ÁRVORES DE IPANEMA

Praga devasta árvores em Ipanema

Marcelo Migliaccio, Jornal do Brasil


RIO - Uma praga está acabando com as árvores da Rua Barão da Torre, em Ipanema (Zona Sul), e ameaça se alastrar por outras ruas do bairro. Além disso, os espécimes já mortos – seis deles ainda não retirados pela Comlurb – vêm causando vários transtornos aos moradores, que sofrem não só com a falta da sombras como com os canteiros destroçados. Outra reclamação é que o programa de plantio de mudas de pau-brasil no lugar das 32 cássias amarelas suscetíveis à praga teria sido interrompido pela prefeitura.

– É uma negligência absurda. Num tempo de aquecimento global, não há mais sombra aqui na Barão da Torre – reclama Gretel Fagundes, diretora de Urbanismo da Associação dos Moradores de Ipanema. – As calçadas estão esburacadas e, por volta do meio-dia, o sol esquenta os carros e as pessoas em casa são obrigadas a ligar o ar condicionado. Além disso, com as árvores vulneráveis, a cada ventania muitos galhos caem, colocando todos em risco.

Desde o ano passado, a Fundação Parques e Jardins vem plantando mudas de pau-brasil em trechos da Barão da Torre, mas, segundo moradores, o programa teria sido paralisado. A Comlurb, por sua vez, tem a incumbência de retirar os troncos mortos e deixar livres os canteiros para o replantio.

– Mandei e-mails para a Fundação e para a Comlurb e não tive resposta – afirma Gretel.

Segundo ela, as cássias amarelas começaram a morrer na Rua Henrique Dumont, vítimas de um inseto da espécie Scolytidae platypodidae. Agora, a praga estaria rumando para o quarteirão da Barão da Torre localizado entre as ruas Farme de Amoedo e Teixeira de Melo.

Moradora daquele trecho da Barão da Torre, Marilene Gorzi diz que o programa de replantio da prefeitura deveria utilizar várias espécies diferentes e não apenas o pau brasil, escolhido em votação pela internet com 7.829 votos de moradores do bairro.

– Com uma espécie apenas, uma mesma praga pode destruir todas, enquanto menos espécimes correm riscos.

Segundo a assessoria da Fundação Parques e Jardins, o plantio de pau brasil não foi interrompido e vai continuar “ainda neste semestre”. O órgão informou ainda que enviará um técnico à Rua Teixeira de Melo para avaliar a situação das árvores ali.

A Comlurb informou que já entrou em contato com a Associação de Moradores de Ipanema para programar a retirada das carcaças que ainda estão na Barão da Torre. De acordo com a assessoria da companhia, a operação envolve uma logística que tumultua o trânsito e a rotina dos moradores e, por isso, deverá ser feita aos domingos



Nenhum comentário:

Postar um comentário