BARULHO !!


Leitores apontam os locais mais barulhentos do Rio. Especialista faz alerta para o estresse


Mariane Thamsten


RIO - Buzina, apito, carros de som, obras e shows em locais abertos são alguns dos ruídos habituais no cotidiano dos moradores do Rio de Janeiro. Para muitos cariocas, é difícil dormir com um barulho desses, ainda mais se todos estiverem "ligados" ao mesmo tempo. O engenheiro da Coppe/UFRJ Fernando Castro faz um alerta: as pessoas podem acabar se acostumando ao barulho e, por isso, tornam-se estressadas, mas sem perceber o dano ( Vídeo: professor analisa o barulho na cidade ). Médica alerta que problemas por causa do excesso de exposição ao ruído podem ser cumulativos . De acordo com uma pesquisa de opinião feita com os leitores do site do GLOBO sobre os locais mais barulhentos da cidade, a Zona Sul foi apontada como o ponto com a maior poluição sonora do Rio. Para você, quais os três lugares mais barulhentos do Rio? Faça aqui a sua lista .

Nesta semana, um morador do Leblon lançou a campanha "Quero dormir no Rio"
Para os internautas que participaram da pesquisa, buzinas de carros, freios de ônibus, carga e descarga de caçambas de entulho durante a madrugada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana são os grandes vilões do sossego do carioca. Já os moradores de Ipanema dizem que sofrem com os barulhos dos bares da região até altas horas da madrugada. A surpresa foi a Glória. Bairro pouco badalado, o heliponto recebeu críticas por causa do intenso barulho do helicóptero.

"Copacabana é um inferno. Barulho 24 horas por dia. O trânsito não para nem de madrugada. Volta e meia ocorrem obras com britadeiras a madrugada inteira. Briga de moradores de rua. O caos. Meu filho tem 3 meses de idade, não dá pra continuar morando aqui. Em breve vou me mudar", contou o leitor João Luiz da Silva Melgarejo.


Em segundo lugar no ranking dos leitores sobre os locais mais barulhentos do Rio estão os bairros da Zona Norte, principalmente Vila Isabel. A maior reclamação dos internautas foi sobre o trânsito nas avenidas Vinte e Oito de Setembro e Teodoro da Silva. O mergulhão do Centro da cidade foi o terceiro local apontado como o maior poluidor sonoro do Rio. Com a revitalização da Lapa, os moradores do bairro também reclamaram dos barulhos dos bares da região e os shows que rompem a madrugada.

"Como nem a prefeitura e nem a polícia resolveram o problema, me mudei das proximidades do clube da Associação Atlética de Vila Isabel, por causa do alto volume do som. Agora, onde moro atualmente, um vizinho churrasqueiro profissional insiste em nos obrigar a ouvir em alto e bom som seus forrós nos fins de tarde e nos finais de semana", reclamou o internauta Marcelo Benedicto Ferreira.

O barulho dos bares também foi apontado pelos leitores como o vilão da Lei do Silêncio na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Já em Jacarepaguá e arredores, os moradores se queixaram do trânsito e dos motoristas de vans e dos ajudantes, que anunciam o itinerário aos berros. Os carros de som que fazem propaganda de empresas ou vendem mercadorias entraram na mira dos moradores da Zona Oeste.

"Moro na região do Anil e Freguesia, em Jacarepaguá. O que mais me incomoda aqui é o barulho de carros com auto-falantes, que agora é feito por vendedores dos mais diversos produtos e serviços. Lembro de ter lido, há muitos anos, que a bancada das igrejas na Alerj conseguiria aumentar o limite de decibéis para fugir das reclamações que seus cultos geravam em vários bairros da cidade. Ou seja, quem deveria dar o exemplo do bom censo é justamente quem abusa dos nossos direitos. A lei do silencio deveria ser revista", denunciou o Renato Cordeiro Rodrigues.


Segundo o engenheiro da Coppe/UFRJ, o trânsito é o maior agente causador dos ruídos na cidade, mas ele acredita que outros fatores contribuem para tornar a cidade barulhenta.

- O trânsito é o maior responsável pelo barulho em qualquer cidade grande. Mas talvez ele não seja o primeiro vilão a ser sentido - ou percebido - porque as pessoas podem ter se acostumado com ele e acabam se incomodando apenas com outros tipos de ruído, como os carros de som ou um vizinho gritando pela janela, por exemplo - avalia.

Já o professor de Direito Civil da Universidade do Rio de Janeiro (Uerj) Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, a população se cala por não saber a quem recorrer em casos de sons acima do volume permitido por lei e também para evitar um mal pior, com uma represália de um vizinho, por exemplo. Para ele, a "Lei do silêncio" deve ser bilateral .

- Não creio que as pessoas estejam habituadas ao barulho. Elas apenas aprendem a lidar com as situações para evitar problemas futuros, principalmente se for dentro da área onde moram ou convivem porque, infelizmente, convivemos também numa sociedade violenta e vingativa - apontou o mestre em Direito Civil.

Para Monteiro Filho, o maior problema do barulho da cidade são as linhas de ônibus. Para amenizar o ruído causado pela má conservação dos veículos.

- A sociedade tem que se moblizar mais em relação ao transporte público. Como concessão, as empresas de ônibus são interesse público - disse.

Fernando Castro explica que a população pode entrar num nível de estresse devido aos diversos tipos de ruídos, que vão muito além dos carros de som, shows em praças ou cultos religiosos.

- O grande problema é que as pessoas acham que quanto mais alto o volume, melhor serão ouvidas. Pelo contrário, o som fica distorcido. Uma festa de aniversário infantil é um bom exemplo do estresse que o barulho pode provocar. O problema não está nem nos gritos da garotada, mas no barulho que sai da caixa de som com a voz do animador. Aquelas crianças que ficam próximas às caixas podem apresentar problemas auditivos. E isso serve para boates também - aponta.

Outro apontamento feito pelo especialista são as condições climáticas da cidade também contribuem para caracterizar o Rio como um local barulhento:

- Por ser uma cidade muito quente e a maioria das pessoas não tem condições de ficar com o ar condicionado ligado em casa para a conta de luz não ficar muito alta, elas acabam abrindo a janela, o que significa reduzir o isolamento acústico do ambiente externo. E, com o barulho da rua dentro de casa, a tendência é aumentar o volume da televisão e os moradores acabam falando mais alto - explica ele, que desconhece um ranking das cidades mais barulhentas do país.

O especialista, no entanto, não vê um solução para acabar com os ruídos. Mas ele aponta algumas medidas que podem reduzir o índice e melhorar a qualidade de vida da população.

- Não vejo uma solução para acabar com os ruídos. Eles já fazem parte da nossa vida. Mas há algumas medidas que podem facilitar para reduzir o nível do ruído como melhorar a qualidade dos motores dos carros, assim como uma fiscalização séria sobre os decibéis em casas de show, igrejas, condomínios, que é a base do respeito à lei do silêncio.

2 comentários:

  1. Na Praia do Flamengo (nome da via principal, área residencial da orla), entre as ruas Silveira Martins e Ferreira Viana, um quiosque está há meses funcinando como uma boate a céu aberto.
    Nos fins de semana, mesas são espalhadas pela calçada, e o exíguo espaço sob o telhadinho sem paredes é transformado em pista de dança, com forró ou funk comendo soltos a todo volume até altas horas noite adentro.
    Provavelmente por ser nos fins de samana, as autoridades nunca aparecem para verificar, apesar das inúmeras reclamações que nós, moradores da vizinhança, já fizemos.
    Passar todos os fins de semana ouvindo forró dentro de nossas próprias casas é dose!!!
    Ainda mais que o delito é cometido em um prédio público sob concessão administrativa.

    ResponderExcluir
  2. Não adianta a população conhecer seus direitos, se as altoridades ( prefeitura, policia e ministério publico ) não atuam como deveriam em casos de poluição sonora.
    Então o melhor mesmo é conviver com o barulho.

    ResponderExcluir