CHOQUE DE ORDEM NO FIM DA FESTA !

Na Zona Sul, choque de ordem só na orla

O Globo


RIO - A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) voltou a realizar ontem diversas operações contra a desordem urbana na orla da cidade. Em Copacabana, na altura do número 3.264 da Avenida Atlântica, um grupo de dez guardas municipais foi atacado por cerca de 60 camelôs. Dois agentes e um ambulante ficaram levemente feridos. Cinco pessoas foram detidas. Apesar das ações da prefeitura, nas ruas internas da Zona Sul, os problemas continuaram, com calçadas ocupadas por veículos e camelôs, moradores de rua e muita sujeira.

Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, somente no trecho entre a Figueiredo Magalhães e a Santa Clara, cerca de 20 ambulantes tomavam conta da calçada na tarde de ontem. A cena se repetia na esquina da Siqueira Campos, onde PMs ficavam próximos dos camelôs sem reprimir a presença deles.

Em Ipanema, muitas ruas internas eram um verdadeiro retrato do caos. Na Vinicius de Moraes, não bastasse todo o material dos vendedores ocupando a calçada, como pacotes de bebidas, ainda havia uma família que montou uma espécie de acampamento na rua. Com vários guarda-sóis, uma mulher montou uma barraca em que ficavam crianças pequenas. Para completar, os flanelinhas coordenavam o estacionamento na região. Na Nossa Senhora da Paz, calçada tomada por carros
A calçada também virou território dos carros em Ipanema. Todo o entorno da Praça Nossa Senhora da Paz estava ocupado por veículos na tarde de ontem. Na Avenida Rainha Elizabeth, cerca de 20 automóveis tomavam a calçada no trecho próximo da Rua Xavier Leal. Na Praça General Osório, mesmo antes da saída da Banda de Ipanema, já havia muita sujeira.
Na orla, foram realizadas operações de choque de ordem não só na Zona Sul, como na Barra e no Recreio dos Bandeirantes. Ao todo, 42 carros foram rebocados e levados para o depósito da prefeitura. Outros 416 foram multados. Nas operações, dez pessoas foram detidas, entre elas cinco dos ambulantes que agrediram os guardas municipais em Copacabana. A Secretaria da Ordem Pública mobilizou para a operação 14 reboques, sendo seis para a Praia da Barra; oito fiscais do Controle Urbano; 40 guardas municipais; e dez agentes da Subsecretaria de Operações.
" A prefeitura não pode apenas multar
.
No tumulto em Copacabana, um grupo de dez agentes da Guarda Municipal foi atacado por vendedores em frente ao número 3.264 da Avenida Atlântica, enquanto se deslocava em dois carros. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, os ambulantes usaram paus, pedras, latinhas e cadeiras. Para conter a confusão, foi chamado o reforço de mais 20 agentes. O caso foi registrado na 13 DP (Posto Seis). Na Barra, flanelinhas atuam livremente

Devido ao sol forte e ao feriado do carnaval, as praias ficaram lotadas durante todo o dia. Na Barra, a Avenida Lúcio Costa ficou engarrafada e dezenas de carros podiam ser vistos estacionados sobre as calçadas. Na Rua Projetada A, os veículos não foram rebocados para não complicar ainda mais o trânsito. Flanelinhas que atuavam livremente na área fugiram com a chegada dos agentes da prefeitura.

- Todo mundo tem direito ao lazer. O que não pode é o motorista parar em cima da calçada e em fila dupla. Os pedestres estão tendo que caminhar no meio da rua. Jovens podem até não se incomodar, mas idosos, por exemplo, ficam muito vulneráveis - afirmou o secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, que acompanhou os trabalhos.

Durante a operação, muitos pedestres e motoristas se manifestaram a favor da fiscalização e chegaram a parabenizar o secretário.

- A praia fica muito tumultuada. Venho com o meu filho e fica até difícil de caminhar - disse o engenheiro Paulo Araújo, ex-secretário de Turismo de Angra dos Reis.

Algumas pessoas, no entanto, reclamaram da dificuldade de conseguir vagas nos fins de semana.
- A prefeitura não pode apenas multar. Tem que fornecer opções para quem quer vir à praia, como melhorar o transporte e fornecer estacionamento - comentou o administrador de empresas Murilo Lopes.

" A colaboração e a vontade de organizar a cidade têm que ser de todos (R. Bethlem, secretário de Ordem Pública) "

Os trabalhos na Barra da Tijuca foram acompanhados pelo secretário Rodrigo Betlhem. Ele ressaltou a importância de a população se mobilizar para a manutenção da ordem urbana.

"A colaboração e a vontade de organizar a cidade têm que ser de todos", afirmou Bethlem, reiterando o pedido para que os motoristas não parem seus carros em cima das calçadas ou em locais proibidos e não autorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário