CARNAVAL 2010

Entidade quer só cinco os blocos de Ipanema em 2010

No que depender do Projeto de Segurança de Ipanema, o bairro terá apenas cinco blocos desfilando no bairro durante o Carnaval do ano que vem, em vez dos pelos menos dez que saíram neste ano.

O tema estará na pauta da próxima reunião da ONG, daqui há seis dias, para a qual foram convidados órgãos como a Subprefeitura da Zona Sul e a Secretaria da Ordem Pública, segundo o capitão-de-mar-e-guerra reformado da Marinha Rogério Esteves, 70 anos de vida e quase 40 de Ipanema, que se define como "uma espécie de ouvidor" do PSI.

– Já estamos coordenando esse esquema com órgãos envolvidos.

Neste ano, fecharam a Farme de Amoedo em frente a um hospital (Cardiotrauma), não queremos que isso se repita, porque a festa de uns não pode atrapalhar a necessidade dos outros – argumenta Esteves, que defende o critério de raízes no bairro como para a escolha de quem poderá desfilar em 2010.

– É a Banda de Ipanema, um outro tradicional (confirma o Simpatia é Quase Amor, após ser a reportagem "soprar") e mais uns três que eu não me lembro.

Entretanto, todos os dez blocos que saíram no Carnaval deste ano em Ipanema consultados pelo JB têm origem no bairro, o que pode dificultar a aplicação do critério. Além disso, o bloqueio da Farme de Amoedo é um reflexo da própria Banda de Ipanema, que passou a atrair muitos gays – mesmo público da rua citada, onde acabam esticando após o desfile.

"Frescura"

– É frescura – .

Assim o pedinte Nilo de Oliveira, 49, definiu a faixa que desmotiva as esmolas. Acomodado sobre um skate, com as pernas sem movimentos – atrofiadas por paralisia –, ele afirmava ser mais vantajoso pedir dinheiro em Ipanema do que "tomar só um café" em órgãos de assistência estatais.

3 comentários:

  1. Parabéns pelas fais espalhadas pelo bairo. Muito bom.

    A população carioca precisa se conscientizar que dar esmola não ajuda nada, só faz umentar o número de mendigos nas ruas.

    Exelente iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bom limitar o número de blocos em Ipanema. E tem que acabar com a banerda na Farme de Amoedo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a regulamentação das bandas e, principalmente, com a proibição de fechar aFarme de Amoedo, pois fica impossível passar ali durante o carnaval.

    ResponderExcluir