ATA DA 40ª REUNIÃO

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.



ATA DA QUADRAGÉSIMA REUNIÃO.



LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO

DO TRIBUNAL DO JÚRI.

R. Joana Angélica – Ipanema

Dia: 26/05/2009

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: Ignez Barreto

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20



REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO AUSENTES:



TÓPICOS ABORDADOS :



1- TITULARIDADE DO CANTAGALO:

Os títulos serão fornecidos aos moradores tendo em vista urbanização, fiscalização, saneamento; como a todo o cidadão

carioca. Será cobrada tarifa de luz para que regularizem a situação diante da Light. A inadimplência chega a alcançar

95%. A Associação dos Moradores do Cantagalo juntamente com o Instituto Atlântico deverão acionar a CEHAB e outros órgãos públicos no sentido de fornecerem a determinados terrenos,o usucapião para melhor regularização fundiária.

Deverá ser criado um POUSO para fiscalização e transformação do Cantagalo em bairro.

Ressalta-se que tal titularidade é importante pelo fato de que os moradores daquela localidade, passarão a usufruir de todos os direitos e inclusive reivindicá-los como todos os outros cidadãos. Saneamento, urbanização,coleta de lixo, postos de saúde, escolas, etc. Assim, é importante que a cobrança de impostos seja realizada com base nas suas realidades.



3- COMÉRCIO NA AREIA;

Deverá haver nova reunião com representantes de PRAIASA E COMITÊ GESTOR DA ORLA para regulamentação definitiva. O número de “barraqueiros” oficial é de 80, do Leblon a Ipanema. Todavia, já existem 158!

O Banco do Brasil e SEBRAE assumirão projetos de capacitação profissional.

4-- ORÇAMENTO PÚBLICO.

A Sra. Andréa Vieira fará palestra dia 27/5/2009 .



5-- PESQUISA SOBRE O RÉVEILLON.

Têm sido realizadas inúmeras tentativas com o Sr. Secretário de Turismo ( SR. FIGUEIRA DE MELLO) para proibição definitiva deste evento em Ipanema, porém este Senhor, até então, não se pronuncia.



6-- APA

Têm sido realizadas periódicas reuniões para prolongar suas extensões pois além de proteger o ambiente também serve como área de segurança.



7-- CURSO DE PORTEIROS.

O PSI ESTÁ NECESSITANDO DE VOLUNTÁRIO que assuma a Coordenação. Já foram realizadas 4 turmas e os Condomínios só admitirão novos empregados àqueles que possuírem o Diploma fornecido pelo 23º BPM.



9- FAIXAS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DAR ESMOLAS E COMPRAS EM CAMELÔS.

A Prefeitura já autorizou colocação em pontos estratégicos do bairro porém, há necessidade de doação de R$10.00 a execução do trabalho. Os moradores que se propuserem a tal, deverão efetuar depósito na conta corrente ( Banco do Brasil nº: 43 087-0, agência, 0525-8). Na reunião do dia 26/5, vários participantes efetuaram suas contribuições.

Após determinado tempo deverá ser feita avaliação junto à população sobre o efeito de conscientização.



OUTROS ASSUNTOS;

Ø Representantes da Associação de Moradores da AV. Epitácio Pessoa relataram a total insegurança que existe no trecho compreendido entre R. Gastão Bahiana e R. Vinicius de Moraes. Já exerceram todos os esforços privados possíveis pois o Setor Público não vem assumindo tal região.

Ø Os canteiros da AV. Vieira Souto que foram assumidos por ADIDAS ficaram a desejar. Assim, alguns condomínios farão plano piloto para verificar viabilização.



PRÓXIMA REUNIÃO: 8/6/2009.



Elaboração da ata: JGuia – Rio de Janeiro, 27/5/2009.

Um comentário:

  1. Isso mesmo! Não há nada melhor para incentivar a proliferação das favelas do que se proporcionar títulos de propriedade aos seus moradores.

    Eu mesmo vou construir um barraco na praia, bem em frente à Vinícius e esperar que o PSI me dê também essa possibilidade.

    ResponderExcluir