ÁRVORES PLANTADAS


Enviado por Fred Raposo -

Ano novo, sombra nova

Como bem salientou Zuenir Ventura em sua coluna de quarta-feira, nenhum ano começou tão mal falado quanto 2009. As previsões para ele são as piores possíveis: desemprego, inflação, queda no consumo, derramamento de sangue na Faixa de Gaza. Para as árvores da espécie Cassia siammea (carinhosamente chamadas de cássia amarela), que emolduram a Rua Barão da Torre, em Ipanema, contudo, nada supera em gravidade a praga de besouros que no último ano condenou 32 exemplares à morte.

Na sexta-feira passada, três troncos -o que resta das árvores acometidas pelo inseto- foram removidos pela Comlurb, próximo à esquina com a Av. Garcia D'Ávila. Deram lugar a três buracos. A revolta de moradores e comerciantes com a retirada das plantas, que começou em setembro, os fez lançar o manifesto "Rua Barão da Torre em luto".

Porém, cabe lembrar: em meio à quebradeira das bolsas e alta do dólar, a espécie Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) foi eleita com 42% dos 7.829 votos recebidos pela Secretaria de Meio Ambiente para substituir as 32 cássias amarelas mortas. Sinal irrevogável de que 2009 promete ser um ano de replantio, ainda que as tão desejadas sombras só venham a ser colhidas no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário