Barraqueiros ignoram Choque de Ordem e voltam à rotina um dia após ação na Zona Sul

Publicada em 12/01/2009 às 23h51m

O Globo

RIO - Um dia depois de a operação IpaBacana rebocar veículos - especialmente Kombis - usados como depósitos por barraqueiros da praia na tarde de segunda-feira 21 desses carros ocupavam vagas de estacionamento na Avenida Vieira Souto.Conforme reportagem publicada nesta terça-feira no jornal O GLOBO ( acesso à íntegra na edição digital somente para assinantes ), alguns deles estavam parados na contramão, mostrando que não tinham saído do lugar desde o início da manhã, quando a orla fica com a mão de direção invertida.

O secretário especial de Ordem Pública do município, Rodrigo Bethlem, garantiu, no entanto, que as ações para reprimir os carros-depósito serão permanentes:

- Não podemos ter a ilusão de que organizaremos a cidade da noite para o dia. Vamos voltar outras vezes para combater esses depósitos clandestinos - afirmou Bethlem, acrescentando que pretende procurar as associações de barraqueiros e de quiosqueiros com o objetivo de organizar a carga e a descarga de mercadorias na orla marítima.

Bethlem, que acompanhou a operação em Ipanema, afirmou que as vagas na praia são destinadas a banhistas e a pessoas que querem aproveitar o lazer na orla marítima, e não a veículos para servir de depósitos clandestinos. Para ele, isso é uma forma de burlar o decreto que proíbe a carga e a descarga na orla: de 7h às 10h e de 17h às 20h (exceto gelo), de segunda à sexta-feira; e de 8h às 19h, nos fins de semana e nos feriados, até o dia 6 de março.

Às 9h da manhã de segunda-feira, Bethlem contou 30 carros-depósito na orla marítima, do Leme ao Leblon. Às 16h, uma equipe do GLOBO encontrou 36 veículos usados por ambulantes, estacionados nas praias da Zona Sul, sendo 21 em Ipanema (cinco entre as ruas Teixeira de Melo e Farme de Amoedo; outros cinco estavam parados entre as ruas Farme de Amoedo e Vinícius de Moraes; e 11 estavam entre a Rua Joana Angélica e o Jardim de Alah).

Nenhum comentário:

Postar um comentário