FAVELA EM EXPANSÃO


Favela em expansão

O PAC que aumentou a favela: 2 novos prédios no Cantagalo levam à ampliação do morro

Rogério Daflon

RIO - Em fase final de acabamento, dois prédios do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ampliaram a área ocupada pela favela no alto do Morro do Cantagalo, em Ipanema. Segundo o engenheiro-chefe das obras, Rodrigo Ventura, o conjunto, no centro de uma área verde, ocupa 600 metros quadrados, terreno de tamanho proporcional ao de um estacionamento para 45 carros. Os dois prédios, de acordo com o engenheiro, receberam licença da Feema e da Secretaria municipal de Urbanismo.


Para a construção dos edifícios, explicou Rodrigo, foi preciso ampliar a chamada Área de Especial Interesse Social. Dessa forma é classificada a região ocupada pela favela. Com a denominação, feita pela prefeitura, o poder público pode executar projetos, como o PAC, no local.

- Em Áreas de Especial Interesse Social, a prefeitura pode estabelecer parâmetros urbanísticos diferenciados para o zoneamento, mesmo acima da cota 100 (cem metros acima do nível do mar) - explicou Rogério Zouein, advogado especialista em direito ambiental.

Combate ao tráfico é desafio para o estado


Ainda este ano e em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata à presidência da República, devem estar presentes em várias inaugurações dos novos equipamentos urbanos. Próximo aos palanques, no entanto, poderá estar uma triste realidade das favelas: o tráfico de drogas fortemente armado. O governador Sérgio Cabral diz que a Secretaria de Segurança já tem um plano para o estado retomar o território nessas comunidades.

- A retomada das comunidades, com o fim definitivo do poder paralelo, tem uma estratégia da área de segurança avalizada por mim. Ela concilia as nossas condições financeiras e o efetivo da PM - afirmou Cabral, pela sua assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário