CHOQUE DE ORDEM

Valet Parking é alvo de choque de ordem. Seis resturantes são multados no Leblon e Ipanema

O Globo

RIO - A Secretaria especial da Ordem Pública (Seop) realizou nesta terça-feira uma operação choque de ordem para coibir as prestadoras de serviço de manobrista e estacionamento de veículos. A ação da Seop se concentrou nos bairros de Ipanema, Leblon e Lagoa.

Foram autuados os restaurantes Quadrucci, Zuka e Sushi Leblon, na Rua Dias Ferreira; Paz e Amor, na esquina das Ruas Nascimento Silva e Garcia D´Ávila; Garden, esquina da Epitácio Pessoa com Visconde de Pirajá; Gula Gula, na Rua Henrique Dumont; a Casa do Saber, na Avenida Epitácio Pessoa, e as lojas Sara Jóias, Louis Vitton e Mixed, na Rua Garcia D´Ávila. A empresa Awesome, que prestava serviço de manobristas para esses estabelecimentos, também foi autuada.

Os estabelecimentos devem se adquar à nova legislação. Segundo o decreto 30548 de 23 de março de 2009, a empresa de valet parking deve possuir local adequado para estacionar os veículos; colocar na frente do estabelecimento placa indicando o local onde os veículos estão estacionados; apresentar seguro contra incêndio, furto, roubo e colisão de veículo e seguro de percurso, inclusive de terceiros, e emitir recibo em duas vias declarando-se responsável, assim como o estabelecimento contratante, por multas de trânsito ou quaisquer danos causados aos veículos sob sua guarda.

Ao todo, fiscais do Controle Urbano recolheram seis guarda-sóis, quatro cones, três mesas, duas caixas metálicas (onde eram guardadas as chaves dos carros), três bancos de madeira e dois cavaletes. Um carro estacionado em plena curva, na esquina das Ruas Rainha Guilhermina com Dias Ferreira, em frente ao Sushi Leblon, foi rebocado. A operação mobilizou 15 guardas municipais, 13 fiscais e agentes da Seop, quatro reboques e um caminhão-baú.

Para reiniciar o serviço de valet parking, os estabelecimentos terão agora que providenciar o alvará de autorização transitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário