CARNAVAL !!!





Ruas do Rio ficam lotadas de confetes, alegria e fantasias durante o Carnaval

Blocos de rua são opção para quem quer voltar no tempo e pular no ritmo das marchinhas

Christian Brandão

Assim como a cidade é uma grande miscelânea cultural, o Carnaval do Rio também é. Ok, o desfile das escolas de samba tem o jeitão da folia carioca, mas a diversão de rua não perde em nada.

São mais de 400 blocos. Todos saracoteando pelas ruas da capital fluminense. Alguns saem antes mesmo do início oficial do Carnaval e outros se estendem dias depois da quarta-feira de cinzas. A alegria e as fantasias reinam nas ruas do Rio .

É impossível pular em todos, por maior que seja sua empolgação. Além do extenso número, a maioria dos blocos sai de lugares não anunciados e em horários divulgados apenas para poucas pessoas. É comum encontrar nas ruas foliões perdidos, procurando por blocos que já desfilaram dias antes. A banda passa principalmente por Copacabana, Ipanema, Laranjeiras, o Centro e o histórico bairro de Santa Teresa - além claro, de diversas outras regiões do Rio. Para você se organizar: existem dois tipos de blocos, os famosos e lotados e os mais tranqüilos, mas não menos tradicionais.

O Cordão da Bola Preta, fundado em 1918 e que desfila no centro, arrasta multidões. A Banda de Ipanema, que anima a praia do bairro, desfila pela avenida Vieira Souto e é um dos mais muvucados. O Cordão do Boitatá, no centro, o Volta, Alice, em Laranjeiras e o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, são boas alternativas para quem quer pular sem se espremer muito. Bloco Simpatia é Quase Amor, que desfile em Ipanema e arrasta multidões Foto: Christian Brandão Grupo ViagemOs pequenos também caem na folia na capital fluminense Foto: Christian Brandão

Não esqueça de preparar a fantasia. Ela não precisa ter o glamour das escolas de samba, mas participar da brincadeira é essencial. A diversão é sempre garantida. Pular atrás da banda, em locais históricos e cercados de gente fantasiada e alegre, traz uma sensação que mistura prazer e nostalgia. É experimentar e não parar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário