CONSUMIDOR PAGA A CONTA


CONSUMIDOR PAGA A CONTA

Anderson Ramos

Direto do Rio de Janeiro
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, comentou na manhã desta terça-feira os confrontos entre policiais e traficantes na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Beltrame afirmou que a região é muito visada por traficantes, pois há um alto interesse nos pontos de venda de drogas que abrangem os bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. "Quem paga e financia isso tudo é quem consome drogas na zona sul do Rio", disse o secretário.
Desde domingo, a polícia realiza uma operação na Ladeira dos Tabajaras, depois de um confronto entre quadrilhas de traficantes rivais na região. Segundo o batalhão da área, cerca de 50 homens armados da Rocinha, da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), invadiram a Ladeira dos Tabajaras na madrugada de domingo, controlada pelo Comando Vermelho.
Beltrame acredita que o motivo da invasão tenha sido a disputa pelos pontos de venda de drogas. A Ladeira dos Tabajaras, segundo ele, é muito visada pelos traficantes por abranger bairros nobres e ser uma área muito freqüentada por turistas. "As pessoas pagam à vista (a droga). O consumo e o faturamento é muito alto", disse.
O secretário afirmou que o efetivo da polícia em geral não permite que operações de ocupação permanente, como as existentes na Cidade de Deus e no morro Dona Marta, sejam feitas em todas as favelas do Rio de Janeiro. "Não se pode se colocar em todas as favelas a mesma quantidade de policiais", disse.
Beltrame afirmou ainda que, a cada ano, há uma perda de 1.100 mil homens da Polícia Militar - seja por afastamento, aposentadoria ou morte. No entanto, apenas 900 vagas são repostas anualmente. O secretário afirmou que o governador Sérgio Cabral já tem ciência da situação e avalia a necessidade de novos concursos públicos para a área. A academia de polícia, segundo Beltrame, também está passando por uma reformulação.
Busca por suspeitosNa manhã desta terça-feira, a polícia retomou as buscas aos traficantes da Rocinha que teriam invadido a Ladeira dos Tabajaras, no sábado. Por volta das 6h20, helicópteros da polícia sobrevoam a mata da região em busca dos remanescentes do bando.
Segundo o coronel Marcus Jardim, comandante da 1ª Divisão de Policiamento da Capital, 12 pessoas foram presas, seis ficaram feridas e seis foram mortas desde o início da operação. Na ação, foram utilizadas todas as tropas de elite da corporação, como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Companhia de Cães e o Grupo de Ações Táticas (Gate).

Nenhum comentário:

Postar um comentário