VERÃO

Termômetros marcam 36 graus em Ipanema

O sábado é de muito sol e praia cheia no Rio. Os turistas, que ainda não deixaram a cidade, lotam as praias da Zona Sul e Oeste.

Em Ipanema, os termômetros marcam 36 graus. A mineira Manuella Carvalho, de 24 anos, aproveita seu último dia no Rio para curtir um dia típico de verão carioca. "Eu ia embora hoje, mas quando acordei e vi o sol não resisti. Resolvi pegar o trânsito de amanhã mesmo", explicou Manuella.

Apesar do dia ensolarado, a alegria dos vistantes irá durar pouco. Segundo o Instituo Cliamtempo, o domigo será de chuva durante todo o dia na cidade. A máxima será de 28 graus e a mínima de 21.

PAUTA DA PRÓXIMA REUNIÃO




A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será dia 06/01 às 18 hs. na Candido Mendes

Sugestão de pauta:

Estabelecer as prioridades e formar os grupos que trabalharão com os seguintes itens:

Carnaval, pesquisa de opinião moradores a respeito do reveillon e do carnaval, faixas, resgate da praça Gen. Osório e feira hyppie,plantio canteiro central Vieira Souto, curso dos porteiros, adoção praça N. Sra. da Paz, reveillon, titularidade Cantagalo e estação de metrô Gen. Osório

ESTACIONAMENTO IRREGULAR



Enviado por leitor Luciano Praça -

EU-REPÓRTER

Mais registros de estacionamento irregular

Rua Nascimento Silva, em Ipanema. Rua estreita, mas os motoristas param seus carros sem o menor problema, dificultando ainda mais o trânsito.

CHOQUE DE ORDEM



Prefeitura anuncia dia D contra a desordem urbana

Publicada em 02/01/2009 às 23h34m

Sérgio Ramalho

RIO - O esquema de segurança na orla, do Leme ao Leblon, vai ganhar reforço de 160 guardas municipais na próxima segunda-feira. A medida - parte de um choque de ordem que vai ter início na próxima semana - foi anunciada ontem pelo secretário especial de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, que comparou a série de iniciativas ao Dia D de combate à desordem urbana.

Pelo menos dois mil servidores dos governos municipal e estadual - entre eles, guardas municipais, PMs, fiscais e operários - vão formar uma tropa que vai atuar em sete frentes, em diferentes pontos da cidade. As medidas vão da demolição de imóveis construídos irregularmente na Zona Oeste ao combate ao transporte ilegal de passageiros, com auxílio de fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro)

. Superintendente da Guarda Municipal toma posse

O Dia D foi anunciado por Rodrigo Bethlem, sexta-feira, após a posse do novo superintendente da Guarda Municipal, tenente-coronel Ricardo Coutinho Pacheco, que deixou o comando do 12º BPM (Niterói):
- Vamos varrer a cidade, a partir das 6h de segunda-feira, combatendo as irregularidades para devolver o espaço público ao cidadão. Logo cedo, o carioca vai perceber que o Rio vai ter ordem novamente - garantiu Bethlem, que apresentou Pacheco ao lado do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

O choque de ordem vai chegar às ruas da Tijuca, seguindo os mesmos moldes do Copabacana e Barrabacana, que Bethlem comandava quando era secretário de estado e agora passam para o âmbito do município. A iniciativa também vai ser estendida, no decorrer da semana, aos bairros de Botafogo, Flamengo, Glória e Largo do Machado.

A Guarda Municipal vai aumentar o contingente na orla entre o Leme e o Leblon. O Ipabacana, que atingia Ipanema e o Leblon, vai contemplar também a Gávea. Betlhem afirmou ainda que os guardas municipais vão atuar até as 21 horas nesses bairros, no Centro e na Tijuca.

O choque de ordem também vai atingir publicidades irregulares, quiosques e bancas de jornais, que não respeitam o espaço público

A MULHER DE BRANCO

A Mulher de Branco

Vejo-a todos os dias.
Chama-se Ana Maria – ou Annamaria, como no título da bossa nova em sua homenagem –, mas em Ipanema todos a conhecem como a Mulher de Branco. É como desfila o ano inteiro, na praia ou no calçadão, em qualquer estação: com um microbiquíni branco, no máximo coberto por uma calça de gaze, também branca e transparente.
A pele, grossa de sol e sal, lembra a cor e a textura de velhas malas de couro. O corpo não tem um grama de gordura, embora, dizem, sua dieta consista em batata frita, refrigerante e biscoitos, e sempre nos quiosques do Posto 9 – impossível imaginá-la num restaurante, consultando o cardápio.
Suas fotos dos anos 1960, que às vezes ressurgem em arquivos, revelam a morena bonita, voluptuosa e cheia de corpo, crooner do conjunto brasileiro às vésperas do megassucesso internacional. Hoje, os cabelos tingidos de louro, o rosto de feições enfáticas e as pernas finas contam uma história diferente, de muitas viagens pelas esferas, nas praias da Califórnia e da Bahia.
Por um breve tempo, ela conheceu a glória dos palcos, hotéis de luxo, voos em primeira, portas que se abriam e homens que se atiravam. Os atalhos químicos, no entanto, cortaram essa trajetória antes que o sucesso bafejasse seus amigos em escala inimaginável. Quando esse sucesso chegou, ela já não estava com eles, nem em nenhum lugar discernível.Há meses, sempre que passo por ela, a Mulher de Branco está falando com grande animação ao celular.
Planeja sua volta às luzes, aos palcos, à bossa nova. Mas é um celular imaginário, feito apenas com os dedos. A volta, as luzes e os palcos também são imaginários.
Mas, e daí? Todos gostam dela em Ipanema. Seu prazer em viver, em se sentir amada e protegida por seus fantasmas, é real.
Ruy Castro é jornalista e escritor

ÁRVORES PLANTADAS


Enviado por Fred Raposo -

Ano novo, sombra nova

Como bem salientou Zuenir Ventura em sua coluna de quarta-feira, nenhum ano começou tão mal falado quanto 2009. As previsões para ele são as piores possíveis: desemprego, inflação, queda no consumo, derramamento de sangue na Faixa de Gaza. Para as árvores da espécie Cassia siammea (carinhosamente chamadas de cássia amarela), que emolduram a Rua Barão da Torre, em Ipanema, contudo, nada supera em gravidade a praga de besouros que no último ano condenou 32 exemplares à morte.

Na sexta-feira passada, três troncos -o que resta das árvores acometidas pelo inseto- foram removidos pela Comlurb, próximo à esquina com a Av. Garcia D'Ávila. Deram lugar a três buracos. A revolta de moradores e comerciantes com a retirada das plantas, que começou em setembro, os fez lançar o manifesto "Rua Barão da Torre em luto".

Porém, cabe lembrar: em meio à quebradeira das bolsas e alta do dólar, a espécie Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) foi eleita com 42% dos 7.829 votos recebidos pela Secretaria de Meio Ambiente para substituir as 32 cássias amarelas mortas. Sinal irrevogável de que 2009 promete ser um ano de replantio, ainda que as tão desejadas sombras só venham a ser colhidas no futuro.

E MAIL MANDADO - INSPETOR CRISTO



Inspetor Cristo,

nós, moradores de Ipanema, parabenizamos o Senhor e sua Equipe
pelo excelente trabalho de policiamento feito na noite do dia 31/12/2008
pela passagem do Ano Novo 2009.


Parabéns Guarda Municipal !!!!

Feliz 2009 para todos nós !!!!!!!
Associação de Moradores de Ipanema

RESPOSTA -INSPETOR CRISTO

Re: réveillon 2008/2009

A todos, desta brilhante associação, desejo todas as felicidades almejadas,e continuem contando com a Guarda Municipal, pois, o nosso anseio é tão somente atender a sociedade da melhor maneira possível, um abraço do amigo inspetor Cristo.

E MAIL MANDADO - CEL.MILLAN



Cel Millan,

nós, moradores de Ipanema, parabenizamos o Senhor e sua Equipe
pelo excelente trabalho de policiamento feito na noite do dia 31/12/2008
pela passagem do Ano Novo 2009.
Há muito tempo não sentíamos o comprometimento tão forte das autoridades militares
com os anseios da população. E isso devemos ao seu envolvimento com a nossa causa.
Temos certeza que neste ano , que agora se inicia, juntos, faremos deste bairro
o que ele há muito tempo deixou de ser pelo descaso das autoridades,
o bairro que faz a diferença pela sua estória e pelo seu estilo.

Parabéns 23º BPM !!!

Feliz 2009 para todos nós !!!!!!!
Associação de Moradores de Ipanema

ESTATÍSTICAS- BLOG - 15 / 12 a 31/ 12

6.268 Visitas

8.731 Exibições de página

1,39 Páginas/visita

00:01:03 Tempo médio no site

86,65% % de novas visitas

NOVOS
5.437

RETORNARAM
831

RIO SEM SUJEIRA




Rio sem sujeira

Comlurb faz a limpeza das ruas após as festas de réveillon

Publicada em 01/01/2009 às 09h35m

CBN e Isabel Kopschitz - O Globo

RIO - A Comlurb já retirou mais de 300 toneladas de lixo de Copacabana, durante a operação Iemanjá, para para retitrar a sujeira das ruas após as festas de réveillon, no Rio de Janeiro. O número é 10% maior do que o total retirado no ano passado, em Copacabana. São 3.600 funcionários, dos quais 3 mil são garis. Eles atuam nas ruas e nas proximidades das orlas de Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Lagoa Rodrigo de Freitas.

A Comlurb utiliza 24 mil litros de solução desodorizadora. São utilizados, ainda, 375 veículos e equipamentos e 2 mil contêineres para o depósito do lixo. A expectativa é que a operação termine ainda na manhã desta quinta-feira. No ano passado, a Comlurb registrou e remoção total de 685 toneladas de lixo após o réveillon.

FESTAS NA ORLA

Rave dá lugar a tendas particulares em Ipanema

Bruna Talarico, JB Online

RIO - Mesmo sem a programação de festa com música eletrônica, algumas pessoas escolheram Ipanema para passar a virada de ano. No fim da tarde, muita gente curtia da Pedra do Arpoador o último pôr do sol de 2008. Na areia da praia, alguns donos de quiosques montaram tendas. Em frente ao posto 9, foi contratado um DJ de São Paulo para animar a festa de 700 pessoas, prevista para começar às 22h e só terminar às 6h.

O empresário italiano Marcelo Palazzo, de 37 anos, 14 deles morando no Rio, decidiu passar o Réveillon com o filho Nicolas, de 3 anos, em Ipanema, por não ter a multidão da vizinha Copacabana.

- A rave atrapalha do mesmo jeito do que o samba atrapalha do outro lado da praia (Copacabana). As pessoas têm que ser educadas acima de tudo – destacou.

Ao contrário da tradicional oferenda aos mares e à Yemanjá, um grupo de alemães foi flagrado soltando balão, agradecendo aos céus tudo de bom que aconteceu em 2008.

- Qualquer comemoração para o dia 31 é válida. É só uma vez ao ano, é uma maneira de festejar o ano que vai chegar e agradecer pelo ano que passou – explicou Mike Shadrack, 46 anos, que mora no Rio há um ano.

Vindos de Cordeiro, da Região Serrana, mãe e filho passam o Ano-Novo no Rio todos os anos. Na última virada, o fisioterapeuta Rafael Gonçalves, 31 anos, aproveitou o primeiro dia do ano na rave de Ipanema.

- Sujo fica em qualquer lugar. Ano passado, a festa foi tranqüila e segura. Não vi nenhum dos problemas apontados como desculpa para não fazer a festa – acrecsentou Rafael.

Além de pedidos comuns, como saúde, paz e felicidade, o casal Humberto Santos Pires, de 41 ano, e Vânia de Carvalho Pinto, 42 anos, de Thomaz Coelho, no subúrbio, deixaram oferendas no mar de Copacabana pedindo que o prefeito eleito Eduardo Paes observe a questão social, principalmente, a violência, na raiz.

- Mesmo que as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) estejam interligadas, o Paes ainda está muito teórico, precisa estar mais na prática e entender que a violência foi produzida por um meio social – orientou Vânia.

RÉVEILLON 2009

Réveillon: mais de 500 mil chegam a Copacabana

Nívea Souza, Portal Terra

RIO - Mais de 500 mil pessoas já haviam chegado, até as 22h30, à orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, de acordo com a Polícia Militar.
A maior parte vestia roupas brancas. Desde o início da noite, centenas de turistas e cariocas caminhavam de Ipanema em direção a Copacabana, pois o bairro vizinho este ano não terá Réveillon.

O público prefere andar em direção ao local da festa, pois o trânsito apresenta problemas entre Copacabana e Ipanema, como acontece todos os anos no dia 31 de dezembro.

Apesar da dificuldade, a estudante gaúcha Silvia Falcão, 23 anos, não reclama.

- Vale a pena. Esta festa é maravilhosa, como a cidade. Não custa nada fazer um esforço - afirmou.

Já o vendedor carioca Júlio Brandão, 43 anos, acredita que a ausência da festa em Ipanema é um "retrocesso".

Segundo ele, a praia de Copacabana pode ficar mais cheia do que deveria.

- Quando criaram a festa em Ipanema desafogaram Copacabana. Os cariocas preferiam ficar no Réveillon alternativo, deixando Copacabana para os turistas. Agora, vai todo mundo para o mesmo lugar - destacou.

O Réveillon de Ipanema não pôde ser realizado, pois a Polícia Militar informou que não poderia garantir a segurança do evento. A expectativa da prefeitura do Rio de Janeiro é de que dois milhões de pessoas passem a virada do ano na orla de Copacabana.

[22:43] - 31/12/2008 -

PRAIAS CHEIAS




Praias ficam cheias na orla do Rio

Setor hoteleiro comemora alta taxa de ocupação nos hotéis.Segundo o Inmet, a previsão é de chuva para o réveillon.

Do G1, no Rio

Aves dão um espetáculo à parte na Praia de Ipanema, na Zona Sul, ao sobrevoarem o mar (Foto: Michel Filho / Ag. O Globo)

Banhistas e turistas aproveitaram esta terça-feira (30) para caminhar na orla de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Os termômetros chegaram a 34 graus.A rede hoteleira do Rio comemora a alta taxa de ocupação de 94,2% dos hotéis em toda a cidade, sendo que Copacabana e Leme registraram 97% de lotação. Segundo o presidente da Abih-RJ, Alfredo Lopes, o setor superou as dificuldades do fim do ano e o número de reservas de última hora ultrapassou as expectativas. No ano passado, neste mesmo período, a média de ocupação na cidade era de 92%. A previsão para a noite de réveillon é de chuva, mas a alta temperatura deverá permanecer pelos próximos dias. Confira a previsão do tempo aqui.

POLICIAMENTO NO REVEILLON

Policiamento no Réveillon mobilizará um terço da tropa

Paula Máiran,

JB Online

RIO - O policiamento especial no Réveillon do estado - batizado como Operação Presença - vai mobilizar 14.742 dos cerca de 40 mil homens da Polícia Militar. O equivalente a mais de um terço da tropa, 4.213 PMS cuidarão da orla das zonas Sul e Oeste da capital, do Aterro do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes. Só no Leme e em Copacabana ficarão concentrados 1.708 homens, quase dez vezes mais do que os 180 que costumam patrulhar o bairro em um dia normal. Mas nem todos estarão na praia. As favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, no Leme, Ladeira Tabajaras, Cabritos e Pavão-Pavãozinho terão seus acessos e imediações mais vigiados do que o habitual.

De acordo com o Relações Públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Luiz Teixeira Leitão, o policiamento de Copacabana contará com aumento de 42% no número de PMs. Mas isso não se deveria, segundo ele, ao cancelamento das festas no Aterro do Flamengo e em Ipanema, que nos últimos anos promoveram uma maior distribuição da população ao longo da orla.

- Independentemente do cancelamento das festas em outras praias, já havia a intenção prévia de reforçar o policiamento em Copacabana, onde há expectativa de se reunir até 2 milhões de pessoas - explicou o oficial.

Na Zona Sul, além de Copacabana, o Aterro do Flamengo e Ipanema, mesmo sem eventos programados, e a Lagoa Rodrigo de Freitas contarão com a Operação Presença da PM.

Haverá 305 homens no Piscinão de Ramos, um dos principais pontos de queima de fogos e shows na Zona Norte. Assim como haverá ainda o esquema especial na Penha e na Ilha do Governador. A PM também planeja incrementar o policiamento na Praia da Brisa, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste. Entre os pontos contemplados com o policiamento especial também estará o Pier da Praça Mauá, onde devem aportar três transatlânticos neste Réveillon, com 13.265 turistas.
A operação vai contemplar também as estações ferroviárias, de metrô e barcas, terminais rodoviários e a Rodoviária Novo Rio, a Avenida Brasil, a Linha Amarela e a Vermelha, assim como o Elevado da Perimetral.

A PM vai aumentar ainda a sua presença nos balneários da Região dos Lagos, a Região Oceânica de Niterói, a Ilha de Paquetá, as praias de Sepetiba, Macaé, Angra dos Reis, Itaguaí.
As tropas especiais da PM, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque, estarão de prontidão. Além disso, ao todo, serão empregados 2.020 veículos pela PM, dos quais 64 em Copacabana. O helicóptero do Grupamento Aéreo-Marítimo da PM também poderá ser acionado.

SEGURANÇA

Leitores concordam com cancelamento da festa em Ipanema

Rio - A maioria dos leitores de O Dia Online não se importaram com o cancelamento da festa de fim de ano no bairro de Ipanema, na Zona Sul da cidade, proibida pela polícia militar. Para 66,5% não haverá segurança.



No entanto, o evento deve ser tão seguro como nos outros locais onde haverá festa organizada pela prefeitura, na opinião de 33,5% dos que votaram na enquete.
O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, manifestou preocupação com a segurança no Réveillon de Copacabana. Com o cancelamento da festa no Aterro do Flamengo e em Ipanema, a virada do ano em Copa deve ter um público maior do que a expectativa inicial, de 2 milhões de pessoas. Sem outra opção gratuita na Zona Sul, Medina teme superlotação na Princesinha do Mar, principalmente próximo ao palco, entre as ruas Figueiredo Magalhães e Santa Clara. A PM não havia liberado a festa da virada nas duas praias.

Confira o resultado completo:

Você concorda com o cancelamento da festa de reveillon em Ipanema?
Sim. Não haverá segurança 66,5% (4057 votos)
Não. O evento é tão seguro quanto em outras praias 33,5% (2048 votos)
Total: 6105 votos

DISQUE - ENTREGA

Praias do Rio ganham disque-entrega pelo celular


Vendas pelo telefone celular, chope tirado na areia, lanches especiais para a hora da "larica" (a fome dos consumidores de maconha) e mangueiras para molhar os pés dos banhistas são alguns dos novos serviços criados pelos vendedores de praia no Rio na disputa pelo bolso dos cerca de 500 mil banhistas que, segundo a prefeitura, freqüentam as praias nos fins de semana.

Neste verão, está em alta a "entrega em canga". Da areia, os clientes ligam para o celular de vendedores ambulantes, que se posicionam em trechos estratégicos da praia, de acordo com o público-alvo, à espera das ligações. Acostumados a caminhar até 30 km por dia, entre o Arpoador e o posto 12, no Leblon (zona sul), os ambulantes descobriram no celular uma forma de aumentar as vendas. Começaram a distribuir seus números areia afora.

"Assim falando, não me lembro quem é, mas já, já passo por aí", respondia, em um de seus dois celulares, o vendedor de biquínis José de Castro, 32, enquanto fazia fotos para esta reportagem. Em dez minutos, tocaram três vezes.

Lanche para o pôr-do-sol "Na praia é muito mais prático comprar. Você fica sentada na canga, pegando sol e os preços também são melhores", conta a coordenadora de eventos Ana Karina Wildt, 29, uma das que aderiram aos biquínis da praia. Ela e a amiga, a professora de ioga Joana Guratzsch, 29, dizem já ter levado para casa óculos, cangas e brincos.

Para o vendedor de sanduíches naturais Edmilson Pereira, 30, a estratégia veio de forma espontânea. "As pessoas começaram a pedir o número do meu celular para a hora do almoço", conta ele. Com a ajuda do aparelho, Pereira diz vender uma média de 50 sanduíches por dia, a R$ 5 cada. Mas também conta com táticas próprias. Uma delas é chegar à areia por volta das 12h30, "na hora da fome". Até as 15h, conta o vendedor, o isopor já foi esvaziado.

O açaí é um dos lanches preferidos dos fregueses na "hora da larica", que, segundo os ambulantes, vai das 17h ao pôr-do-sol, por volta das 19h30.

Outras vedetes do fim de tarde são o brownie, o biscoito de polvilho Globo e os salgados árabes, que são comercializados por vendedores devidamente uniformizados de turbantes e túnicas.

Comida japonesa

Um restaurante inaugurou neste mês um serviço de entrega de temakis (tipo de comida japonesa) na praia de Ipanema que atende por telefone. De acordo com uma pesquisa feita em 2006 pela Fundação Cesgranrio, as vendas nas praias cariocas geram em média R$ 80 milhões por mês.

Alguns comerciantes reeditaram neste verão o chope tirado na hora. Há um mês, dois carrinhos com barris de chope se revezam entre a orla e a areia de Ipanema, na altura dos postos 9 e 10. Por R$ 3,50, tiram na hora 400 ml de chope.

Há novidades para refrescar também os pés. Uma marca de roupas contratou 14 meninos que circularão pelas praias de Ipanema e do Leblon com barris de água nas costas e mangueira nas mãos. A idéia é, além de aliviar o calor, lavar os pés de quem não quer sair da praia com areia no chinelo. Os "molhadores de pé", segundo a rede de lojas, entram em ação em 26 de janeiro.

Folha Online

FELIZ ANO NOVO !!!

FELIZ ANO NOVO !!!

2009


Receita de Ano Novo(Carlos Drummond de Andrade)


Para você ganhar belíssimo Ano Novo...

Não precisa fazer lista de boas intençõespara arquivá-las na gaveta.


Não precisa chorar de arrependimentopelas besteiras consumadas

nem parvamente acreditar que por decreto


da esperança a partir de Janeiroas coisas mudem e seja claridade,

recompensa, justiça entre os homens e as nações,


liberdade com cheiro egosto de pão matinal,

direitos respeitados,começando pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um ano-novo que mereçaeste nome,

você, meu caro, tem demerecê-lo, tem de fazê-lo novo,


Eu sei que não é fácil mas tente,experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novocochila e espera desde sempre.

UM MARAVILHOSO 2009 PARA TODOS !!!!!