REINAUGURAÇÃO - ELEVATÓRIA DO LEBLON



147 milhões de litros de esgoto

Elevatória de esgoto no Leblon é reinaugurada e pode virar ponto turístico

Cristiane de Cássia

RIO - Depois de passar por uma reforma completa, a elevatória de esgoto do Leblon foi reinaugurada na manhã desta sexta-feira. Todas as bombas foram trocadas e os dispositivos de segurança implantados para que o 147 milhões de litros de esgoto sejam bombeados diariamente para o emissário de Ipanema com mais segurança.

Após dois anos de liberação de R$ 6 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam) para a recuperação de oito elevatórias da Zona Sul, esta é a quinta elevatória reinaugurada e totalmente reformada.
Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, há um projeto em estudo para se construir no local uma sala de monitoramento de outras elevatórias e um novo deque ao lado do Mirante da Niemeyer. Esse deque seria ligado à Praia do Leblon por uma passarela que passaria por cima do canal vindo da Avenida Visconde de Albuquerque, o que seria uma forma de atrair turistas ao local.
O projeto do novo mirante está em fase de estudo. O secretário municipal de Urbanismo, arquiteto Sérgio Dias, alegou não estar autorizado a falar sobre o assunto. Mas o empresário Eike Batista, do Grupo EBX, de onde sairão os recursos para a obra, falou sobre essa parceria. Apesar de o esgoto ser visto sempre de modo negativo, Eike acredita na capacidade de criação de um novo ponto turístico no local.
- A elevatória é a parte visível de todo o sistema de saneamento. O turista ou o carioca que viesse ao novo mirante poderia não só curtir a paisagem, mas ver num painel através de monitores como é o funcionamento das elevatórias. Assim seria possível entender como elas funcionam - afirma Eike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário