COMENTÁRIO DE HOJE

Enviado por Jorge Antonio Barros -


desordem urbana


O choque de ordem que depende de cada cidadão


Para dar realmente certo, o choque de ordem da prefeitura vai exigir um esforço de todos nós, cidadãos, de não nos conformarmos com o que está errado, com aquilo que prejudica o conceito de civilidade e bem-estar da coletividade. Não basta a prefeitura remover a população de rua, os menores infratores, os ambulantes sem licença, os flanelihas abusados, enfim, toda aquela "horda de miseráveis", que nos incomodam diariamente. O choque de ordem não pode ser apenas na pobreza que inunda as ruas de uma cidade absurdamente desigual do ponto de vista social e econômico.
O choque de ordem tem que começar dentro da gente, que estaciona o carro em local proibido, nas calçadas; que não respeita as regras de trânsito; que está sempre pronto para subornar o primeiro policial e não pagar os impostos; que não está nem aí para o direito do vizinho. Ontem mesmo eu tive que ouvir uma senhora me chamar a atenção porque não respeitei o sinal fechado, andando de bicicleta. Ela me apontou o sinal vermelho e não tive outra chance a não ser pedir desculpas e parar.
Na Rua Soares da Costa, por exemplo, os motoristas insistem em estacionar sobre a calçada, apesar das denúncias feitas num mapa da desordem da Tijuca, publicado neste blog. Ontem eu passei por lá e vi que a bagunça continua firme e forte, apesar do choque de ordem no bairro.

Aproveito para lembrar que o blog está concluindo o mapa da desordem no Leblon e ainda aguarda informações de moradores de bairros da Zona Norte. Enviem seus dados para reporterdecrime@globo.com

E um bom feriado aos cariocas, pelo Dia de São Sebastião, considerado pelos católicos padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário