UTILIDADE PÚBLICA



Cachorrinha perdida em Ipanema

27/12/2008 01:50

Rio de Janeiro
Esta cadelinha foi encontrada em Ipanema. Se alguém souber a quem pertence, por favor avise. Como ninguém conseguiu achar seu dono até agora, foi colocada para adoção.
Quem a resgatou não tem como abrigá-la e ela está dormindo dentro do carro.
Ela é pequenina, supermansa, e pesa 3 quilos. Deve ter de 6 meses a um ano.

PRESENÇA DO ESTADO- RESPOSTA

Voces tem toda a razao.

A mudanca de postura dos agentes publicos , será o grande desafio.

Enviado pelo meu BlackBerry

PRESENÇA DO ESTADO- EMAIL


Presença do Estado

Prezado Secretário,

Dos inúmeros encontros que o PSI manteve com o Sr. ficou a inequívoca sensação da sua vontade e decisão de atacar profundamente as graves questões da desordem urbana, consequência da falta de autoridade e presença do Estado.
No entando, a simples presença do Estado, estática, acaba levando ao descrédito perante a população.
Aqui em Ipanema, por exemplo, temos exemplos de sobra da falta de POSTURA dos agentes da lei. Ontem, 25 dez, mais uma vez ciclistas em alta velocidade percorriam o calçadão incomodando crianças, pedestres, e passavam em frente a seis PM postados na altura da Farme de Amoedo.
Nenhum chamou a atençao dos ciclistas.
Na areia, nenhum dono de cachorro, bola, frescobol foi advertido para que respeitasse os banhistas.
O nosso agente da lei, seja PM, GM etc, não toma conhecimento do que se passa ao seu redor fora do que está fazendo. Por exemplo, o do trânsito só cuida do trânsito, o do camelô idem, morador de rua nunca é incomodado quando ocupando calçadas, as ruas são tomadas de ciclistas atropelando e se pedimos providências a resposta é sempre a mesma " isto não é comigo não é do meu setor".
Como conseqûencia, nas nossas reuniões vêm as queixas dos moradores
" de que adianta a GM, a PM???".
Por outras vezes, eles se agrupam de tal maneira, em rodinhas, rindo bastante, sem boné, totalmente alheios ao que se passa em volta.
É a falta de POSTURA , de nada ou pouco adianta a presença do Estado se não houver a postura correspondente para QUALQUER ação.
Conte sempre conosco para vencermos esta batalha.

Projeto de Segurança de Ipanema

FIM DA "HAPPY HOUR"



Fim da 'happy hour'

Futuro secretário quer estender expediente de guardas nas ruas para evitar farra de camelôs após 18h

O Globo


RIO - A nova política de ordenamento urbano que o prefeito eleito Eduardo Paes planeja introduzir no Rio a partir de 5 de janeiro deve inclui estender o horário de trabalho dos guardas municipais, que hoje termina às 18h, até 20h30m ou 21h. O objetivo é evitar que os ambulantes aproveitem a concentração de pessoas nas ruas voltando para a casa para expor e vender suas mercadorias, além de outras irregularidades. Se der certo, será o fim da "happy hour" dos camelôs. Entre as áreas que servirão de modelo para a intensificação das ações estão o Centro e mais dois bairros, entre os quais os mais cotados são Tijuca, Copacabana e Méier.

Os últimos detalhes da estratégia conjunta com o governo do estado para reprimir irregularidades como ambulantes que vendem mercadorias contrabandeadas ou roubadas, remover e encontrar opções de trabalho para a população de rua e combater o transporte pirata e o estacionamento irregular serão definidos em reunião na próxima segunda-feira entre o futuro secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Os agentes da Guarda que já cuidam da operação de trânsito em algumas partes da cidade vão assumir gradualmente o preenchimento dos registros de ocorrência de acidentes de trânsito (Brats). Em outra parceria entre o município e o governo do estado, a prefeitura receberá dos batalhões da PM informações geo-referenciadas pela Fundação Cide sobre ocorrências policiais. Com base nas informações, serão traçadas com os órgãos municipais estratégias que possam colaborar para a redução do casos de assaltos e furtos na área.

IPANEM MAIS VERDE

Ipanema mais verde até o Réveillon

Júlia Moura, JB Online

RIO - Os moradores da Rua Barão da Torre, em Ipanema, na Zona Sul, ganharam um presente de Natal da Fundação Parques e Jardins. A rua cuja paisagem perdeu para uma praga de besouros as suas cássias – Senna siamea – vai se tornar mais bela, verde e fresca novamente ainda antes do Réveillon. Graças a um projeto de rearborização e de paisagismo no trecho entre as ruas Vinícius de Moraes e Joana Angélica. As cássias mortas serão substituídas por exemplares de pau-brasil e de tipuana.

A Secretaria Estadual de Obras já iniciou o trabalho na rua. Foi necessária uma grande mobilização para que a Comlurb conseguisse fechar a rua para o corte das árvores. De acordo com o parecer técnico, realizado pelo Instituto Jardim Botânico, 32 exemplares de cássias foram condenadas pela praga. As árvores mortas – atacadas por besouros que podem chegar a 8 mm de comprimento – serão retiradas e incineradas para conter a praga.

– O forte estresse contribuiu para a morte das árvores. A urina humana, as golas (canteiros) apertadas e o sufocamento através da concretagem das golas foram alguns dos fatores responsáveis pelo adoecimento delas, além da poluição – avaliou o diretor de arborização do órgão, Celso Junius.

Os canteiros aumentarão de 2,25 para 3,75 metros quadrados. Eles também serão adubados e cobertos por plantas rasteiras antes do plantio das novas árvores. A escolha das espécies pau-brasil e a tipuana foi realizada através de votação popular realizada no site da Secretaria municipal de Meio Ambiente.

O diretor de arborização explica que o novo projeto dará mais harmonia paisagística às calçadas:
– As novas espécies são mais resistentes a chuvas e ventos e mais apropriadas para esta rua.
Comerciante da rua há 40 anos, José Lucas Desterro, de 63 anos, notou a elevação da temperatura, já que a rua ficou devastada. Ele conta que a mobilização popular começou com a iniciativa de alguns moradores, fundadores da Sociedade Amigos de Ipanema (SAI), de fazer um um mural com fotos na porta do seu estabelecimento.

As árvores serão plantadas com a altura de quase 4 metros, para que os moradores não sofram tanto com as mudanças climáticas, e terão mais espaço para se desenvolver a uma altura de até 15 metros. Com isso, frades e vasos de plantas não serão necessários para inibir o estacionamento irregular nas calçadas.

– Acredito que este projeto irá valorizar a rua. O pau-brasil tem um apelo. Não só leva o nome do Brasil com tem uma história - disse a moradora da Barão da Torre Andrea Rangel.


Projeto-Piloto


A idéia é estender o projeto de rearborização e paisagismo para todo o bairro de Ipanema. Para o diretor de arborização da Fundação Parques e Jardins, as ruas de Ipanema têm problema de deformidade das golas criando um ambiente pouco harmônico.
– Depois da rearborização de 11 exemplares no trecho Vinícius de Moraes e Joana Angélica, as árvores que estão em processo de seca e sem condições de recuperação serão substituídas em janeiro. O ideal é intensificar os trabalhos no período de férias escolares – disse Celso Junius, sem poder garantir que o prefeito eleito, Eduardo Paes, dará prosseguimento ao projeto.
– O projeto foi criado para Ipanema e tem todas as possibilidades de ser implantado pelo prefeito – afirmou, no entanto.

A assessoria do prefeito eleito, Eduardo Paes, não respondeu até a hora do fechamento desta matéria se manteria o trabalho de rearborização.

ATA DA REUNIÃO COM VEREADORES


Rio 23/12/2008

ATA DA REUNIÃO COM OS VEREADORES ELEITOS REALIZADA DIA 3/11/2008 NO HOTEL SOL IPANEMA – ORGANIZADA PELO PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA


Desulpem o envio tardio desta ata.
LOCAL : Hotel Sol Ipanema
PARTICIPANTES : cerca de 140 pessoas



VEREADORES PRESENTES:
Aspásia Camargo
Tio Carlos
Rubens Andrade
Representando a vereadora Andrea Gouveia Vieira o sr. Edson Pinto

ASSINALAMOS A PRESENÇA DO SR. DEPUTADO FEDERAL AIRTON XEREZ

TÓPICOS ABORDADOS:
1) AGRADECIMENTOS : Hotel Sol Ipanema, Voz do Cidadão, Associação Comercial do Leblon, Quadrilátero do Charme de Ipanema, Sociedade Amigos de Copacabana, Associação dos Moradores de Ipanema
2) Aprentação do Projeto de Segurança de Ipanema
3) Resultados obtidos até o momento
4) Parceria Ipabacana
5) PAUTA : segurança pública – GM – efetivo e capacitação
Urbanização – construção acima da cota 100
Expansão das favela
Projeto de titularidade do Cantagalo
Comitê gestor da Orla – uso excessivo da praia
Educação – creche – melhoria da rede municipal de ensino
Meio Ambiente – lixo

6) APRESENTAÇÃO DO DEPUTADO FEDERAL E VEREADORES PRESENTES:

a) Deputado Airton Xerez agradeceu a oportunidade, se colocou à disposição da sociedade para qualquer necessidade na Câmara dos Deputados, ressaltou a importância de encontros como este e elogiou a participação de todos.

b. Vereador Tio Carlos – primeiro mandato, se elegeu com 25.300 votos, tem como base eleitoral a Zona Sul,criado na Miguel Lemos em Copacabana, casado aos 19 anos, três filhos, começou como jornaleiro no Leblon , depois foi animador de festas infantis.Falou do problema da classe média ser refratária ao meio político e as consequências desta atitude. Abordou também os seguintes tópicos: lojas que degradam as calçadas, camelôs, que a sociedade deve pagar o seguro desemprego, investir em programas de habitacão popular como forma de conter a favelização, a quantidade excessiva de ônibus nas ruas da Zona Sul, o problema das drogas. Terminou sua participação dizendo que seu projeto como vereador seria o melhor para a Zona Sul e disse também que a GM devia se tornar estatutária.

c. Aspásia Camargo – começou sua fala nos brindando com a bela imagem das eclésias gregas que eram justamente as reuniões dos cidadãos da Grécia Antiga onde eram discutidos os problemas de suas comunidades. Segundo ela, nós estaríamos naquele momento, repetindo o mesmo modelo. A palavra eclésia deu origem à palavra igreja e portanto este tipo de reunião da sociedade tem um quê de sagrado.Depois abordou o problema da desordem urbana como origem de criminalidade e violência. Propôs que se refaça o código de postura que é datado de 1838 e, portanto, encontra se completamente anacrônico. Falou sobre o problema do transporte urbano com máfias etc., refazer a lei das calçadas, a utilização da praia que é uma APA ( área de proteção ambiental ) que está sendo excessivamente usada, o Comitê Gestor da Orla tem péssima atuação, autorização para os mega shows na orla sem nem saber ao certo o número do público estimado.A vereadora falou também que teve 45% dos votos na Zona Sul, que a Câmara dos vereadores do Rio tem menos poder que as de São Paulo e Belo Horizonte – a lei orgânica não permite legislar o INSS compatível com o entorno. Da necessidade de se ter uma periferia e entorno mais ricos e de dar uma solução final para a zona portuária. Acha também Câmara dos Vereadores precisa legislar sobre a favelização e a desordem urbana. Falou sobre a APA da Babilônia, e da candidatura do patrimônio natural da cidade do Rio de Janeiro, ser inserido na classificação de patrimônio cultural da Unesco. Esta iniciativa deve ter aprovação até Janeiro de 2010. Ela esclareceu que o Plano Habitacional da cidade data de 1910 e deu seu apoio ao projeto de regularização fundiária do Cantagalo que está sendo proposto pelo Projeto de Segurança de Ipanema em parceria com o Instituto Atlântico.

d. Edson Pinto – representando a vereadora Andrea Gouvea Vieira – economista, empresário. Falou da proposta da vereadora por um orçamento mais transparente, participativo e da importância da sociedade apoiar esta proposta. Citou também a importância do transporte coletivo – ônibus, metrô e trem.

e. Vereador Rubens Andrade – ressaltou a importância de encontros como este, e a participação da sociedade. Falou de ações efetivas como não dar esmola, comprar em camelô, da desordem urbana e de todos os problemas que ela acarreta, da entrada do crack no Rio. Quanto aos tópicos da pauta como cota 100, disse que a fiscalização já existe no papel, que são os P.O.U.S.O só que efetivamente a atual prefeitura abandonou a fiscalização. Elogiou o projeto de acessibilidade para o Cantagalo – elevador - que vem ao encontro da proposta de titularidade do Projeto de Segurança de Ipanema. Na opinião dele, a secretaria de Ordem pública a ser assumida pelo Rodrigo Bethlem vem, em boa hora, para ajudar a solução de vários itens da nossa pauta como a organização do carnaval, uso da orla, camelôs, Comitê Gestor da Orla, população de rua, ferro velho na Teixeira de Mello c/ Barão da Torre .


7) Etapa aberta ás perguntas feitas por escrito pelo público.
8) Encerramento – Ignez agradeceu a presença de todos e retificou que o principal objetivo da reunião – colocar a sociedade em canal direto com seus representantes- foi amplamente atingido. Cada participante fez as suas observações finais, o vereador Rubens Andrade sugeriu que convidássemos o Rodrigo Bethlem para um encontro do mesmo estilo, e ficou acertado com todos uma agenda de reuniões a serem feitas durante os próximos quatro anos vindouros dos mandatos.


Esta ata, infelizmente, deve conter várias omissões e imprecisões. Ela foi elaborada muito depois da reunião ter acontecido, porque a pessoa que ficou encarregada de fazê la teve problemas de saúde, e eu tive de me guiar pelas notas manuscritas dela.Entendo de toda maneira que é melhor ter um registro , mesmo que incompleto, do que nenhum.

Ignez

BELO EXEMPLO !!!


Em plena Visconde de Pirajá ,perto da Garcia D'Ávila,dois policiais,esperimentado óculos no camelô.
DIA 24 / 12 ÀS 12,30 hs.

BELO EXEMPLO !!!!!!

FELIZ NATAL!!!!!


FELIZ NATAL !!!
SAÚDE E PAZ
PARA TODOS !!!!

MEDO DO CARIOCA



Enviado por Fred Raposo -


Para além do talão

Se há uma coisa que coloca mais medo no carioca do que andar de terno e gravata no verão, é ver o flanelinha-amigo se aproximar logo que aciona o pisca-alerta para estacionar o carro. No Rio, isto é tão certo quanto o chavão morte e impostos.

Quem já dirigiu pela Cidade Maravilhosa e não viveu tal situação deve atualizar seu Guia Quatro Rodas, pois visitou a capital errada. Àqueles que desejam passar pela experiência, sugiro procurar vaga no intervalo de cerca de 200m da Rua Barão da Torre, entre as ruas Aníbal de Mendonça e Henrique Dumont, em Ipanema.

O trecho chega a comportar até quatro guardadores ao longo do dia. O número é próximo à média de 5,027 vagas/guardador na chamada Área Azul, o sistema Rio Rotativo na Zona Sul - que inclui Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Lagoa, Jardim Botânico e São Conrado. Todos estavam devidamente uniformizados e "talonizados".

Acontece que o asfalto desconhece estatísticas e, em alguns casos, bons modos. Basta o guardador (flanelinha?), todo pimpão, avistar um talão preenchido sobre o painel do carro e... Voilá! Dá-se a transformação.

Foi o que ocorreu outro dia, em uma vaga na Zona Sul. Após ouvir os impropérios habituais, restou o consolo de uma moradora de rua, que amenizou: "Não se preocupe, meu filho", disse a mulher, nos seus 50 anos, "ele diz isso para todos". Estávamos a 50 metros do trecho da Barão da Torre mencionado lá em cima.

O problema não está circunscrito a Ipanema ou à Zona Sul. E, enquanto o carioca movido a quatro rodas continuar ouvindo "isso", o assunto habitará as paginas desse Blog e dos jornais. Até o último talão.

VARIEDADES




NEWS! No 7 – Dezembro de 2008

Apresenta

Patrícia Bretas

No último informativo de 2008 a LDB Produção Cultural
traz a entrevista dada por Patrícia Bretas à revista
"Folha Sinfônica" (de São Paulo). Confira como foi seu
início de carreira, e os concertos na Europa, agendados
para 2009 com o violinista Jaroslav Sonsky:

FOLHA SINFÔNICA LINK;
http://www.folhasinfonica.com.br/materias.asp?id=32


♫ Clique para assistir ao DUO Internacional BRETAS-SONSKY tocando Ravel na Suécia, em Abril de 2008

http://www.youtube.com/watch?v=6b61g1DKihU&feature=chanel_page



A LDB Cultural agradece aos amigos, fãs e colaboradores, desejando a todos um Feliz Natal, repleto de PAZ, AMOR, Música e um ANO NOVO com muitos concertos!

AGENDA – 2009 – www.patriciabretas.mus.br

24 Março – Prague Music Museum - duo Bretas-Sonsky
25 Março - Prague Smetana Museum - duo Bretas-Sonsky
26 Março – Sv. Vavrince Kostel - uma igreja do séc. XI - duo Bretas-Sonsky
28 Março – Festival Internacional de Budapest, um dos mais importantes do mundo - duo Bretas-Sonsky
27 Setembro – Rakovnik Harold Hall in Rabas Gallery - duo Bretas-Sonsky29 Setembro – Frankenthal – Alemanha - duo Bretas-Sonsky
04 Outubro – Prague Knight Hall in Waldstein Palác – duo Bretas-Kevorkian
06 Outubro - Trutnov Martinu Hall, at Martinu Festival – duo Bretas-Kevorkian
Novembro 2009 - Solista da Norrköping Symphony Orchestra, apresentando o Concerto nº 5 para Piano e Orquestra de Martinu.

Para saber antecipadamente dos concertos de Patrícia Bretas e agenciamento envie email para; ldbproducaocultural
Retornamos em Março de 2009
CONTATO:
Lilian Bosboom

LDB PRODUÇÃO CULTURAL
Rua Visconde de Piraja 142/s1005Ipanema, RJ
CEP 22041-
esc. (21)9546-2200 cel.
1954-607-6209 (EUA)

IPANEMA - HISTÓRIA




Ipanema

Originalmente, a restinga arenosa abrigava a aldeia “Jaboracyá”, da tribo dos Tamoios.

Suas terras pertenceram ao Engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, de vários proprietários: Sebastião Fagundes Varela, Antonio Salema, Antonio Fagundes Varela e Rodrigo de Freitas Carvalho. Em 1808, a região litorânea passou para Aldonsa da Silva Rosa.

Toda a área da atual Ipanema denominava-se Fazenda Copacabana que, em 1857, foi comprada pelo empresário Francisco José Fialho. Fialho dividiu sua propriedade em dois grandes lotes, um deles adquirido pelo Comendador José Antonio Moreira Filho, segundo Barão de Ipanema. Embora Ypanema, ou Ipanema, queira dizer, em língua indígena, “água ruim”, não indicada para natação ou pescaria, o nome não se referia ao bairro, mas a um rio paulista, em Iperó, e foi uma homenagem feita ao Barão e Conde de Ipanema pelo seu filho, o segundo Barão de Ipanema, que, em 1883, criou uma empresa de urbanização para erguer o novo bairro com o nome de o Loteamento Villa Ipanema. Seu sócio era Antonio José Silva e o autor do projeto era o Engenheiro Luís Raphael Vieira Souto. Para alavancar o empreendimento, foi fundamental que a linha de bondes se prolongasse de Copacabana, chegando a Ipanema, em 1902, com ponto final na Praça Floriano Peixoto, atual General Osório. Os bondes ainda circulariam pelo bairro até 1963.

Em 1894, o termo de fundação da Villa Ipanema previa 19 ruas e 2 praças. Foram abertas as Praças Floriano Peixoto (General Osório), Coronel Valadares (Nossa Senhora da Paz) e as ruas Prudente de Morais, Farme de Amoedo, Nascimento Silva, 20 de Novembro (Visconde de Pirajá), a avenida Vieira Souto, entre outras. Quando da morte do segundo Barão de Ipanema, assumiram a empresa Alberto de Campos e Manuel Pinto de Miranda Montenegro, que convidaram Raul Kennedy de Lemos para tocar a urbanização do Bairro. Daí surgiu a Companhia Construtora Ipanema, com o engenheiro Henrique Dumont, e novas ruas foram abertas e seus lotes vendidos, tornando realidade a Villa Ipanema. Em 1927, foram negociados todos seus terrenos.

Estava consolidado o bairro de Ipanema. A valorização imobiliária se tornou enorme, prédios de apartamentos tomaram o lugar das antigas residências e os gabaritos foram aumentados. Surgiam apart-hotéis e grandes centros comerciais na rua Visconde de Pirajá e, na década de 1970, Ipanema se tornou um bairro sofisticado, onde Sérgio Dourado construía espigões e os preços dos imóveis disparavam.

Ipanema serviu de inspiração para Tom Jobim e Vinicius de Moraes criarem a mundialmente famosa “Garota de Ipanema”. O charme dos seus bares, freqüentados por intelectuais e artistas, a praia da época do “Píer”, musas como Helô Pinheiro e Leila Diniz marcaram gerações. Ipanema ditava a moda de praia, onde predominava os biquínis e suas variações - tanga, asa-delta, fio-dental etc. O Bar Vinte, o Jangadeiro, o Zeppelin, o Castelinho, o Veloso (atual Garota de Ipanema), o Bofetada, a Sorveteria Morais, o Bar Lagoa, o Barril 1800, a Loja Company, a Dijon, a Feira Hippie da praça General Osório, entre outras referências, deram a Ipanema uma rica história de costumes e personagens que marcaram de forma destacada o bairro na cultura carioca.

No carnaval, a Banda de Ipanema, fundada em 1965 por Albino Pinheiro e um grupo de amigos, lota as ruas de Ipanema com milhares de foliões, reunindo moradores, artistas, boêmios, músicos, musas espalhando alegria contagiante. A partir de meados da década de 1980, começa a se destacar também no bairro o Bloco “Simpatia é Quase Amor”.

Um dos principais marcos do bairro é a Ponta do Arpoador, com as suas pedras dividindo a Praia de Ipanema da Praia do Diabo. Um dos locais mais apreciados para admirar o pôr do sol e onde, no século XVII, se caçavam baleias com arpões, o Arpoador é uma das principais referências do surfe brasileiro. Foi nas ondas do Arpoador que o surfe começou a ser praticado no Brasil, ainda na década de 1950. Foi ali, também, que aconteceram as finais do primeiro Campeonato Brasileiro oficial de Surfe, em 1965.

Nota: A denominação; delimitação e codificação do Bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280 de 23 de agosto de 1985.

RUTH DE AQUINO





O megainferno dos mega-Réveillons


Ruth de Aquino



RUTH DE AQUINO é diretora da sucursal de ÉPOCA no Rio de Janeiro

raquino@edglobo.com.br

Copacabana, a princesinha do mar, treme nas bases. O show do Réveillon começará às 18 horas e irá até as 3 horas. Nove horas ininterruptas de Música Popular Brasileira. Vai abrir com DJ Brinquinho e, depois, Grupo Revelação. Conhecem? Eu também não. Hoje, para ser MPB, basta ser brasileiro e popular. Pagode virou MPB. Segundo a Riotur, o “superpalco” terá quatro torres de som, cada uma com 48.000 watts. E mais 20 torres de som espalhadas pela praia, num megaevento para 2 milhões de pessoas.

Depois dos fogos de artifício da meia-noite, a multidão poderá desfrutar o vozeirão de Martinália e, às 2 horas da madrugada, o ápice do baticumbum: as escolas de samba Beija-Flor e Salgueiro. Isso é um exagero, para dizer o mínimo. É uma mania de atrapalhar o que já foi uma confraternização pacífica. Os fogos, o mar e os brindes eram o que importava. Saudava-se a virada do ano em família, entre amigos, na praia. Flores eram jogadas ao mar. Faziam-se pedidos a Iemanjá. Em Copacabana.

“A primeira linha de prédios, na Avenida Atlântica, ficará exposta a no mínimo 80 decibéis. Isso é absolutamente nocivo e incômodo ao ouvido humano”, diz o professor de Acústica Fernando Castro Pinto, de 43 anos, da Coppe, ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Esse som vai muito além do permitido pela legislação da própria Prefeitura. Se alguém resolve abrir um barzinho e a música supera 55 decibéis à noite, o dono pode ser autuado e multado.” Castro Pinto avisa que quem ficar perto das torres de som por mais de 20 minutos seguidos sofrerá alguma perda auditiva. Para o resto da vida. É irrecuperável.

O prefeito Cesar Maia não estará em Copacabana. Como sempre, deixa o circo armado e se recolhe fora da cidade ou em seu apartamento de luxo numa praia do Rio bem longe dali, em São Conrado. Este será seu último Réveillon no poder. Bem que poderia postar-se ao lado de uma dessas torres de som. Mas seria uma punição inócua. O Rio de Janeiro convive há anos com um prefeito praticamente surdo.

Som alto em espaços públicos pode causar estresse e perda auditiva. Mas ninguém parece se importar com isso

No ano passado, o batidão em Copa foi do funk. Escrevi sobre o pesadelo (“O Réveillon do pancadão”). Cinco pessoas foram feridas perto do palco por tiros, que vieram do alto como balas perdidas. Ipanema teve rave, e um folião morreu com um tiro no abdômen. Agora, a Polícia Militar vetou o show de música eletrônica em Ipanema. E no Flamengo também. A Riotur lamentou, os patrocinadores se irritaram. Ninguém quer disputar com Copacabana o título de “maior festa de virada do mundo”. Os moradores de Ipanema preferem um Réveillon mais calmo, menos nervoso, com menos gente fazendo xixi na rua, menos bêbados, menos ambulantes.

A PM vetou os shows em Ipanema e no Flamengo porque se disse incapaz de garantir a segurança nesses dois bairros. Significa então que, em Copacabana, a PM acha que pode garantir a segurança. É isso mesmo?

E se houvesse um plebiscito no bairro do Rio que concentra mais idosos? Será que a população de Copacabana preferiria algo menos mega? Será que técnicos de acústica deveriam ser consultados previamente? “No Brasil, existe uma cultura musical: quanto mais alto o som, não importa o estilo, melhor o show. Tudo então, quando é público, precisa ser gigantesco, monstruoso, para impressionar. Ninguém se preocupa com o respeito ao próximo. Seria fundamental que a Prefeitura fizesse um estudo de impacto da poluição sonora, na tentativa de amenizar os prejuízos causados pelo som excessivo. E monitorasse”, diz Castro Pinto.

Som muito alto provoca estresse e fadiga mental, aumenta a pressão arterial e a pressão sanguínea e contribui para o surto de brigas e confusões, especialmente se o show se arrasta por nove horas. O Réveillon no Rio já foi considerado, no passado, um momento de trégua, um intervalo de paz. O modismo dos megaeventos por todo o país, não só no Rio, revela falta de civilidade e de educação. O espaço público vira uma zona.

Adianta falar? No Brasil, quem reclama por seu direito é um chato. Os incomodados que se mudem de Copacabana.

JORGE MARANHÃO


Em viagem a Londres, visitei uma exposição impressionante sobre a história e a conquista dos direitos civis e das liberdades pêlos britânicos, eles que são os modernos inventores deste valor universal apontado como o de maior grandeza por Kant. Qualquer cidadão pode acessar o site (http://w(AUA).bl.uk/takingliberties) e ter uma ideia geral do grande evento da British Library anunciado em cartazes no The Tube. Basta ser estimulado para a importância do tema da consciência de cidadania que vem do berço e dos bancos das escolas.

Pelas galerias da exposição, turmas de adolescentes explicavam uns aos outros matéria tão abrangente e complexa quanto citação de Locke ("Where there is no law, there is no freedom"). Mas em países de baixa cultura de cidadania geralmente se confunde direito com abuso de direito, império da lei com liberdades ilimitadas, tomando-se a primeira como cerceamento da segunda e não como a sua garantia essencial. O Brasil não pode se dar o luxo de esperar mais duas gerações para que a cultura de cidadania prevaleça sobre a cultura de impunidade, raiz de todos os nossos males. A diferença entre a educação e a punição é que enquanto a primeira forma o futuro cidadão, a segunda conforma o cidadão adulto, no presente, quanto à indispensável coerção social para a garantia efetiva das liberdades.

No Brasil, precisamos tanto de efetividade na educação quanto de efetividade na justiça, pois a escola é apenas um dos sistemas de produção de valores civilizatórios, quando estes futuros cidadãos correm o risco de serem "deseducados" pêlos demais sistemas, como a família, a política, o Judiciário e até mesmo a mídia irresponsável. Para otimizar estes demais sistemas deficientes e omissos na produção dos valores universais da civilização é que temos que recrutar a mídia e o empresariado mais responsáveis que podem, no Brasil e na América Latina, turbinar de eficiência os demais sistemas.

Um cidadão não só pode, como deve, ser estimulado pela mídia a denunciar desvios de conduta, sobretudo de autoridades, em defesa do interesse público. Pois a cidadania se fundamenta no princípio de que as liberdades de todos só se efetivam com o cumprimento dos deveres civis e políticos da maioria.

Se não há denúncia, não há possibilidade de punição. Se não há punição, não há garantia efetiva de liberdades.

JORGE MARANHÃO é diretor do Instituto de Cultura de Cidadania A Voz do Cidadão.
E-mail: jorge@professa.com.br.

VISITA






O Portal de Notícias da Globo

Atualizado em 23/12/08 - 13h51

'O povo brasileiro é maravilhoso', diz Carla Bruni
Primeira-dama francesa falou à imprensa após visitar o Morro do CantagaloEla comemora seu aniversário de 41 anos nesta terça (23).

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

"O povo brasileiro é diferente, é maravilhoso", disse a primeira-dama francesa, Carla Bruni, após visitar o Espaço Criança Esperança no Morro do Cantagalo, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça (23).

Veja fotos de Bruni e Sarkozy no Rio

A cantora, que completa 41 anos nesta terça, disse que está encantada com a beleza do país. Ela ressaltou que pretende voltar ao Brasil em uma visita não oficial junto com o seu marido, Nicolas Sarkozy, presidente da França.

Durante a visita, ela ganhou um “parabéns pra você” ao som de uma bateria mirim de escola de samba. Bruni também plantou uma muda de pau-brasil e assistiu ao desfile da ONG ModaFusion, que realiza trabalho em comunidades carentes da cidade e as coloca em contato com a alta costura francesa.

Foto: Vanderlei Almeida/AFP Photo

Carla Bruni e Lilly Marinho em evento no Cantagalo (Foto: Vanderlei Almeida/AFP Photo)
O evento contou com a participação da primeira-dama do Rio, Adriana Anselmo, da viúva do presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, Lilly Marinho, e da modelo Luiza Brunet. A Polícia Militar reforçou a segurança nos acessos e no interior do morro.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Olá Ignez,

Tenho acompanhado o trabalho do PSI através das cópias dos seus emails. Parabéns pelas vitórias, seriedade e perseverança!

Escrevo para contar que, dando continuidade ao nosso trabalho de recuperação e revitalização do PGI, tive mais uma segunda reunião com a PM e a GM. Como resultado, desde semana passada o parque conta com um reforço de mais dois guardas da GM, além de uma patrulha de cinco guardas que efetuarão rondas periódicas. A PM destacou tb 2 guardas de seu efetivo para cobrir o parque diariamente.

Peço divulgar entre os membros do PSI para que todos possam colaborar nos ajudando a fiscalizar se o trabalho dos guardas está acontecendo e se está sendo eficaz. Com a chegada do verão e o parque ainda em obras, temos dias complicados pela frente. Sugestões, denúncias etc podem ser enviados diretamente para o meu email e me encarrego de conversar com as autoridades sobre.

O esforço é para que tudo funcione com excelência no Garota de Ipanema. A colaboração de toda a comunidade é super importante!
martha@om.art.br

Abraço.

Martha Gonçalves

FELIZ NATAL !!!


Poeminha de Natal


Desde os tempos mais remotos
Diziam as profecias
Que viria a este mundo
O esperado Messias.

Num pequeno povoado,
Lá longe, no Oriente,
Por um anjo anunciado
Ele estaria com a gente.

A jovem abençoada,
Que se chamava Maria
Foi então a escolhida
Pra nos dar essa alegria.

Fruto do amor divino,
Nasceu num rastro de luz
Esse lindo Deus-menino
A quem se chamou Jesus.

Ele veio pra mostrar
O Seu exemplo ao mundo:
Da humildade, do perdão
E do amor mais profundo.

Nesta época de Natal
Vamos celebrar bastante,
Mas nos lembrarmos primeiro
Do Aniversariante!
Quem nos guia, nos conduz...
Parabéns, Menino Jesus!!
A coordenação do blog,deseja a todos os voluntários do PSI e a todos os visitantes um FELIZ NATAL !!!

CARIOCAS VOLTAM À PRAIA !

Cariocas voltam à praia após 10 dias com tempo fechado

Ana Paula Verly, Jornal do Brasil

RIO - Depois de 10 dias corridos de tempo chuvoso, o sol reapareceu, de leve, neste domingo, no primeiro dia do verão. Os cariocas aproveitaram a trégua da chuva para se refrescar no mar, limpo e com poucas ondas no Arpoador e em Ipanema. Apesar das condições marítimas opostas, em Copacabana os banhistas também não se intimidaram. O mormaço intenso foi suficiente para deixar as praias cheias.
– De manhã, parecia que o domingo seria chuvoso como os dias anteriores, mas, depois de tanto tempo, tivemos uma típica tarde carioca – comemorou o publicitário Ricardo Diniz, 26 anos, na praia com o pai.
Com o tempo firme, crianças e adultos tiveram um dia de lazer a céu aberto. A dona de casa Maria Rita de Oliveira, 40 anos, levou os filhos Eduardo, de 10, e Carolina, 8, para passearem na orla do Leblon. Primeiro, tomaram um café da manhã reforçado na calçada de uma padaria do bairro. Depois de muitas voltas de bicicleta e patins, mataram a sede com água de coco em um quiosque da praia.
– Isso faz parte da nossa rotina. Ultimamente, tivemos de inventar opções de lazer em lugares fechados. Mas não é a mesma coisa. Aqui, a gente se exercita diante dessa vista linda e ainda volta para casa com um ar de saúde, com o rosto corado – contou, sorrindo, Maria Rita.
Dilúvio no fim de semana
A julgar pelas estimativas do Climatempo, o próximo domingo será debaixo do edredom. As previsões para esta semana jogam um balde de água fria na intenção de viajar para as regiões de praia no feriadão de Natal. De acordo com o instituto, o tempo vai piorando ao longo dos próximos cinco dias e deve chover mais forte na sexta-feira, por causa da entrada de uma frente fria vinda do Sul.
Vai haver pancadas de chuva à tarde nos próximos três dias, com temperatura mínima de 19 e máxima de 33 graus. Na quinta-feira, o tempo muda, com a chegada da frente. O sol aparece entre nuvens pela manhã e chove à tarde e à noite. A temperatura média fica em torno de 28 graus. Na sexta-feira, as condições do tempo são as mesmas, mas o volume de chuva deve ser maior.
O meteorologista Paulo Takeshi explica que a zona de convergência do Atlântico Sul – fenômeno típico do verão que estaciona uma frente fria no Sudeste – é a responsável pela longa temporada de chuvas, que deve continuar, pelo menos, nos próximos 15 dias.
– Pode ser que o Rio tenha grande volume de chuva, parecido com o que caiu em Minas Gerais nos últimos dias, no próximo fim de semana.

MEMÓRIA




Enviado por Bairros.com -

MEMÓRIA VISUAL

A praça da foto fica em Ipanema

A foto de 1983 mostra a Praça General Osório, em Ipanema. O parquinho com brinquedos continua lá e é ainda freqüentado pelas crianças das redondezas. Às quartas-feiras, o Bairros.com publica uma foto antiga de algum ponto da Zona Sul para testar sua memória visual. A imagem desta semana já está no ar

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL











Hoje pela manhã ,o IPA BEBÊ,fêz a festa!
Na praia de Ipanema,crianças da redondeza festejaram o Natal com teatrinho de fantoches,passeios de patinete e brincadeiras.
Com a doação de 1Kg de alimento.a criançada se divertiu andando de patinetes do tamanho deles.
A animação era grande.

ILEGAL

PM estoura bingo clandestino em Botafogo

Publicada em 21/12/2008 às 11h07m

Marcelo Dutra e Sérgio Ramalho

RIO - Homens do Serviço Reservado do 2º BPM (Botafogo) estouraram na madrugada de domingo um bingo clandestino que funcionava na Rua General Polidoro 298 A, próximo ao Cemitério São João Batista. Foram detidas 11 pessoas que estavam jogando no momento da operação policial e dois funcionários da casa. Foram apreendidas ainda 39 máquinas de jogos. O bingo funcionava numa casa de dois andares. A ocorrência foi registrada na 10ª DP (Botafogo).
A operação ocorreu depois de a reportagem de Sérgio Ramalho, publicada no GLOBO, mostrar que os bingos clandestinos proliferam pelo Rio, sustentados por jogadores e, em muitos casos, acobertados por policiais militares. A expansão do jogo ilegal pode ser medida pelo número de ligações registradas este ano pelo Disque-Denúncia: 344, de janeiro até o dia 15 passado.

Nas denúncias são citados endereços e detalhes do funcionamento das casas de jogos, algumas instaladas em endereços nobres da Zona Sul, como as ruas Barão da Torre e Visconde de Pirajá em Ipanema, passando pelo Centro, zonas Norte, Oeste e Baixada Fluminense. Em geral, as máquinas ficam em locais reservados, mas há casos como o do Restaurante Tocão, na Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, onde no segundo andar é possível apostar em 16 máquinas.
Por duas semanas O GLOBO acompanhou o funcionamento de alguns desses bingos clandestinos, ouviu apostadores e ex-apostadores, que, atolados em dívidas, trocaram as máquinas de videobingo e caça-níqueis por reuniões dos Jogadores Anônimos. Para atrair apostadores, alguns bingos clandestinos oferecem transporte e bebidas aos jogadores. Reaberto no dia 4 passado, após ter sido fechado em outubro por policiais da 14ª DP (Leblon), o bingo do Edifício Kico, junto à Praça Nossa Senhora da Paz, ainda estava em obras na tarde de quarta-feira, quando repórteres estiveram no local. Apesar do barulho infernal vindo de uma serra elétrica, usada para dar acabamento a uma porta, três mulheres, com idade acima de 40 anos, apostavam em máquinas de videobingo.
Na sala fechada e enfumaçada, uma funcionária dava orientações sobre o funcionamento das máquinas, enquanto um garçom oferecia cerveja, refrigerante, café e água aos clientes: "É cortesia da casa", dizia. A movimentação é acompanhada de perto por três seguranças. Ao contrário do garçom e da funcionária, o trio é de pouca conversa. Atitude, por sinal, repetida pelos seguranças de outros 15 bingos clandestinos visitados. A presença deles é mais ostensiva em Vila Isabel. O bairro é recordista em denúncias de funcionamento dessas casas.

NÃO DÊ ESMOLAS,DÊ OPORTUNIDADE !

Moradores de rua vão para bairros mais ricos atrás de bondade natalina

Paula Máiran, Jornal do Brasil

RIO - Mulher na calçada, à porta de um caixa eletrônico, bebê no colo, meia dúzia de crianças em torno. Ela não pede esmola pelo amor de Deus. Oferece chicletes a R$ 1. A venda não passa de estratégia de marketing em voga nas ruas para driblar o ceticismo do público alvo, descrente da legitimidade da cena. Demonstrar o esforço na venda de algum produto parece mais eficaz do que só pedir dinheiro, embora haja a pretensão declarada de despertar a compaixão alheia. E apelar para a piedade do próximo ainda funciona – especialmente às vésperas do Natal. Mesmo em tempos de crise, pode render de R$ 20 a R$ 40 por dia.
Entradas de caixas eletrônicos estão mais disputadas do que portas de igrejas, cujos fiéis têm sido orientados a confiar seus donativos a instituições, não a pedintes. Sobre as pedras portuguesas encardidas da Rua São José, no Centro, reúne-se à porta de um caixa eletrônico um desses grupos de aspecto miserável. Nenhum mora nas ruas. Todos têm casa. Na Baixada Fluminense, a maioria. Todos passam os dias na calçada. A mais nova, Angélica, tem 1 ano e 9 meses, anunciada como sua filha pela mais velha, Andressa, de 18, que declara como primos Rafael, de 12, tamanho de 8; Márcia, 14, e Bruno, da mesma idade. Vanilson, de 16, e Tiago, 15, completam a família eventual