CARNAVAL !!!



Foliões desfilam sem empurra-empurra de ambulantes

Ana Paula Verly, JB Online

RIO - Em vez de atrapalhar, a chuva aumentou a animação nos blocos que desfilaram neste sábado. O dia amanheceu cinza, mas logo foi colorido pelas fantasias, nas ruas da Zona Sul e de Santa Teresa. A fiscalização dos ambulantes, impedidos pela prefeitura de invadir os desfiles, agradou ao público. A não ser pela dificuldade, em certos trechos, de conseguir uma cerveja.
Parte do percurso da Orquestra Popular Céu na Terra, em Santa Teresa, foi a seco. Só a partir do Bar do Gomes, na Rua Monte Alegre, avistavam-se isopores na calçada. Até lá, a solução foi entrar na fila para comprar bebida com moradores, que vendiam de dentro de casa.

Como de costume, a concentração começou antes das 9h, no Curvelo, para não atrair muita gente. Nem era preciso marcar tão cedo, já que a chuva se encarregou de segurar um monte de foliões em casa. Quem encarou o toró não se arrependeu. Fantasiada, a multidão se esbaldou até a tarde, ao som de sambas-enredo e marchinhas.

– Só tem gente bonita e o clima está excelente. É o bloco mais bacana – avaliou a estudante Clara Nonato, 20 anos.

Em meio à profusão de fantasias originais, chamaram a atenção um Rock Balboa e uma Amy Winehouse. Faltou só banheiro químico. Por falta de quem oferecesse o de casa, o jeito foi fazer xixi na rua. Outro aperto foi quando o bonde, com os músicos, deparou-se com um carro estacionado na rua. Coube aos foliões balançar o veículo para o canto para abrir passagem.
O clima de alegria se repetiu na Zona Sul. O Simpatia é Quase Amor arrastou cerca de 20 mil da Praça General Osório até a Rua Henrique Dumont, em Ipanema, pela Avenida Vieira Souto. No Leblon, o Imaginou fez o pré-carnaval da Rua José Linhares até o Jardim de Alah, pela Delfim Moreira, com direito a carro-pipa para refrescar os foliões, apesar da chuva no início do desfile.
Em ambos os trajetos, guardas municipais mantiveram os ambulantes nas laterais da pista para não atrapalhar a evolução do público.

O Simpatia comemorou os 25 anos com uma alegoria em forma de bolo na frente do bloco, camisetas de Ziraldo e balões dourados, em forma de coração, na cabeça dos ritmistas. As fantasias que mais chamaram a atenção foram as de Bin Laden e Barack Obama.

Neste domingo desfilam o Escravos da Mauá, às 11h, no Centro; o Suvaco do Cristo, de manhã, no Jardim Botânico; e o Gigantes da Lira, às 16h, em Laranjeiras, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário