ACONTECEU NA PRAIA




Ato em Ipanema protesta contra visita do presidente do Irã ao Brasil



Objetivo é que mensagem chegue ao presidente Lula.



Grupo caminhou com cartazes defendendo os direitos humanos.

Aluizio Freire



Protesto reuniu dezenas de pessoas na Praia de Ipanema (Foto: Aluizio Freire/G1) Manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (3), na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, num ato de repúdio à visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, prevista para o dia 6, próxima quarta-feira. O objetivo é que a mensagem chegue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele transmita ao visitante.

Com cartazes contra o terrorismo, homofobia e racismo, os manifestantes gritavam palavras de ordem para chamar a atenção da população. A manifestação, organizada pela Juventude Judaica com o apoio de outros movimentos, começou com uma concentração em frente à Rua Vinicius de Moraes e depois seguiu em caminhada até a Rua Teixeira de Melo, onde fizeram uma leitura de trechos da Declaração dos Direitos Humanos e acionaram uma sirene para um minuto de silêncio em homenagem aos mortos em todos os regimes totalitários do mundo.

De acordo com os organizadores da manifestação, Ahmadinejad “não é inimigo só de Israel, dos judeus ou mesmo do ocidente. Ele mistura elementos do fundamentalismo islâmico com posições do nazifascismo”.



Foto: Aluizio Freire/G1 Manifestantes andaram com faixas e cartazes contra a visita do presidente do Irã (Foto: Aluizio Freire/G1) “Vamos mandar um comunicado ao presidente Lula para que ele se posicione durante a visita de Mahmoud Ahmadinejad. Queremos que seja ressaltado as práticas do civismo e da democracia no Brasil, respeitando os direitos humanos, as diferenças, a importância da liberdade de imprensa e de expressão e da memória do holocausto como meios para a construção e um mundo melhor e mais justo”, disse Bruno Bondarovsky, um dos organizadores da manifestação que reuniu muitos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário