FISCALIZAÇÃO

Fiscalização contra desordem na orla inibe ações ilegais na Zona Sul

A fiscalização para resolver a desordem nas praias tem muitos problemas pela frente: venda irregular de alimentos, ambulantes e estacionamento ilegal.

Mais um problema pra nova prefeitura resolver: a desordem nas praias e muita coisa precisam ser feitas. São ambulantes nas calçadas, venda irregular de produtos e pior: de alimentos sem fiscalização da Vigilância Sanitária.

Saiba mais

§ » Mesmo depois de choque de ordem, irregularidades continuam
§ » Cariocas reclamam do vandalismo, desordem e sujeira nas praias
§ » Cariocas sentem melhorias nas praias do Rio depois da Operação Verão


A situação piora por causa do estacionamento irregular. A prefeitura anunciou a operação verão pra tentar controlar a bagunça, principalmente nos fins de semana de muito sol. Ontem os fiscais fizeram, além da operação verão, uma operação choque de ordem, nas praias da Zona Sul e da Zona Oeste.
No Recreio, o engarrafamento típico de domingo diminuiu com o esquema simples montado pela Guarda Municipal na Avenida Gláucio Gil. Todos os retornos foram fechados e os agentes fizeram o controle do trânsito durante o dia inteiro. Perto dali, mas longe dos olhares dos guardas um outro problema persiste. Motoristas estacionam em fila dupla.
Já na Zona Sul, em Copacabana, quase nada escapou da operação Choque de Ordem. Ciclistas foram orientados a circular pelo lugar certo. Já o carrinho de passeio deve ficar no canto da pista. “Se tem espaço para eles, eles não precisam andar nessa área”, diz uma pedestre.
Os comerciantes foram o principal alvo da operação. Quem deixou a mercadoria na calçada teve tudo apreendido. “Já perdi tudo, o dono não que saber disso, ele quer saber do dinheiro e aí”, se revolta um ambulante.
Os responsáveis por serviços como aluguel de triciclos e instalação de brinquedos foram avisados: a partir da próxima semana só podem operar com a licença em dia. Os moradores de rua também foram abordados, mas muitos não concordaram em deixar a orla. As kombis que guardam mercadorias e ficam estacionadas nas vagas do Rio Rotativo foram rebocadas. Todo domingo a operação será feita num ponto diferente da orla na cidade.
A Secretaria Especial de Ordem Pública diz que aos poucos esta forma de fiscalização será uma rotina para a Guarda Municipal. “Nós vamos proceder hoje um pente fino para dar demonstração de como nós queremos que a nossa fiscalização, a nossa Guarda Municipal atue aqui no dia a dia”, declara Rodrigo Betlhem, secretário municipal de Ordem Pública. Hoje cedo, a operação choque de ordem continuou na Barra da Tijuca e houve confusão por lá.
Os fiscais recolheram barracas e cadeiras que eram alugadas para os banhistas na Praia da Barra. Houve confusão e bate-boca.

Os donos do material retiram as cadeiras da Kombi, que serviam de depósito, e jogaram no meio da pista. O veículo foi rebocado. Seis barraqueiros foram levados para a delegacia para prestar depoimento.
Na zona sul, num passeio pelas praias do Leblon, Ipanema e Copacabana foi possível notar a ausência dos carros utilizados como depósito de barraqueiros. Estes veículos também foram alvo da operação Choque de Ordem na orla.
A prefeitura do Rio informou que vai começar a notificar os ambulantes que distribuírem barracas de praia com propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário