PIOR QUE É

Enviado por Mauro Ventura -

Bloco de sexta

Diz um amigo meu que se alguém comenta que foi prefeito do Rio, ele pergunta:
- Acabou com a bandalha na rodoviária?
Se o sujeito vier com uma resposta do tipo "Não, mas eu fiz obras como...", ele corta logo:
- Então não foi prefeito do Rio.
Ele acha que Eduardo Paes fracassou no carnaval. O motivo? A confusão que tomou conta de bairros como Ipanema, Laranjeiras e Jardim Botânico (havia carros descendo a Lopes Quintas na contramão, para fugir do engarrafamento).
Mas ele acha que os principais culpados são os ambulantes, que atravancam a passagem dos blocos e acertam as canelas dos foliões. Eu ainda tentei pôr a culpa nos sprays de espuma, no excesso de blocos, nos assaltos e nos mijões.
Ainda fiz um trocadilho com os blocos dos sujos, os embriões dos atuais blocos de rua, que eram formados por grupos de amigos que se reuniam e saíam para tocar instrumentos.
- É tanta sujeira nas ruas que hoje em dia o nome "blocos dos sujos" é literal.
Mas ele não se sensibilizou com a minha gracinha. Disse que sou muito demagogo, e fez, ele também, um trocadilho:
- Você costuma botar a culpa de tudo na classe média para fazer média. Mas no carnaval de rua o que mais provoca caos são os pobres, ou seja, os ambulantes - disse-me ele, sem medo de parecer politicamente incorreto.
Seja de quem for a culpa, a questão é que esse ano extrapolou. Prevenido foi Waltinho Salles, que resolveu comprar uma scooter. É que sua mulher, Maria Klabin, estava para ter filho esses dias, e ele não queria ficar preso no trânsito se ela entrasse em trabalho de parto. Se precisasse, ele botaria Maria na garupa da lambreta e sairia costurando a multidão de foliões de Ipanema até a clínica. A filha deles, Helena, acabou nascendo na terça-feira de carnaval, mas ainda não sei se a scooter foi de alguma utilidade.
Enquanto escrevo essas linhas, uma amiga me liga do carro. No meio da conversa, ela interrompe o que estava falando para exclamar:
- Ai, meu Deus! Fecharam a rua em frente ao Hipódromo, aqui no Baixo Gávea. Tem um bloco desfilando hoje, sexta-feira! Quem ainda aguenta?

Um comentário:

  1. antes de reclamar, a sua amiga teria que saber que é proibido de telefonar quando dirigindo. Depois ela pode falar

    ResponderExcluir