CACHORROS NA PRAIA

Apesar da proibição, donos continuam levando cães à praia

Marcelo Migliaccio e Ricardo Schott, Jornal do Brasil


RIO - A polêmica presença de cachorros nas areias das praias do Rio, proibida pelo Decreto Municipal 20.225, de julho de 2001, voltou a acontecer no fim de semana, com dezenas de animais levados por seus donos em toda a orla. Na Praia do Diabo, no Arpoador, cantinho de Ipanema, onde os cães eram tolerados até maio de 2008, eles eram mais de dez brincando por volta das 10h30.

– Num dos próximos fins de semana, pensamos em fazer uma manifestação para mostrar que os cães não fazem mal a ninguém. A Praia do Diabo sempre foi a praia deles, e eles sempre se deram bem com os surfistas e com os jogadores de frescobol da área – diz a empresária Elisabeth Monteiro, que mora há 32 anos em Ipanema e leva sempre sua cadela, Princesa, para brincar na praia. – Os cães que vêm aqui não oferecem nenhum tipo de perigo. Todos são vacinados. Reivindicamos que esse espaço fique reservado para quem quer trazer os cachorros.

Mães de duas filhas, Fabiana Gonçalves se preocupa com as crianças – Lana, de 10 anos, e Luana de 6 – que leva periodicamente à praia.

– Nem todo mundo recolhe as fezes dos cachorros. A probabilidade de elas pegarem uma doença é grande – lamenta.

Apesar de ser amiga há anos de Paulo Maurity, morador de Copacabana que sempre leva seu cão à Praia do Diabo, a administradora Helena Silva discorda totalmente das atitudes do amigo.

– Eu sou obrigada a conviver, mas sou contra trazer cachorro para a praia. Imagina você vir à praia e pegar um bicho-de-pé por causa de fezes caninas? – questiona.

Já a presidente da IpaBebê, associação de pais de bebês de Ipanema, Viviane Braga, diz que é preferível que os cães tenham seu espaço delimitado.

– Antes na Praia do Diabo do que na orla toda. Lá pode ser um lugar adequado para eles, desde que seja usado com responsabilidade.

O marido de Elisabeth Monteiro, o agente de segurança Paulino Carneiro, afirma que a praia deveria ser até limpa para os cães.

– A prefeitura diz que os cachorros passam doenças. Mas todo mundo que vem aqui já traz saco plástico para recolher as fezes. O problema principal vem da própria sujeira que já está na praia.

Pouca repressão

Até maio do ano passado, cães vacinados e com coleira podiam brincar livremente na praia do Diabo. Mas há cerca de um ano o Tribunal de Justiça julgou inconstitucional a Lei Municipal 4.276/2006, do então vereador Claudio Cavalcante, que autorizava cães na praia, desde que com coleiras, conduzidos por maiores de 18 anos e com a carteira de vacinação em dia.

Hoje a Guarda Municipal está orientada a abordar as pessoas que levam cães para a praia e pedir que retirem os animais (leia texto na página ao lado). Mas a reportagem do Jornal do Brasil não viu qualquer ação de repressão da guarda nas manhãs e no começo das tardes deste fim de semana, no Arpoador. Em especial no domingo, os cães brincavam na praia livremente.

– Não vi guardas por aqui, realmente. Mas não é assim todo dia, porque geralmente muitos frequentadores não vêm, com medo de terem seus cães levados – diz um morador que não quis se identificar e que leva seu cão diariamente à Praia do Diabo.

Doenças

A veterinária e bióloga Maria Luisa de Noronha afirma que cachorros não devem frequentar as areias das praias mesmo vacinados e ingerindo vermífugo a cada três meses.

– Além do bicho geográfico, transmitido pelas fezes, há também os fungos e os protozoários, como a a giardia – argumenta. – As crianças menores sempre acabam colocando areia na boca e podem ter diarréia. A praia é um lugar em que as pessoas ficam muito vulneráveis, com a pele exposta. O bicho geográfico sai nas fezes e penetra no corpo humano, provocando muita coceira.

8 comentários:

  1. A guarda municipal por vezes durante o dia tem retirado cães da areia na Praia do Diabo, porém, alguns donos de cães não querem cumprir a lei que proíbe o ato. Com a saída da guarda do local existe o retorno dos cães. Pergunto eu, será que também não devemos debater aqui a falta de educação dos donos de animais? Engraçado nisso tudo é que muita gente acaba esquecendo que estas pessoas estão descumprindo a lei, na minha ótica, em igual condição com que para o carro na calçada impedindo você de andar livremente, ou de passar com o carrinho do bebê, igual a quem de alguma forma comete um crime de menor pontecial ofensivo e por aí vai... É... a lei deve ser realmente para alguns, outros devem estar bem longe de qualquer regulamentação ou limitação de vontade própria em detrimento do bem comum.

    ResponderExcluir
  2. Como dona de um cão e frequentadora assídua da praia do diabo discordo da proibição. O local é pequeno, com um mar agitado e que fica completamente fazio quando não é ocupado pelos cachorros, temos quilômetros de praia para os banhistas e muitos se encomodam e se ofendem por uma praia que nem se quer utilizam. Convido aos que acham que a praia fica suja para compararem a sujeira da praia do diabo com a praia do arpoador num fim de tarde. A praia do diabo está sempre limpa e livre fezes de animais, em compensação no arpoador deve ser fácil encontrar fezes humanas. Os cachorros são mansos e não apresentam perigo nenhum para as pessoas, acho que é hora de repensarem certas e arbitrariedades.

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo que a praia do diabo seja liberada para a frequência de cães. Tenho cão e adoraria levá-lo lá. Mas enquanto for proibido, respeitarei a lei. Vou tentar mudar a lei, mas não vou desrespeitá-la. Acredito que isso é cidadania.

    ResponderExcluir
  4. O RIO DE JANEIRO TEM MUITAS PRAIAS, E A MAIOR PARTE DELAS SUJAS E IMPRÓPRIAS NÃO PELOS ANIMAIS, MAIS SIM PELO BICHO HOMEM MESMO. ACHO NÃO SÓ COVARDIA COM OS CACHORROS, COMO TB CARA DE PAU FICAREM BRIGANDO POR UMA PRAIA TÃO PEQUENA. SE FOR PARA O OUTRO LADO DA PRAIA VERÁ Q É MUITO MAIS SUJO DOQUE A PRAIA DO DIABO, PORQUE OS DONOS DOS CÃES E SEUS CACHORROS, SÃO MUITO MAIS EDUCADOS, DO QUE AS PESSOAS Q FREQUENTÃO O OUTRO LADO. SEMPRE FREQUENTEI A PRAIA DO DIABO E NUNCA FUI ENCOMODADA POR NENHUM CÃO OU ALGUM DONO SEM NOSSÃO, IA JUSTAMENTE PELO O DIFERENCIAL, OS CACHORROS. AO CONTRÁRIO Q DO OUTRO LADO SÓ TEM PESSOAS MAU EDUCADAS, JOGANDO AREIA E CORRENDO NO MEIO DAS OUTRAS PESSOAS. ACHO Q ATÉ UM TURISTA AO CHEGAR AQUI, FICARIA SATISFEITO EM SABER Q EXISTE UMA PRAIA PARA Q ELE POSSA LEVAR SEU CACHORRO. DEVIAMOS NOS UNIR P ACABAR COM ESSA PALHAÇADA, E O NOME DESTA PRAIA NÃO DEVERIA SER DO DIABO E SIM PRAIA DOS CACHORROS. LOGO ESTAREI RECEBENDO MINHA COCKER Q COMPREI, E ESPERO Q ATÉ ELA ESTIVER TOMADO TODAS AS VACINAS ESTÁ NOVELA, JÁ TENHA ACABADO, PORQUE ELA VAI A PRAIA. E VAMOS NOS ORGANIZAR, POIS CACHORRO É O Q NÃO FALTA, E ESSE MERCADO GERA MUITO DINHEIRO E EMPREGO P O ESTADO, ENTÃO ELES TAMBÉM TEM DIREITO DE TER A PRAIA DELES, OS ENCOMODADOS Q VÃO PARA OUTRAS PRAIAS, PQ ISSO AQUI NÃO FALTA, E BEM MAIORES DOQUE A QUE ESTAMOS REINVINDICANDO.

    ResponderExcluir
  5. O RIO DE JANEIRO TEM MUITAS PRAIAS, E A MAIOR PARTE DELAS SUJAS E IMPRÓPRIAS NÃO PELOS ANIMAIS, MAIS SIM PELO BICHO HOMEM MESMO. ACHO NÃO SÓ COVARDIA COM OS CACHORROS, COMO TB CARA DE PAU FICAREM BRIGANDO POR UMA PRAIA TÃO PEQUENA. SE FOR PARA O OUTRO LADO DA PRAIA VERÁ Q É MUITO MAIS SUJO DOQUE A PRAIA DO DIABO, PORQUE OS DONOS DOS CÃES E SEUS CACHORROS, SÃO MUITO MAIS EDUCADOS, DO QUE AS PESSOAS Q FREQUENTÃO O OUTRO LADO. SEMPRE FREQUENTEI A PRAIA DO DIABO E NUNCA FUI ENCOMODADA POR NENHUM CÃO OU ALGUM DONO SEM NOSSÃO, IA JUSTAMENTE PELO O DIFERENCIAL, OS CACHORROS. AO CONTRÁRIO Q DO OUTRO LADO SÓ TEM PESSOAS MAU EDUCADAS, JOGANDO AREIA E CORRENDO NO MEIO DAS OUTRAS PESSOAS. ACHO Q ATÉ UM TURISTA AO CHEGAR AQUI, FICARIA SATISFEITO EM SABER Q EXISTE UMA PRAIA PARA Q ELE POSSA LEVAR SEU CACHORRO. DEVIAMOS NOS UNIR P ACABAR COM ESSA PALHAÇADA, E O NOME DESTA PRAIA NÃO DEVERIA SER DO DIABO E SIM PRAIA DOS CACHORROS. LOGO ESTAREI RECEBENDO MINHA COCKER Q COMPREI, E ESPERO Q ATÉ ELA ESTIVER TOMADO TODAS AS VACINAS ESTÁ NOVELA, JÁ TENHA ACABADO, PORQUE ELA VAI A PRAIA. E VAMOS NOS ORGANIZAR, POIS CACHORRO É O Q NÃO FALTA, E ESSE MERCADO GERA MUITO DINHEIRO E EMPREGO P O ESTADO, ENTÃO ELES TAMBÉM TEM DIREITO DE TER A PRAIA DELES, OS ENCOMODADOS Q VÃO PARA OUTRAS PRAIAS, PQ ISSO AQUI NÃO FALTA, E BEM MAIORES DOQUE A QUE ESTAMOS REINVINDICANDO.

    ResponderExcluir
  6. Acho que bebes e crianças de um modo geral tambem deveriam ser proibidos de frequentar as praias do rio, pois eu mesma ja flagrei diversos seres fazendo suas necessidades nas praias e seus responsaveis, diferentemente dos responsaveis pelos caes, nem sequer as recolhem, inclusive quem pode me garantir que esses menores tem carteirinha de vacinação completa? Muitas das pessoas que frequentam as praias são mais sujas e transmitem mais doenças dos que os cães!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com todos os comentaristas que defendem o direito de nossos cachorros frequentarem a praia. São mais limpos que as horríveis pessoas que sujam tudo, são mal educadas e ainda levam seus filhos que nos jogam areia, defecam por todo canto e gritam como loucos. Meu cachorrinho jamais se comportou de uma maneira selvagem como esses humanos. A Praia do Diabo é única e pequena. Tem milhões de quilõmetros de praia à disposição dos neuróticos que detestam os animais. Que se mudem! País atrasado é uma desgraça.

    ResponderExcluir
  8. "De que adianta existir se não podemos Coexistir?"

    O Brasil e o Rio de Janeiro vivem admirando as politicas, cultura e belezas de países de primeiro mundo, mas insistem em agir de forma desrespeitosa e egoísta. É mais fácil proibir do que criar soluções para que todos possam sentir-se bem com dignidade.

    Eu sou a mudança que quero ver no mundo!

    #HipocrisiaNão! #OsAnimaisMerecemRespeito

    ResponderExcluir