CHOQUE DE ORDEM


Fiscalização

Mais cinco estabelecimentos que utilizavam serviço de manobristas são multados pela Seop


Ronaldo Braga

RIO - A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) realizou, ontem à noite a segunda fase da operação choque de ordem para coibir as prestadoras de serviço de manobrista e estacionamento de veículos - conhecidas como Valet Parking - e os estabelecimentos contratantes que não se adequaram às novas exigências estabelecidas pelo Decreto 30.548, publicado no Diário Oficial em 23 de março de 2009.


Além dos 10 estabelecimentos multados durante a tarde , fiscais da Seop autuaram mais cinco na operação noturna, também em Ipanema e no Leblon. A mesma empresa Awesome, que prestava serviço de manobristas para os 15 estabelecimentos, também recebeu um auto de infração. Todas terão que cumprir as normas e providenciar o alvará de autorização transitória para que possam reiniciar o serviço.


Na operação que terminou às 23h, foram autuados o Shopping Rio Design, na Av. Ataulfo de Paiva, e os restaurantes Madame Butterfly, na Barão da Torre; Garcia e Rodrigues, na Av. Ataulfo de Paiva; Natsar, na Av. Epitácio Pessoa, e Plataforma, na Rua Adalberto Ferreira.

Durante a primeira fase da operação, foram autuados no Leblon os restaurantes Quadrucci, Zuka e Sushi Leblon, todos na Rua Dias Ferreira. Em Ipanema, o restaurante Paz e Amor, na esquina das Ruas Nascimento Silva e Garcia D´Ávila; Garden, esquina da Epitácio Pessoa com Visconde de Pirajá; e Gula Gula, na Rua Henrique Dumont. Também em Ipanema, foram autuados os estabelecimentos Casa do Saber, na Avenida Epitácio Pessoa, Sara Jóias, Louis Vitton e Mixed, na Rua Garcia D´Ávila. A empresa Awesome, que prestava serviço de manobristas para estas lojas, também foi autuada.

Fiscais do Controle Urbano apreenderam guarda-sóis, bases metálicas e outras peças do mobiliário utilizado pelo Valet Parking. Veja mais fotos da operação.

A Seop havia concedido prazo de 60 dias - a contar da publicação do decreto - além de mais 10 dias de tolerância, para que as empresas legalizassem o serviço. Segundo a atual legislação, a empresa de Valet Parking deve possuir local adequado para estacionar os veículos; colocar na frente do estabelecimento placa indicando o local onde os veículos estão estacionados; apresentar seguro contra incêndio, furto, roubo e colisão de veículo e seguro de percurso, inclusive de terceiros, e emitir recibo em duas vias declarando-se responsável, assim como o estabelecimento contratante, por multas de trânsito ou quaisquer danos causados aos veículos sob sua guarda. Caso não assumam a responsabilidade por danos causados aos clientes, as empresas de Valet e seus contratantes estarão sujeitos a multas, interdições e até cassação de alvará.

Segundo o secretário Rodrigo Bethlem, o objetivo de operações como as de ontem é "preservar o direito do cidadão de ter seu carro estacionado em uma vaga legal e assegurado contra danos, garantindo assim o ordenamento da cidade como um todo".

Um carro estacionado em plena curva, na esquina das Ruas Rainha Guilhermina com Dias Ferreira, em frente ao Sushi Leblon, foi rebocado. A operação mobilizou 15 guardas municipais, 13 fiscais e agentes da Seop, quatro reboques e um caminhão-baú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário