DIA NACIONAL DO CIGANO

Dia Nacional do Cigano é celebrado no Rio de Janeiro24 de maio de 2009



O Parque Nacional Garota de Ipanema, no Arpoador, zona sul do Rio de Janeiro, ganhou cores e flores exuberantes e muito dourado, neste domingo (24). Por volta das 16h, o local já estava tomado de saias esvoaçantes, de ricas estampas, violões, cartomantes, quiromantes, dança e música tradicionais, em celebração ao Dia Nacional do Cigano.

Dentre os pratos típicos, os mais requisitados foram a sopa cigana, também chamada de queluche, com peito de galinha e massa e o folheado cigano, de queijo e passa.

A grande homenageada da festa, batizada de Cruzada pela Paz Mundial, foi a Santa Sara Kali, padroeira universal dos povos de etnia cigana, cuja imagem habita, desde 2003, uma gruta dentro do parque. Lá, realizaram um culto ecumênico e um ritual cigano e foram deixadas oferendas à santa, como frutas e doces.

Além de festejar a data, a festa também serve, na opinião da organizadora do evento, Mirian Stanescon, para dar visibilidade à cultura cigana e romper estereótipos e preconceitos.

"Tudo aquilo que você desconhece, você costuma temer. Na hora em que se desfaz esse véu, as pessoas passam a conhecer nossas verdadeiras tradições, nossos valores e há um intercâmbio cultural entre ciganos e não ciganos".

Mirian acredita que o estigma de ladrão, que há séculos recai sobre o cigano, ainda persiste, principalmente, devido à intolerância e à ignorância. "Enquanto os negros choram pela escravidão, o cigano chora pela expulsão".

Embora não seja cigana, a terapeuta Ana Lúcia Teixeira participa dos rituais ciganos há 25 anos.

"Quando eu era pequena, meu pai trabalhava em um clube, onde eram realizados casamentos ciganos, e foi quando tive o primeiro contato com eles. Mas, através da religião, do candomblé, umbanda, pude conhecer melhor essa cultura. Sou fascinada pelo povo cigano, por causa da alegria deles. É um povo que só pensa no amor, na liberdade e na alegria".

Durante a festa, foi entregue o Prêmio Culturas Ciganas 2007, criado pelo Ministério da Cultura. As 20 iniciativas culturais vencedoras do concurso ganharam, cada uma, recursos no valor de R$ 10 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário