ANIVERSÁRIO DO METRÔ



Metrô completa 30 anos com bolo, música e exposição

Redação SRZD

O metrô do Rio completou 30 anos nesta quinta-feira e foi homenageado com um bolo de três andares e uma exposição de fotos antigas, que resgatou os principais momentos da construção das Linha 1 e 2. A festa foi animada pelo Cordão do Bola Preta, que além do "Parabéns pra Você", tocou músicas alusivas à Ipanema, que vai receber, em dezembro, a próxima estação do sistema,. As comemorações aconteceram no acesso da rua Jangadeiros, que já está recebendo o acabamento final.
O secretário de Transportes Julio Lopes, diretores e técnicos envolvidos na obra, o presidente da concessionária Metrô Rio, José Gustavo Costa, e diversos representantes de associações de moradores da região prestigiaram o evento e se mostraram ansiosos para a inauguração da nova estação.-
Em dezembro, estaremos aqui para a inauguração, mas o crescimento do metrô não irá parar. Ainda vai chegar à Praça Nossa Senhora da Paz e depois na Barra, com a linha 4 - explicou Julio Lopes.
Na exposição, as fotos resgataram momentos marcantes da construção da Estação de Botafogo, em 1976, onde, na época, a proteção às detonações na rocha era feita com pneus; da Estação Flamengo, onde aconteceu a primeira abertura de rocha em área urbana; e a construção das estações do Catete, Glória, Cinelândia, Carioca e Pavuna.
Objetos curiosos da história do metrô, como um auto-falante usado no primeiro sistema de sonorização das estações, chamavam a atenção. As imagens emocionaram os convidados, muitos deles antigos funcionário do sistema.O secretário de Transportes fez uma homenagem às antigas diretorias do metrô, entregando uma medalha comemorativa dos 30 anos do metrô para Noel de Almeida, que foi o primeiro presidente da antiga Companhia do Metropolitano do Rio, entre 1975 a 1980 e inaugurou as primeiras estações há 30 anos atrás. - Passa um filme em minha cabeça.
O metrô evoluiu muito nesses anos e fico muito satisfeito em estar aqui em mais uma estação que será inaugurada.Sem dúvida, este é um serviço diferenciado. Muita gente comenta como as pessoas se comportam de maneira diferenciada dentro do metrô. São educadas e respeitam leis básicas de convivência. Você não vê ninguém fumando ou cuspindo no chão, por exemplo. Isso se deve ao ambiente limpo e ao mobiliário moderno, que todos criticavam na época. Diziam que era um luxo desnecessário, mas nada é desnecessário se for para servir bem a população - analisou.
Aos 30 anos, o metrô do Rio conta com duas linhas e 34 estações e ganhará, no dia 17 de dezembro deste ano, a Estação General Osório, em Ipanema, que beneficiará cerca de 50 mil pessoas diariamente. A nova estação terá uma área total de 1.800 m² e é considerada a mais bem equipada em termos de locomoção. Serão 42 bilheterias, 16 escadas rolantes, seis esteiras rolantes, 11 elevadores e três plataformas, uma central e duas laterais, que vão oferecer conforto e praticidade aos portadores de necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário