BREU



Rio ainda tem 30 mil pontos de luz apagados


O Globo


RIO - O Rio tem hoje cerca de 30 mil pontos de luz apagados em ruas, avenidas, praças e corredores de tráfego da cidade. A quantidade, equivalente a 7,2% dos 412 mil pontos instalados pela RioLuz, é quase o dobro da média aceita internacionalmente (4%). Os dados são da Secretaria municipal de Obras, que, nestes sete meses do governo Eduardo Paes, ainda não conseguiu chegar ao padrão ideal. Na sexta-feira à noite, por exemplo, quatro postes da Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, estavam apagados na altura de Ipanema. Todos já foram consertados.


- De madrugada já deixei de parar o carro para pegar passageiros. Na escuridão é difícil saber se a pessoa não leva uma arma e vai tentar me assaltar - diz o taxista Orlando Cássio da Silva, de 29 anos.

Outros trechos críticos na Zona Sul são o entorno das ruas Ministro Raul Fernandes e Alzira Cortes, em Botafogo - também já reparados. Há dez dias, a professora Cássia Blondet Baruque, de 48 anos, foi assassinada na esquina dessas ruas durante uma tentativa de assalto enquanto manobrava o carro.

O secretário municipal de Obras, Luiz Guaraná, promete que a situação será normalizada ainda este ano. Ele lembrou que, ao assumir a prefeitura, encontrou os estoques da RioLuz quase zerados. As lâmpadas existentes eram de má qualidade e queimavam mais rapidamente.

Mais caminhões vão acelerar troca de lâmpadas
O secretário prometeu que a substituição das lâmpadas queimadas começará a ser feita em 45 dias. Para acelerar a troca das lâmpadas, a prefeitura pretende dobrar, para 28, a frota terceirizada de caminhões de manutenção da RioLuz. O edital que prevê o aluguel de mais 14 caminhões (dois por distrito de conservação) será divulgado esta semana no Diário Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário