CHOQUE DE ORDEM - AMBULANTES



Farra de 'atacadistas do comércio ambulante' vai acabar

Publicada em 29/01/2009 às 16h58m

Cristiane de Cássia e Isabela Bastos

RIO - O prefeito Eduardo Paes classificou o protesto de ambulantes na manhã desta quinta-feira no Centro do Rio como uma ação dos "atacadistas do comércio ambulante". Após evento no Palácio da Cidade, ele comentou o fato e garantiu que não viu até agora em seu governo nenhuma ação de violência ou truculência com relação a camelôs, como reclamavam os manifestantes.

Assista ao depoimento de um ambulante que participou do protesto.

- Estou vendo é muito depósito sendo estourado com mercadoria contrabandeada, pirateada, roubada. Senhores atacadistas do comércio ambulante, preparem-se porque a alegria acabou e vai ficar cada dia mais difícil. A farra no Rio de Janeiro acabou para vocês - disse o prefeito.

(Vídeo mostra más condições de higiene em depósito em Copacabana)

Paes garantiu que os ambulantes legalizados, que vendem mercadorias também legais, serão respeitados pela Prefeitura.

Veja as imagens do protesto

A manifestação dos camelôs foi organizada pelo movimento único dos camelôs, entidade vinculada à CUT que diz representar 3.700 ambulantes. A passeata reuniu 300 pessoas.Munidos de faixas com dizeres chamando o prefeito Eduardo Paes de "Eduardo Caos", "Apreensão irregular é roubo, tire a mão da minha mercadoria" e "Chega de choque de discriminação", os ambulantes saíram da Candelária e seguiram até a Cinelândia. O trânsito na Avenida Rio Branco ficou congestionado, com reflexos na Avenida Presidente Vargas.

A Câmara do Veradores chegou a ser cercada pela Guarda Municipal, que contou com agentes acompanhados de cães. Aos gritos de "Queremos trabalhar", os manifestantes exigiram a retirada dos cachorros, o que acabou sendo acatado pela corporação. Não houve confronto.
Uma comissão de manifestantes foi recebida na Câmara pelo vereador Adilson Pires (PT), líder do governo na Casa. Pires se comprometeu a agendar um encontro dos ambulantes com o secretário Rodrigo Bethlem. Segundo Bethlem, a prefeitura pretende recadastrar os camelôs após o carnaval, começando por Tijuca, Ipanema e Leblon. A meta é concluir o trabalho no primeiro semestre. A estimativa é que exista aproximadamente 15 mil ambulantes licenciados ou trabalhando apenas com protocolos, fora os ilegais. Os que forem licenciados após esse trabalho pagarão taxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário