ATA DA 33ª REUNIÃO

ATA DA TRIGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 27/01/2009
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30

TÓPICOS ABORDADOS


1- CANTEIRO CENTRAL DA AV. VIEIRA SOUTO;

- realizar um piloto que iria da rua Joana Angélica até a Farme de Amoedo, e empreender revitalização do canteiro central da Vieira Souto, a partir de projeto urbanístico a ser elaborado por especialistas do órgãoda prefeitura Parques e Jardins com a participação de paisagistas voluntários do bairro. A idéia é que a prefeitura faça o plantio e os canteiros, e que os condomínios da Vieira Souto a manutenção no pedaço que correspondesse à frente de seus respectivos prédios.
Tal fato tem como objetivo, em primeiro lugar, valorizar e embelezar a nossa principal avenida, cartão de visita do bairro , assim como inibir a ação dos grupos de pessoas que degradam os patrimônios públicos. Ignez já conversou com algumas síndicas deste quarteirão que acharam a idéia boa e factível. Ficaram responsáveis por esta ação: Tereza e Ignez

2- RECOLHA DE PAPELÕES;

As Lojas Americanas, Casa e Vídeo, Bahia e outras, continuam colocando os papelões nas calçadas para que sejam recolhidos por aqueles que se ocupam com essa atividade, incentivando a mendicância e desordem nas calçadas. É necessário que se observe a legislação da Prefeitura sobre o fato.

3- CURSO DE PORTEIROS:

Tendo em vista a mudança do Comando do 23º Batalhão, foi solicitado que o próximo curso seja adiado para depois do Carnaval.

4- JARDIM DE ALAH;

A operação para reurbanização deste local já teve início,em que primeiramente foram recolhidos todos os moradores de rua. Foi sugerido que se tente recuperar o projeto original paisagístico do jardim, que deve datar dos anos trinta. O Bruno Pereira como presidente da Associação dos Moradores do Jardim de Alah, que não estava presente à reunião, seria a pessoa mais indicada para coordenar este grupo e propor um projeto à prefeitura.

5- ORÇAMENTO PÚBLICO:

O PSI irá convidar a vereadora Andréa Vieira para apresentação formal sobre este tópico com referência ao modelo participativo. Neste ponto, achou-se necessário também, apresentação sobre O PLANO DIRETOR DA CIDADE; e para tanto, formou-se grupo de trabalho composto por: Eliane, Aquiles, Teresa, Sebastião, Pabla, Lílian que irão inclusive, solicitar a Sra. Aspásia Camargo exposição sobre o tema.
Chamou-se atenção para o fato de que apenas alguns Vereadores, notadamente aqueles envolvidos com a Zona Sul, preocupam-se com tal Plano, sendo que os outros bairros ficam “entregues a própria sorte...”

6- PESQUISA SOCIAL SOBRE O BAIRRO DE IPANEMA;

Regina, Bruno e Ignez se reuniram com o prof. Mauro Rochlin diretor da UCAM sobre a questão da pesquisa de opinião com os moradores do bairro sob a repercussão dos eventos de Réveillon e Carnaval. O professor disse que vai estudar a possibilidade da Candido Mendes fazer esta pesquisa e dia 9/02 já vai ter uma resposta.
7- FAIXAS DE CONSCIENTIZAÇÃO;
As faixas estão em final de elaboração e seus conteúdos de ordem urbana serão
apresentados na próxima reunião. Os Srs. Rogério e Rodrigo, encarregados deste sub-projeto, solicitarão a devida permissão à Prefeitura para colocação das mesmas nos pontos estratégicos do bairro. Como exemplo de chamada de ordem citou-se : Não dê esmolas, dê um futuro, não compre em camelô etc.

8 -PRAÇA GENERAL OSÓRIO:

1)O grupo que se formou para cuidar da praça gen. Osório composto de: Demétrius ( Pólo Gastronômico ), Umberto, João Francisco e Oscar( Feira Hippie ) Achilles, Georges André , Rogério ( ausente ) e Ignez e mais Edith e Roselene se reuniram com o sub prefeito Bruno Ramos. Nesta reunião foi solicitado:1) - organização e fiscalização do estacionamento com relação à Feira Hippie,

2) - presença de fiscais da Secretaria de Receita Municipal, como exigido por lei, para: fiscalizar os licenciamentos, se o produto que está sendo vendido está de acordo com a autorização do expositor, e se o produto é compatível com a classificação de artesanato.

3) repressão aos camelôs que por conta da feira se estendem pela rua Visconde de Pirajá em direção à Copacabana e à praça N. Sra. da Paz

4) presença da GM na feira

5) presença da PM na feira

6) padronização das barracas

7) acabar com os finais os pontos de ônibus na praça. Atualmente são quatro contando com as vans.
Ficou acertado que a sub prefeitura vai começar por um choque de ordem para ver quem tem licença para trabalhar, quem está trabalhando sem a documentação, quem está alugando seu lugar para terceiros e quem está vendendo produtos industrializados, fora do padrão de artesão e se os industrializados ao menos têm origem.

OUTROS ASSUNTOS:

- Solicitou-se que o Instituto E faça nova apresentação sobre o trabalho que vem realizando no Parque Garota de Ipanema;
- O ferro-velho junto a R. Teixeira de Melo está sendo extinto e o Metrô procede a recuperação do local com construção de galpão para abrigo do material dos ambulantes cadastrados.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Ressalta-se a presença de Assessores da Vereadora Aspásia Camargo como forma de aproximação e verificação dos anseios da população. Como também, representantes da Associação dos Moradores do Posto Seis.

PROXIMA REUNIÃO: DIA 10/02/2009

Elaboração da Ata: Julio Sergio dos Mares Guia
Rio de Janeiro, 28/01/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário