QUE VERGONHA !!!




Enviado por Fadua Matuck -




Onde estão as saracuras do chafariz de Mestre Valentim


Há pouco mais de um ano, O Globo publicava uma reportagem sobre a restauração do Chafariz das Saracuras, de autoria de Mestre Valentim, na Praça General Osório, em Ipanema (clique aqui para reler). A obra, na época, no valor de R$ 180 mil, devolveu ao monumento suas dimensões originais e seus ornamentos em bronze - tartarugas e saracuras - roubados em 2006. Semana passada, o leitor André Luiz Cardoso escreveu ao Bairros.com para avisar que restaram apenas as tartarugas no chafariz.

- Qual não foi minha surpresa ao ver que não existem mais saracuras no chafariz? Só restaram as tartarugas. É lamentável o desrespeito com um patrimônio tão valioso - escreveu o leitor.

O Chafariz das Saracuras é uma obra do Mestre Valentim, feita em 1795, época do Brasil Colônia. Ela foi transferida em 1917, do Convento da Ajuda, no Centro, para a Praça General Osório, em Ipanema. A peça, utilizada pelas freiras para lavagem de roupas, louças e abastecimento do convento, foi tombada pelo IPHAN em 1938. Originalmente tinha a bacia de cantaria ornamentada por quatro tartarugas e quatro saracuras de bronze.

Em 1998, as tartarugas foram roubadas, o que levou a prefeitura a recompor o monumento com réplicas confeccionadas a partir de fotos das originais. Em 2006, em novo ataque, uma tartaruga e uma saracura foram roubadas. O restante dos ornamentos foram encontrados dentro de um saco, num canto escondido do jardim e foram encaminhados à guarda da Fundação Parques e Jardins.

3 comentários:

  1. vcs ja repararam, nas emendadas, das pedras, com um cimento muito mais claro,
    e ridiculo, esta uma obra, mal feita, para um monumento tao, val

    ioso.é vergonhoso , e o chafariz, porque nao funciona?

    ResponderExcluir
  2. essas emendas foram feitas pela prefeitura que terceirizou a mão de obra.O chafariz não funciona por estava virando chuveiro de mendigo.Ipanema está entregue as baratas,não existe policiamento e quando aparece é totalmente incompetente.

    ResponderExcluir
  3. Na minha humilde opinião, o ataque ao chafariz não teria ocorrido caso a prefeitura tivesse mantido o chafariz em funcionamento, coisa que não ocorreu por mais de 5 meses desde a sua restauração. Os peixes foram retirados do chafariz e ele fora desativado. Logo, a passagem para o centro do chafariz fora possível, já que não havia mais água impedindo a passagem...

    Mas acho que o prefeito não se preocupou muito em ouvir nossas opiniões a respeito.

    ResponderExcluir