AINDA SOBRE CARNAVAL !

Carnaval de rua

Foliões depredaram 20% dos banheiros químicos

O Globo

RIO - Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o secretário municipal de turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello rebateu as críticas à falta de banheiros químicos no carnaval de rua, lembrando que, dos 831 instalados pela Prefeitura, 20% foram total ou parcialmente depredados pelos usuários. Ele lembrou ainda que outros 1.200 banheiros foram alugados pela Sebastiana, entidade que reúne os principais blocos de rua da cidade.

No entanto, para melhorar a oferta, será apresentada uma proposta de patrocínio à iniciativa privada, inclusive cervejarias e empresas de telefonia, para garantir a presença de banheiros móveis nos desfiles dos blocos. Em ontrapartida, a Prefeitura poderá isentá-los da taxa de propaganda cobrada pelo poder público.

Os blocos que desfilaram sem permissão da Prefeitura este ano serão impedidos de sair à rua em 2010. De acordo com o secretário municipal de turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, os blocos sem permissão já foram identificados pelas subprefeituras e pela cobertura da mídia, e terão negados os pedidos de cadastro para o ano que vem. Junto com o cadastro e planejamento antecipado dos desfiles, a previsão é de que o número de blocos caia dos 200 que saíram este ano para 180 no próximo ano.

Para o próximo carnaval, os blocos serão cadastrados pela prefeitura até janeiro de 2010. A permissão para o desfile será dada aos blocos mais tradicionais e depende também do local e horário do desfile, para evitar a sobreposição de blocos. A previsão é de que no dia 10 de janeiro, um mês antes do Carnaval 2010, seja divulgado o calendário completo de todos os blocos que vão passar pelas ruas do Rio desta data até o domingo seguinte ao Desfile das Campeãs.
A medida vai orientar não apenas os que quiserem se divertir mas também os moradores das ruas que integrarem os trajetos.

- Assim o cidadão vai saber com antecedência, e não acordar de manhã e descobrir que a rua está fechada porque vai passar um bloco - contou Antonio Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário