CULTURA



Festival de comida indiana em Ipanema

Redação SRZD
A moda indiana da nova novela das oito da TV Globo, "Caminho das índias", já começa a inspirar. O restaurante Opium fará o seu primeiro festival de comida indiana contemporânea. O chefs Mário Sérgio Silva e Katayama passaram as últimas semanas pesquisando as peculiaridades da cozinha indiana e criaram um menu especial.
A culinária indiana é conhecida como uma das mais aromáticas do mundo, por isso não faltarão especiarias e temperos perfumados e com relevantes propriedades medicinais, como masala, curry, cravo-da-índia, água de rosa, açafrão e cardamomo.
"A culinária indiana é sábia e varia muito de uma região para outra. Embora uma significativa porção da comida indiana seja vegetariana, muitos pratos tradicionais incluem frango, peixe, cordeiro e outras carnes", detalha o chef katayama.
Ambiente indiano
O restaurante pretende transportar o cliente para o país das tradições. Todos os funcionários estarão caracterizados para o festival, com tecidos indianos e bindis- adesivo que as indianas usam na testa como um terceiro olho e que significa a força feminina.
O aroma de incensos completará o clima indiano do festival, que inclui entrada, prato principal e mix de sobremesas.
Por um preço fixo, o cliente poderá escolher uma entre três opções de entrada e de prato principal.
As opções de entrada são:
Salada raita com hadoque (feita com espuma de iogurte de maçã e servida com grissine indiano); Samosa (pastel indiano) de camarão com batata baroa e pasta de berinjela e Trouxinha de carne de porco com chutney de carambola.
Depois da entrada, há como opções de prato principal a Costelinha de cordeiro a biriani com geléia de garan masala;
Camarão na abóbora ao curry, além do Frango indiano, preparado com curry amarelo e acompanhado de arroz de açafrão com frutas secas. "Embora os pratos indianos sejam sempre condimentados, não são necessariamente apimentados", diz o chef Mário Sérgio Silva.
O mix de sobremesas, batizado Caminhos da Índia, inclui Flauta de tâmaras com calda de rosas, Kulfi (sorvete indiano) de pistashe, Rabri (sobremesa indiana servida no copinho de chocolate), além de torta de banana com canela.
ServiçoFestival de comida indianaData: 29 de janeiro e 1° de fevereiro
Restaurante Opium: Ipanema Plaza Hotel
Rua Farme de Amoedo, 34, Ipanema.
Tel: (21) 3687 -2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário