MISTURA FINA - POSTO 8

A sofisticação e o jazz do Mistura Fina, em Ipanema, cedem lugar ao Posto 8

Braulio Lorentz e Luiz Felipe Reis, Jornal do Brasil

RIO - Saem de cena o menu com pratos à la carte e drinques com conhaque e entram os crocantes biscoitos Globo, espetinhos, queijo de coalho e batida de açaí. Para o serviço, esqueça a sobriedade dos garçons vestidos com camisas polo pretas, que agora assumem o despojamento do clima à beira-mar com bermudões e camisas de malha verde limão. Nem os banheiros escaparam às mudanças decorativas que remodelam, a partir desta sexta, com show de Dadi, o eterno Leãozinho de Caetano, o lugar que até mês passado abrigava o Mistura Fina – tradicional casa de jazz que esteve sediada durante 15 anos na Av. Borges de Medeiros, na Lagoa, e que há um ano arrumou as malas e se instalou na charmosa Av. Vieira Souto 320, em frente ao Posto 8.

– O Posto 8 chega para mudar e ampliar o tipo de programação da casa, que sob a grife Mistura Fina chancelava nomes essencialmente ligados ao jazz e à MPB – define o diretor artístico e programador do Posto 8, Matheus Puertas. – O Mistura durou apenas um ano porque a sofisticação dessa grife impedia que um público jovem acreditasse que o espaço oferecia música contemporânea a preços acessíveis. Não dá e nem é inteligente mudar a mentalidade de uma marca tão forte e do público de uma hora para outra.

De olho na energia carioca

O único lugar que oferece shows com vista para o mar é o slogan que acalenta o desejo de Puertas de fazer com que a programação, o público e o estilo da casa estejam finalmente em sintonia com o ambiente praiano.

– O bom gosto continua, e com liberdade de fazermos desde noites de rock a festas – anima-se o programador, que lotou a casa com shows de Mallu Magalhães e com edições do Bailinho, de Rodrigo Penna. – Agora, aproveitaremos o melhor dessa energia carioca da praia, que estava obscurecida.

Empresário e um dos responsáveis pela mudança do Mistura da Lagoa para o Arpoador, Pedro Paulo Machado também faz parte do novo projeto como consultor.
– Alguns dos novos donos são meus amigos há mais de 40 anos – justifica Machado. – Emprestei a marca por um tempo, mas não estava dando certo para eles e nem para mim. O espaço não se adaptou.

Para ele, o mesmo Mistura Fina que habitava a Lagoa só teria a chance de ter sua atmosfera recriada se o lugar contasse com varanda, restaurante, bar e boa música. Não era o caso:
– Só tínhamos o perfil Mistura Fina quando os shows eram de alta qualidade, como Milton Nascimento, Wagner Tiso e Roberta Gambarini – frisa Machado, que no dia 24 apresenta Tiso na nova casa. – Vou manter a marca em eventos como esses. É melhor trabalhar só com artistas e tours. Assim preservo o nome e tenho autonomia.

Mistura Fina, explica o empresário, não é mais um lugar. Continua como uma marca ligada à música e entretenimento que toma conta do Posto 8, da Sala Cecília Meireles e de espaços em outras cidades. Entre as atrações confirmadas no Posto 8 estão nomes roqueiros como a banda holandesa Agua de Annique, que toca no domingo; e Carol Monte, irmã de Marisa, que se apresenta no dia 19. Uma semana depois, a cineasta, cantora e compositora Ava Rocha mantém o gênero em alta.

– O espaço está mudando de nome, mas continua com a história que tem – atesta Ava. – Ele é fundamental. Não sei até que ponto estamos perdendo alguma coisa, porque era um lugar mais voltado para o jazz. Não se trata de trocar um por outro ou abandonar uma programação. Pode ser como multiplicar a convergência de gêneros e de estilos, o que é interessante.
O cantor e baixista Dadi Carvalho já deu canjas com George Israel, do Kid Abelha, no Mistura Fina, mas foi nas duas temporadas com o Three Amigos, completado por Liminha (guitarra e vocais de apoio) e Luie (guitarra e vocal), que Dadi virou habitué da casa. A relação se estreita ainda mais com o projeto Dadi convida, que inaugura o Posto 8 com a participação de Arnaldo Antunes. Para as próximas edições, nomes como Adriana Calcanhotto, Marina Lima, Frejat, entre outros, surgem no palco.

– Na semana que vem convido o Kassin +2 e também a Ana Cañas. Depois, toco com o grupo A cor do som – adianta. – O lugar ficou a cara do Rio, com o novo colorido no ambiente. É legal viver essa expectativa. Não esperava a mudança, mas cresci ali por perto e sinto que precisávamos de um lugar assim.

Um comentário:

  1. oi, gstaria de saber mais sobre o antigo mistura fina, o posto 8
    queria saber o que e( casa de show, restaurannte, boate, etc)
    gstaria de saber preco pra entrar, e onde exatamente fica localizado...
    pois sempre ouco falar, e inclusive tera um show la dia 9 que eu estou qerendo ir!
    qm souber gstaria q me respondesse por email, nique88@gmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir