O RIO -de MILTON LEITE
















Enviado por Aydano André Motta -
A terra que bate um bolão

O Rio de... Milton Leite

O paulista Milton Rodrigues Leite, 50 anos, é um dos melhores locutores esportivos do Brasil (na foto, ele aparece em ação, na abertura dos Jogos Olímpícos de Pequim). Seu estilo, perfeito para TV a cabo, mistura a emoção necessária ao ofício com doses generosas de informação e opinião, típicas de um especialista no assunto. Atualmente na África do Sul, cobrindo a Copa das Confederações, ele hoje à tarde vai narrar Brasil x Itália para o Sportv, onde trabalha atualmente. As visitas ao Rio, normalmente a trabalho, renderam um depoimento rico para a série "O Rio de...". Milton cita vários amigos, celebra caminhadas no calçadão, rende-se à beleza de um dos nossos mais célebres cartões postais e oferece uma recordação que está no coração de todos os cariocas.

Um carioca: Chico Buarque. Lembro de um dia em que estava num restaurante no Leblon e ele passou na calçada do outro lado da rua, naquele passo acelerado das suas caminhadas. Além de ser gênio, ainda descreve em muitas canções o Rio como poucos (assim como Tom Jobim).


Um amigo no Rio: São muitos. Alguns que nem são cariocas, mas adotaram a cidade, como o paulista Luís Roberto ou o mineiro Marcelo Barreto (foto ao lado). Glenda Kozlowski, Sidney Garambone, Vitorino Chermont, Alex Escobar, Emanuel Castro, Bruno Cortes... Faltaria espaço para todo mundo.

Uma paisagem: Sempre que estou no Rio, nos meus trajetos pra lá e pra cá, faço questão de passar pela Lagoa Rodrigo de Freitas, nem que seja para ver do carro mesmo aquele cenário. É um dos lugares mais bonitos (entre tantos) do Rio. Quando tenho mais tempo, uma caminhada por ali também é indispensável.

Um programa na cidade: Minhas visitas ao Rio, na maioria das vezes, são motivadas pelo trabalho. Então, nem sempre dá tempo, mas, quando posso, gosto de caminhar ou correr pela praia de Ipanema - sou um privilegiado por ficar num hotel a uma quadra da praia e algumas poucas da Lagoa.


Um lugar para comer: Normalmente sou levado pelos amigos. Antigamente gostava muito do Amarcord, ali pertinho da Lagoa. Este não existe mais. Recentemente fui jantar no Fratelli, no Leblon. Massa ótima, bons vinhos.

Uma recordação: Tenho muitas boas passagens pelo Rio, mas uma recente e inesquecível foi transmitir a final do torneio feminino de futebol do Pan de 2007, no Maracanã. O Brasil goleou, ficou com a medalha de ouro e o estádio tinha mais de 60 mil pessoas. Isso mesmo: 60 mil pessoas, numa quinta-feira, dia normal de trabalho, no começo da tarde e para assistir a um jogo de meninas. Em minha opinião, foi o ponto alto daquele evento, uma festa linda (que você relembra na foto de Marcelo Theobald, abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário