PESQUISA DO CARNAVAL

Urina é a vilã dos blocos de Ipanema

Levantamento com moradores do bairro indica que, para 40,8%, carnaval só trouxe desordem

Ouilo Victor


• 0 carnaval de rua em Ipa­nema pecou pelo excesso e, para quatro em cada dez moradores do bairro, a festa de Momo não trouxe alegria, mas desordem, sujeira e ba­gunça. Pesquisa feita pelo gabinete da vereadora Aspa­sia Camargo (PV), com 600 ipanemenses, entre os dias 7 e 12, revelou também que o hábito de urinar na calçada incomodou mais do que lixo nas ruas ou congestiona­ mento no trânsito.
A maioria dos entrevista­ dos concorda que o numero e o horário de passagem dos blocos devem ser limitados.
Encolher o carnaval de rua e uma das propostas da pre­feitura para o ano que vem. Mas comerciantes da Rua Farme de Amoedo e repre­sentantes dos hospitais Ipa­nema Plus, na Rua Barão da Torre, e Cardiotrauma, tam­bém na Farme, querem se antecipar e formar uma co­missão para reivindicações .
- Existe um reconheci­ mento tácito de que, no car­naval, uma certa dose de de­sordem e aceitável. Mas, este ano, passou-se do aceitável. Os blocos precisam ser mais bem distribuídos, e as marcas de cerveja que os patrocinam devem instalar mais banhei­ros como contrapartida ­ afirma a vereadora.
O levantamento - feito em parceria com o Projeto Segurança de Ipanema ­ também trazia a seguinte pergunta: deve-se proibir a passagem de blocos onde existam hospitais, delegacias e quartéis dos bombeiros e
PM? o "sim" foi a reposta de 88,2% dos entrevistados. Ou­ trás sugestões com aceita(,;ao da maioria foram a de criar corredores exc1usivos de ba­nheiro e segurança (78,2%); limitar o numero de ambu­ lantes acompanhando os blo­cos (64,8%); e aplicar san­sões administrativas aos mi­jões (76,2%, desde que haja banheiros 0 suficiente).
Na Câmara Municipal, um projeto de lei da verea­dora prevê alterar a Lei de Limpeza Urbana. No texto, que já esta na pauta de vo­tações do plenário, está di­to que uma multa de R$ 80 será aplicada para quem "minar, defecar ou jogar li­xo" na rua. Mas o projeto prevê uma alternativa: o infrator pode fugir do des­falque na conta bancaria se limpar o que fez.

Um comentário:

  1. Engraçado,quando saí da última reunião,saí certo que essa pesquisa seria feita apenas e tão somente pelo PSI,com a ajuda de alunos da Faculdade Cândido Mendes.No entanto,para minha surpresa,quem aparece como idealizadora é a vereadora Aspásia Camargo,que cita a “ajuda” dos voluntários do PSI.
    Até onde sabia e era amplamente divulgado nas reuniões,esse projeto era totalmente apartidário.Pelo que vejo agora se filiou de vez ao PV.
    Como não sou simpatizante,podem crer ,não aparecerei mais,e como eu ,muitos se afastarão.
    Iria de vento em popa se não se misturassem à políticos ,que só querem saber de aparecer para arranjarem votos.

    ResponderExcluir