METRÔ 30 ANOS

Rio, 11/03/2009

Durante as comemorações de 30 anos do Metrô – Rio, conversei com o presidente da companhia a respeito das nossas reveindicações sobre as estações a serem inauguradas na praça Gen. Osório e na Barão da Torre c/ Teixeira de Mello, a saber:

Não ter final de ponto de ônibus na Visconde ou em volta da praça, estação na praça com o menor impacto visual possível e ausência de comércio, nem bombonière, embaixo dos pilotis na Barão c/ Teixeira.

Ficou combinado o seguinte:

1) não vai haver final de ponto de ônibus do Metrô em Ipanema. O ônibus vai ser rotativo, parando no ponto só para pegar os passageiros e indo embora.

2) As saídas não poderão ser abertas e terão de ser cobertas. Se deixar abertas as escadas se transformarão, à noite, em local para a população de rua se instalar, vendas de droga etc. De modo que, elas serão cobertas, de vidro ( para causar menor impacto visual) e serão fechadas com grades desde a rua.
O sr. Paulo Gomes vai nos apresentar em uma das nossas reuniões, em breve, tão logo tenha o material, o croquis do projeto.

3) Não ficou acertado a questão do comércio em baixo dos pilotis. A coordenação do Projeto de Segurança de Ipanema entende que, aquele local sofreu uma degradação tremenda durante vinte anos. Agora, com a chegada do Metrô, se apresentou a oportunidade de resgatar o espaço, o que tem sido feito com a colaboração exaustiva e dedicada do responsáveis pelo planejamento da obra, sobretudo na pessoa do sr. Paulo Gomes. Achamos, então, que temos de ser extremamente rigorosos porque aquelas pessoas que estão acostumadas com aquele ambiente de degradação, sujeira e ilegalidade, vão querer continuar usando o espaço público em benefício próprio. O comércio nos pilotis, embora legal, vai ser uma abertura para que o comércio se estenda pelo entorno, desta vez ilegalmente.Temos de ter mão de ferro para recuperar aquele espaço, ponto nobre de Ipanema. Pedimos que a direção da empresa Metrô – Rio considere estes aspectos. A prefeitura tem feito muitos choques de ordem no local e sabemos que vai levar muito tempo,e será necessário muita persistência até que consigamos tirar os ambulantes, burros sem rabo, carrocinhas variadas, cadeiras de praia , isopores e tudo mais que degrada este espaço público.

Coordenadora do PSI

Nenhum comentário:

Postar um comentário