OBELISCO

Vizinhos do Obelisco querem árvores no lugar da passarela

Carlos Braga, JB Online


RIO - Moradores de Ipanema, comerciantes e arquitetos defendem soluções simples para dar uma embelezada nas redondezas da Praça Espanha, onde estão fincados o obelisco e a passarela, que vai ser demolida pelo prefeito Eduardo Paes. As pessoas ouvidas pelo Jornal do Brasil não querem ouvir falar de mais obras na área, considerada por muitos ipanemenses o patinho feio do bairro. Sugerem que a prefeitura dê preferência a intervenções descomplicadas, como manutenção mais cuidadosa.

– Acho que é melhor pintar o piso, que está bem apagado, e fazer a manutenção constante – disse o arquiteto Sérgio Ferraz Magalhães. – Também recuperar o obelisco e a iluminação. Não acho que ali precise de grandes obras. As pessoas têm de parar de pensar que só obra é que resolve, temos de cuidar da conservação também.

A presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Loureiro, também sugere medidas descomplicadas, como o replantio de árvores.

– Não sei se eles vão derrubar os dois, o Obelisco e a passarela. Mas acho que eles devem voltar a plantar as árvores que havia antigamente – sugere Maria Amélia.

A previsão de demolição apenas da passarela, porém, deixou alguns moradores contrariados. O presidente da Associação dos Proprietários de Prédios de Ipanema e Leblon, Augusto Boisson, disse que vai insistir na retirada também do obelisco.

– Só a derrubada da passarela não nos satisfaz. Afinal de contas, a maioria da população mostrou que é também contra o obeslico. É muito importante derrubar aquilo, e nós vamos lutar até o fim contra aquela coisa horrenda.

Para Cesar Maia, o único que pode dar opinião sobre o assunto é o arquiteto Paulo Casé, autor do projeto, pois tem direitos de autoria. Mas o ex-prefeito defende a permanência do obelisco.

– O próprio Oscar Niemeyer tem insistido nisso, nos direitos de autoria, para todos os arquitetos. Fora Casé, o demais é palpite. Mas, pelo que entendi da leitura, o Obelisco, que marca o Bar 20, continuará. É um avanço manter o Obelisco.


Um comentário:

  1. Se a prefeitura não demolir a passarela e o obelisco eu sou a favor de fazer um mutirão e derrubar por nossa conta.

    ResponderExcluir