BAR LEGAL




Bar Legal


Operação em Ipanema interdita bar e recolhe mesas irregulares em outro


O Globo

RIO - Um bar foi interditado e outro teve cadeiras recolhidas na operação Bar Legal, realizada pela prefeitura na noite de sábado na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema. O restaurante Galitos Grill, que fica no número 62 da rua, foi fechado pela Vigilância Sanitária, pois suas geladeiras apresentavam sinais de mofo e fungos, além de estarem com a fiação elétrica desencapada. Os fiscais constataram ainda que o sistema de esgotamento sanitário do bar não estava funcionando direito, o que fazia com que a água suja da limpeza de pratos e copos voltasse pelo ralo de um dos banheiros. No Bar Bofetada, funcionários municipais recolheram 20 cadeiras que estavam dispostas irregularmente na calçada.


Estabelecimento multado reabre na manhã seguinte


Multado em R$ 971,80, o Galitos reabriu no domingo de manhã. Segundo a gerência, a casa fez as modificações exigidas e obteve autorização para a retomada do funcionamento, o que foi confirmado prefeitura.


Segundo o chefe da 6ª Região Administrativa da prefeitura, Bernardo Carvalho, a operação Bar Legal contou com 13 guardas municipais, sendo três de trânsito, seis fiscais de controle urbano e dois funcionários da Vigilância Sanitária, além de dois reboques. Em três horas, foram vistoriados seis bares da Farme de Amoedo. Dois carros que estavam estacionados em cima da calçada foram rebocados. Outros 15 foram multados por estacionamento proibido.


Os bares visitados foram os mesmos que já haviam sido notificados na semana passada por ocupação irregular de calçada. Na nova vistoria, segundo Carvalho, cinco bares haviam regularizado a situação de mesas e cadeiras. Apenas o Bofetada ainda ocupava espaço de maneira irregular.


- O Bofetada já havia sido avisado há uma semana do problema das cadeiras e acabou multado pela Secretaria de Fazenda. Eles alegaram que deram entrada no pedido de uso do espaço e que foram orientados a usar o local até receber a licença. Mas isso não existe. O bar foi notificado ainda pela Vigilância Sanitária, que encontrou carne sendo descongelada em condições inadequadas - disse o administrador regional.


Ainda segundo Bernardo Carvalho, para usar o espaço das calçadas, os bares têm que solicitar à Secretaria municipal de Fazenda o pagamento da Taxa de Uso de Área Pública (Tuap), que é anual. Uma vez feito o pedido, a secretaria envia um funcionário ao local, que mede a calçada e define o número de mesas e cadeiras que podem ser colocadas sem que a circulação de pedestres fique prejudicada. O administrador regional afirmou que as operações na região agora serão periódicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário