música Antiga.
Av. Vieira Souto - 176 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ - 22420000 - 21-2287-2285

Nenhum comentário:

Postar um comentário