ESTACIONAMENTO


Estacionamento

Embrapark enfrenta escassez de guardadores e novos talões encalham


O Globo


RIO - No segundo dia em que a Embrapark assumiu o estacionamento público em oito bairros da Zona Sul que formam a chamada Área Azul, faltou quem controlasse as vagas, como informa reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Globo (acesso à íntegra somente para assinantes) . Na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes, por exemplo, não havia qualquer funcionário da Embrapark na manhã de terça-feira. O GLOBO contou apenas 31 funcionários cuidando de toda a orla entre o Leme e o Leblon - trecho onde deveriam estar trabalhando 43 guardadores.

O diretor-geral da Embrapark, Enrique Hormaechea, atribuiu o problema à disciplina de horário e relatou prejuízo. A empresa vendeu apenas 7.500 talões na segunda-feira - a meta eram 25 mil. Ele afirmou que o índice de faltas foi de 25% no primeiro dia, caindo para 15% na terça. A Embrapark informou que contratará novos funcionários para substituir os guardadores que não estão indo trabalhar e prometeu cobrir, a partir da semana que vem, todas as 9.049 vagas de Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico, Lagoa e São Conrado.

Na tarde desta terça, cerca de 200 guardadores autônomos fizeram um protesto em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia. Usando apitos e narizes de palhaço, eles alertavam que cerca de 900 pessoas ficarão sem trabalho. O vice-presidente do Sindicato dos Guardadores, Jorge Justino, disse que a entidade estuda novas ações contra a prefeitura e a Embrapark. A manifestação teve a participação de guardadores não só da Zona Sul, mas também de áreas que não estão sob gestão da Embrapark.

Protesto também no primeiro dia do novo sistema de vagas na Zona Sul
Uma manifestação marcou o primeiro dia do novo sistema de vagas na Zona Sul do Rio . Cerca de cem pessoas vestindo coletes de guardadores autônomos fizeram um protesto pacífico no Parque dos Patins, na Lagoa, onde o prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de inauguração da nova operação da Embrapark ( veja fotos do protesto ). A PM chegou a montar um esquema especial de policiamento, mas não houve conflitos entre os guardadores oficiais e os autônomos, que administravam o Rio Rotativo. ( Veja o vídeo do primeiro dia do novo sistema de vagas da Zona Sul do Rio )

A empresa começou a operar as vagas em nove bairros da Zona Sul na segunda-feira. O novo Rio Rotativo está funcionando no Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Jardim Botânico, Gávea e Lagoa. O bilhete do Rio Rotativo passou a ser azul, assim como a cor do uniforme dos guardadores.

No ano passado, quando a prefeitura tentou com que a Embrapark administrasse as vagas, houve confusão entre os funcionários da empresa e os guardadores autônomos. A Secretaria Municipal de Transportes disse que estará nas ruas a partir de hoje fiscalizando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário