OBRIGADA !

AGRADECIMENTO

A Coordenação do blog,vem agradecer a todos aqueles que de uma forma ou outra ajudaram, através de cartas, emails,boca a boca,etc.... para que o show da virada fosse cancelado.
Aos amigos do Leblon,Copacabana e aos dos outros bairros que se colocaram ao nosso lado,entendendo o problema que acarrreta um grande evento ao ar livre.
Aos moradores de Ipanema,que se uniram para que a nossa luta tivesse sucesso.À Associação de Moradores ,ao Quadrilátero do Charme,ao Pólo Gastronômico,e principalmente ao PSI,do qual faço parte.
Agradecimento especial ao Comando do 23ºBPM,cujo titular é o Cel.Millan e à 14ªDP, na pessoa do Delegado Lage ,que foram totalmente contra essa festa por motivo de não poderem dar a segurança desejada que a festa mereceria.
O bom senso predominou.

Obrigada !

BINGO CLANDESTINO FECHADO

PM fecha bingo clandestino em Ipanema

Plantão Publicada em 19/12/2008 às 17h09m

Camilo Coelho - Extra


Policiais do serviço reservado do 23º BPM (Leblon) fecharam na tarde desta sexta-feira um bingo que funcionava clandestinamente na Rua Visconde de Pirajá, número 22, em Ipanema. No local foram apreendidos 22 computadores, cadeiras de jogo e R$ 26 mil dentro de um cofre. Policiais militares ainda estão no local, mas o caso será registrado na 14ª DP (Leblon).

ÁRVORE DE NATAL ROSA




Ipanema ganha Árvore de Natal Rosa

Quem passar essa semana pelo Obelisco de Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, verá uma árvore de Natal com uma característica bem feminina: a cor rosa! A idéia partiu do Movimento Rosa (www.movimentorosa.com), capitaneado pelo portal de conteúdo e rede social feminina Bolsa de Mulher, que tem como principal objetivo disseminar valores como sensibilidade, otimismo e solidariedade. “A localização da Árvore Rosa foi escolhida justamente para quebrar os momentos conturbados de estresse e caos do trânsito da região, mudando o clima e a paisagem de Ipanema”, diz Andiara Petterle, CEO do Bolsa de Mulher. O Movimento Rosa aproveita o momento de confraternização natalina e mostra que atitudes “rosa” podem ser o caminho para um mundo melhor.

RIO DE JANEIRO

rio de janeiro

O Portal de Notícias da Globo

18/12/08 - 11h56 - Atualizado em 18/12/08 - 13h16

Festa de réveillon é cancelada em Ipanema

Informação foi divulgada pela prefeitura nesta quinta (18).Laudo da PM não garante segurança do público durante evento.

Dório Victor Do G1, no Rio

O réveillon em Ipanema, na Zona Sul do Rio, foi cancelado. Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar não autorizou a realização alegando que não pode garantir a segurança do público. Em Copacabana, a festa está garantida, e contará com uma programação que incluí shows de diversos artistas e a tradicional queima de fogos.

O anúncio do cancelamento foi feito nesta quinta-feira (18), durante entrevista coletiva em um hotel em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo a Secretaria, a Polícia Militar apresentou um laudo que informava que não seria possível garantir a segurança no local. A assessoria da secretaria ressaltou ainda que a PM aguarda uma proposta dos organizadores do evento, mas ainda não foi procurada por eles. O Ministério Público já havia tentado impedir a realização do réveillon em Ipanema, mas a Justiça negou a liminar que pedia o cancelamento do evento. O caso ficou nas mãos do 1º Comando de Policiamento em Áreas Especiais (CPA), da Polícia Militar.
Secretário confirma cancelamento em Ipanema

O secretário de Turismo, Rubem Medina confirmou o cancelamento. O organizador do evento, Flávio Machado, informou durante a entrevista coletiva que também não foi notificado oficialmente sobre o laudo da PM, "mas, de qualquer forma, não há mais tempo hábil para montar a estrutura do evento". "A festa deste ano seria transmitida pela TV. É incompreensível o cancelamento", disse.

Laudo proíbe réveillon no Flamengo

O laudo também diz que a PM não pode garantir a segurança do público no Flamengo, na Zona Sul do Rio, durante o réveillon. No entanto, o secretário não confirma o cancelamento, ressaltando que ainda não foi comunicado oficialmente pela Polícia Militar. O advogado dos realizadores do evento no Flamengo, Adriano Nogueira, informou que todas as exigências da Secretaria de Segurança Pública foram cumpridas, e que o palco já está sendo montado no local. "Já investimos até o momento cerca de R$ 3 milhões. Não fomos notificados pela Secretaria, mas, caso realmente haja o cancelamento, vamos entrar com um mandado de segurança para que o evento seja realizado. Não queremos chegar a este ponto, mas não podemos perder o que já investimos no evento", disse.

Piscinão terá queima de fogos e Kelly Key

Enquanto na Zona Sul a programação está indefinida, no Piscinão de Ramos, no subúrbio do Rio, a festa está confirmada e contará com queima de fogos de dez a 15 minutos. “Será uma parceria com a Globo Rio. A Prefeitura entra com a estrutura, como a queima de fogos e as balsas, e a Globo Rio entra com as atrações”, contou Mattos. No ano em que o piscinão entra para o calendário oficial de réveillon da cidade, subirão ao palco Kelly Key, MC Leãozinho, Grupo Pixote e Dicró. Além da tradicional festa de Copacabana, o roteiro do réveillon carioca inclui ainda Barra da Tijuca, Sepetiba e Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio; Penha e Ilha do Governador, no subúrbio; e Paquetá, na Baía de Guanabara.

Queima de fogos na cobertura de hotéis na Barra

Na Barra, o palco será montado na Praça do Ó e a queima de fogos será realizada na cobertura de hotéis na orla. Segundo Motta, três já estão confirmados e dois estão em processo de negociação. Em Copacabana, a comemoração começará contará com um DJ e com uma apresentação do grupo Revelação. A principal atração, no entanto, ainda não foi anunciada. Como no ano passado, a festa vai acabar em samba, com ritmistas das escolas de samba Beija-Flor, Salgueiro e Grande Rio no palco. Além desses dois pontos da orla carioca, haverá queima de fogos no Piscinão de Ramos, na Igreja da Penha, em Paquetá e no Flamengo, caso a festa no local seja confirmada.

PARABÉNS !


Queridas Beatriz e Maria Amélia,

É, de fato o trabalho de vocês vem sendo de guerreiros e perseverantes sujeitos que desejam ardente e incansavelmente a condição de cidadania. E isso num país em que a maioria da população acredita em Papai Noel e na bem-sucedida propaganda de nosso excelentíssimo Presidente da República. Presidente, aliás, que um dia faz afagos em George W. Bush, quando ele estava em alta, e agora, junto com os outros presidentes das outras republiquetas, faz gracinhas sobre a sapatada no Bush, com direito a graciosos vocábulos do tipo "chulé". Enfim, ter perseverança e não ceder às armadilhas do "puder" é condição muito, muito nobre e fundamental.

Parabéns a vocês que conseguiram essa gigantesca vitória que é a retirada do lixão de nossas ruas. Meu Deus, é até inacreditável, lixão em plena Ipanema do século XXI! Mas vocês conseguiram dotar essa cidade de mais um aspecto de nossa complexa urbanização.

Queria aproveitar para dividir com vocês uma informação que recebi e que, particularmente, fiquei triste. Vocês sabem aqueles ombrelones vermelhos sobre mesinhas com velas que ficam em frente aos restaurantes da Rua Jangadeiros? Bem, parece que o futuro prefeito, Eduardo Paes, segundo soube, quer retirá-los dali sob a alegação de que eles representam uma "descaracterização do Rio de Janeiro". Bem, se os restaurantes e bares estão usando o espaço público (uma parte da praça Gal. Osório) sem remunerar a prefeitura, então que se crie um tributo, um acordo, sei lá. Mas a idéia de usar esse espaço, que hoje é alegre e movimentado de cariocas e turistas, foi o de desativar o grande mictório público que se instava ali, como acontece nas praças e calçados da cidade. Antes dos restaurantes e bares utilizarem o espaço (houve até matéria nos jornais na época) a bandidagem corria solta por ali (lembram de um assassinato de um segurança particular ali da área?), a praça cheirava a xixi e cocô humanos, e os "amáveis flanelinhas" dominavam, como sempre, a área. Gente, e ainda mais ali funciona a feira hippie e feira comum, e agora vai ter um terminal do metrô por ali. Então o que é que caracteriza o Rio? Queria trazer esse assunto para a pauta de vocês, porque acho que nos interessa a todos. O turismo, todos sabemos, é importante para nós. Aquelas extensões dos bares e restaurantes para a praça vem garantindo mais higiene, movimentação de pessoas, segurança, alegria, enfim. Acabar com isso, certamente, é a garantia do retorno de toda a desordem anterior. E se o receio, como já cheguei a ouvir, é o barulho dos bares e restaurantes, faça-me o favor, o Rio é uma cidade tão barulhenta!...Faz uns três meses, mais ou menos, que eu não consigo escapar, nem em minha casa nem no consultório, das serras elétricas e martelos das obras que não param por aqui. Além das obras de renovação, as buzinas, as sirenes, tudo é muito barulhento na cidade. E de mais a mais o comércio, os bares, os cafés já existem por ali. Enfim, se vocês acharem pertinente fica lançada a informação.

Um beijo carinhoso, parabéns mais uma vez, e quero sempre lembrar que se precisarem de alguma ajuda, em horário que eu possa (meu horário do consultório é super louco), estou sempre à disposição.

BEIJOS E FELIZ NATAL E UM ANO NOVO MUITO, MUITO, MUITO MELHOR PARA VOCÊS, QUERIDAS AMIGAS DE LUTA E DE AMOR AO RIO.

Virgínia Heine

RÉVEILLON 2009

Polêmica

Prefeitura cancela réveillon na Praia da Ipanema por falta de apoio da PM

Publicada em 18/12/2008 às 11h51mCBN e Rafael Galdo - O Globo

RIO - Depois de muita polêmica, os produtores do réveillon de Ipanema finalmente bateram o martelo e cancelaram oficialmente a festa que seria realizada na Praia de Ipanema. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Rubens Medina, o motivo seria a falta de apoio da Polícia Militar. A autorização para a festa de réveillon na orla de Ipanema foi negada no fim do mês passado pelo comando do 23º BPM (Leblon). A festa na Praia do Flamengo corre risco de ter o mesmo destino, mas os produtores da festa de fim de ano ainda estão buscando autorização.
O secretário municipal de Turismo já havia afirmado que precisava de uma resposta das autoridades ainda esta semana, a tempo de liberar o calendário da festa, que deveria ser publicado na ontem, na quarta-feira. De acordo com os produtores da festa na orla do bairro, mesmo se a PM apresentasse o nada a opor sobre a festa hoje, não haveria tempo hábil para montagem do palco.

Na segunda-feira, uma decisão da Justiça havia garantido a festa . O juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Dell'Orto, negou a liminar do Ministério Público que pedia a proibição da festa. Mas apesar da decisão, a festa permaneceu uma incógnita, uma vez que a palavra final cabia ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que preferiu não se posicionar e disse que o pedido para a realização do comemoração ainda não estava na secretaria, faltando duas semanas para o evento.

Decisão judicial coloca em dúvida negativa da PM

Em sua decisão, o juiz Cláudio Dell'Orto colocou em dúvida a falta de capacidade alegada pela PM para a realização da festa, um dos motivos alegados pelo MP para o cancelamento. Segundo a decisão, apesar de a PM ter se manifestado afirmando que o 23º BPM (Leblon) "diante da grandiosidade do evento" não teria capacidade de fazer o policiamento, o relatório da segurança realizada na festa do ano passado sugere que a PM poderá realizar novamente a atividade de policiamento ostensivo.

De acordo com a decisão do juiz, por ser uma festa que vai atender pessoas da cidade inteira, além de turistas, e não apenas moradores do bairro - que seriam contra a festa - é preciso seguir a vontade da maioria.

O secretário

No sábado, um reportagem do GLOBO trouxe a polêmica sobre a realização da festa, que está dividindo moradores. O Projeto de Segurança de Ipanema, grupo apartidário que defende a mobilização popular entrou com uma ação no Ministério Público e enviou e-mail ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, reforçando o pedido de cancelamento da festa. Os organizadores do evento, no entanto, conseguiram o apoio de personalidades que moram ou freqüentam o bairro e ainda não desistiram de obter a autorização.

IPANEMA É SHOW !



Enviado por Bairros.com -

Ipanema para todos os bolsos

Do albergue ao hotel cinco estrelas, da lanchonete em que se come em pé aos restaurantes mais sofisticados. Ipanema, uma das maiores vitrines do carioca way of life, abriga todos os gostos, como mostramos na reportagem de capa do GLOBO-Zona Sul esta semana. O bairro atrai cada vez mais turistas apostando em uma fórmula simples: a sofisticação é bem-vinda, desde que não comprometa o espírito democrático.
Veja nossas dicas para aproveitar melhor o bairro no Globo Digital (disponível somente para assinantes). Também fizemos um making-of da nossa capa, onde a modelo Renata Miguez (ao lado), da Agency Models, interpreta duas personagens que convivem nas calçadas de Ipanema: uma com espumante e hospedada na cobertura do Hotel Fasano, outra praiana e adepta da infalível água-de-coco.

RÉVEILLON 2009

Cancelada festa de reveillon em Ipanema

Plantão

Publicada em 18/12/2008 às 11h44m


Rafael Galdo

RIO - Os produtores do reveillon de Ipanema cancelaram oficialmente a festa na orla do bairro na virada do ano. Segundo eles mesmo se a PM apresentasse o nada a opor sobre a festa hoje, não haveria tempo hábil para montagem do palco. A festa de reveillon no Flamengo ainda está indefinida. Em outros oito bairros o reveillon está confirmado.

RÉVEILLON 2009 - CANCELADO EM IPANEMA

Réveillon em Ipanema está cancelado, afirma Medina

Plantão

Publicada em 18/12/2008 às 11h34m

CBN


RIO - O secretário municipal de Turismo, Ruben Medina, afirmou, na manhã desta quinta-feira, durante coletiva de imprensa no Hotel Sofitel, que o réveillon na Praia de Ipanema está cancelado. Segundo ele, o motivo seria a falta de apoio da Polícia Militar. Já os produtores da festa de fim de ano na Praia do Flamengo ainda estão buscando autorização.

METRÔ DE IPANEMA


Cabral inicia obras do elevador do Metrô de Ipanema

JB Online


RIO - O governador Sérgio Cabral e o secretário de Transportes, Julio Lopes, deram início, na manhã desta quarta-feira, às obras de construção do elevador que dará acesso do Metrô à comunidade do Cantagalo, em Ipanema, Zona Sul do Rio. A previsão do término desta obra é para abril de 2010. Ambos também conferiram o andamento das obras de expansão da Estação do Metrô Ipanema/General Osório, que será concluída em dezembro de 2009.


- A minha avaliação destas obras é muito positiva. Está tudo andando dentro do cronograma. Daqui a um ano, estaremos inaugurando a Estação General Osório. Hoje, também lançamos a obra do elevador panorâmico e que será extraordinário. O que é mais bonito de se ver, é que tudo isto está compactuado com a comunidade. Todos ganharão com estas construções que estão sendo feitas, sobretudo, o Rio de Janeiro – comemorou Cabral.


Julio Lopes informou que no local funcionava uma unidade da Comlurb e uma cooperativa de catadores de lixos. De acordo com o secretário, eles foram transferidos para o bairro do Estácio, onde o Estado está construindo e adaptando um espaço para este tipo de atividade de coleta.
- Daqui a um ano, as pessoas poderão ter acesso aos carros do Metrô através de duas esteiras rolantes. Os moradores terão um ganho na qualidade de vida. Calculamos que esta estação receberá cerca de 80 mil passageiros diariamente. Pela primeira vez, uma estação de Metrô ficará pronta dentro do prazo previsto. A comunidade também tem nos ajudado muito para a construção desta nova realidade - informou o secretário.


Cada um dos dois novos elevadores terá 30 lugares, que transportarão as pessoas para a parte de cima da comunidade, obra que será concluída pela intervenção do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Julio Lopes comentou que é a primeira vez que o serviço público de lixo começará a funcionar dentro da comunidade do Cantagalo.


- Este elevador também integrará positivamente em relação ao turismo à subida para a comunidade. No topo, os turistas poderão contemplar o mirante vendo a linda praia de Ipanema – concluiu.

RÉVEILLON 2009





Decisão caberá ao Comando de Policiamento em Áreas Especiais


Daniella Clark


Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, a decisão sobre a permissão para os eventos nas praias caberá ao 1º Comando de Policiamento em Áreas Especiais (CPA). Na decisão em que negou pedido de liminar do Ministério Público, o juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Dell'Orto, escreveu que relatórios anexados ao Inquérito Civil Público mostram que “o município tem realizado a festa sem maiores transtornos”. O processo inclui ainda o planejamento para o réveillon 2007/2008, do 23º BPM (Ipanema), mostrando que foi possível a realização da festa. De acordo com o juiz, o que poderia impedir a realização do evento é justamente o “nada a opor” da PM do Rio.


Interesse da coletividade


Na ação, o Ministério Público pede que a prefeitura cancele a festa e seja responsável pelos danos causados, caso a comemoração seja realizada. O MP aponta, entre os pontos negativos da festa ao ar livre, o grande número de pessoas, a longa duração da festa, o acúmulo de lixo, a insuficiência de banheiros, deficiência na segurança pública e consumo de drogas.

Público na virada do ano em Ipanema, em 2007:

polêmica chegou à Justiça (Foto: Dório Victor / G1) à noite


“O pedido de não-realização da festa decorreria dos princípios da precaução e da razoabilidade. No que se refere à razoabilidade, a questão se coloca na solução do conflito entre os direitos de privacidade e tranqüilidade dos moradores do bairro de Ipanema e a oferta de uma festa popular, ao ar livre, para que todos os moradores da cidade e eventuais turistas possam comemorar o réveillon naquela praia. A prevalência do interesse da coletividade - pela sua representação majoritária - impõe que a razoabilidade se materialize contra a pretensão do Ministério Público”, decidiu o juiz.


Programação inclui DJs nacionais e internacionais


De acordo com o Tribunal de Justiça, o processo segue e o MP ainda pode recorrer. A prefeitura e as empresas envolvidas na organização podem ser intimadas.

Segundo o diretor de operações da Riotur, Bruno Mattos, a programação em Ipanema, no Posto Nove, inclui música eletrônica, com DJs internacionais e nacionais. “Seria o quarto ano desse projeto no Posto Nove. É mais uma alternativa, evitando o acúmulo de pessoas procurando Copacabana. O objetivo é que as pessoas freqüentem festas perto de casa”, disse Mattos.

PERIGO !




Enviado por leitora Angela Gomes Pereira -



EU-REPÓRTER

Perigo de desabamento no coração de Ipanema
O perigo continua na esquina da Visconde de Pirajá com Farme de Amoedo. Após o desabamento do prédio da esquina ocorrido em outubro, que deixou vítimas gravemente feridas, um precário escoramento (vejam na foto) pretende evitar que o que restou da fachada caia novamente sobre os pedestres! Como moradora de Ipanema espero que as autoridades tomem providências para eliminar este risco iminente, e que os responsáveis por este absurdo acidente no coração de nosso bairro sejam punidos.
Esta foto foi enviada por um leitor.

ZUENIR VENTURA

Sou contra

Zuenir Ventura

O Globo, 17/12/2008

Quem viu o que eu vi no ano passado não deseja repeteco. A experiência do último réveillon em Ipanema, onde moro, foi um desastre. Invadidas por ambulantes com seus fogareiros a gás cozinhando churrasquinhos e cachorros-quentes, a pista e a calçada viraram um mafuá perigoso de se atravessar.

E não foi só. Se o risco de incêndio e a falta de higiene não bastassem, se fosse pouco as calçadas terem virado mictório, houve ainda as brigas e confusões que exigiram a presença do Batalhão de Choque da PM e causaram a morte de um homem com um tiro no abdômen - sem falar na poluição sonora daquele ritmo de bate-estaca que não deixou parte do bairro dormir (em Ipanema, a distância que o som tem de percorrer entre a areia e os prédios é bem menor do que em Copacabana). Qual é a compensação para tantos inconvenientes? Sei que há os que apóiam a festa alegando que é apenas uma noite de transtornos por ano e que se trata de uma atração para os jovens. Além do mais, o bairro é turístico e quem mora nele deve pagar um preço por isso. E por que só Copacabana, reclamam, tem direito a realizar um grande réveillon? Começando pelo último argumento. O fato de já acontecer ali perto a maior festa de virada do mundo me parece mais um motivo para a diversificação.

Por que não deixar para Ipanema a alternativa de um réveillon mais tranqüilo, com outro tipo de curtição, sem o agito do bairro vizinho? Há décadas que na noite de 31 de dezembro minha mulher e eu vamos a pé até Copacabana para assistir à queima de fogos - nós e famílias inteiras, algumas levando até filhos de colo. Com exceção do ano passado, íamos e voltávamos na santa paz de Deus. Dizia-se que era a única ocasião em que se podia andar pela Zona Sul às 3 horas da madrugada sem medo e sem risco.

Também não concordo com o argumento de que, além do IPTU alto, a gente tem que pagar em incômodo e desconforto por morar em área turística.

Cidades como Paris, capital do turismo, já ensinaram que é possível oferecer ao visitante as duas coisas: atração e ordem urbana. E faturar com isso.

Quem disse que turista gosta de bagunça? Por fim, o que fazer com os jovens, que preferem ser - não ver - o espetáculo? Querem dançar. É simples: se Ipanema não tem o ritual dos fogos, se o que oferece é apenas o espaço para o baile, por que não destinar outro lugar mais amplo e desimpedido, sem moradores próximos, sem limitações, onde 20 DJs possam tocar a todo o volume gêneros como o funk e a música eletrônica, que são por natureza mais espaçosos e barulhentos? A coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema dá a sugestão: os galpões do Cais do Porto. Lá, lembra a empresária Maria Ignez Barretto, não tem vizinhança.

POLÊMICA

Polêmica

Secretário de Turismo diz que depende de apoio da PM para fazer festa de réveillon em Ipanema

Publicada em 16/12/2008 às 23h46m

Luisa Valle e Jacqueline Costa


RIO - Apesar de a Justiça ter autorizado o réveillon em Ipanema , a festa continua sendo uma dúvida. Nesta terça-feira, o secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, reafirmou que, sem o apoio da Polícia Militar, não há como realizar o evento. Sem se posicionar sobre o assunto, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse que o pedido para a realização do comemoração ainda não chegou à secretaria. A duas semanas da virada do ano, o impasse continua.

- Eu lamento. Acho que o Rio perde muito porque o réveillon em Ipanema seria mais uma atração para moradores e turistas e estava se firmando. Mesmo com a autorização da Justiça, não podemos fazer a festa se o governo do estado diz que não garante a segurança. Já está em cima da hora e daqui a pouco não dá mais tempo - disse Medina.

Na segunda-feira, o juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Dell'Orto, negou a liminar do Ministério Público que pedia a proibição da festa de Réveillon que será realizada na Praia de Ipanema. Apesar da decisão, o Ministério Público ainda poderá recorrer da decisão do juiz. A decisão final, no entanto, caberá ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.
De acordo com a decisão do juiz, por ser uma festa que vai atender pessoas da cidade inteira, além de turistas, e não apenas moradores do bairro - que seriam contra a festa - é preciso seguir a vontade da maioria.

O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, diz que precisa de uma resposta das autoridades ainda esta semana, a tempo de liberar o calendário da festa, que deve ser publicado na quarta-feira.

No sábado, um reportagem do GLOBO trouxe a polêmica sobre a realização da festa, que está dividindo moradores. O Projeto de Segurança de Ipanema, grupo apartidário que defende a mobilização popular entrou com uma ação no Ministério Público e enviou e-mail ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, reforçando o pedido de cancelamento da festa. Os organizadores do evento, no entanto, conseguiram o apoio de personalidades que moram ou freqüentam o bairro e ainda não desistiram de obter a autorização.

ESTATÍSTICAS- BLOG - 01 / 12 a 15 / 12

Uso do site

4.680 Visitas

6.652 Exibições de página

1,42 Páginas/visita

00:01:04 Tempo médio no site

84,47% % de novas visitas

REVEILLON INCERTO

Justiça libera, mas Réveilon de Ipanema é incerto

Renata Victal,

Jornal do Brasil

RIO - O juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Dell'Orto, liberou a festa de Réveillon na Praia de Ipanema. A decisão, no entanto, não garante a realização do evento. Agora cabe ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, se pronunciar, o que só deve acontecer na sexta-feira.

Enquanto o sinal verde não é dado, o promotor Eduardo Santos, da 8ª promotoria da Cidadania, já prepara um recurso. O imbróglio deixa os organizadores aflitos. Segundo Fábio Tabach e Flávio Machado, o prazo final dos patrocinadores expirou na segunda-feira.

– As quase 500 pessoas envolvidas na produção do evento não sabem se vão ou não trabalhar. Muitas delas abriram mão de outros empregos. E não sabemos mais o que dizer aos patrocinadores. Nosso prazo acabou – ressalta Tabach.

Os dois já pagaram os 10 DJs escolhidos para animar a festa. Eles comemoraram, mesmo que de forma parcial, a decisão do juiz.

– A gente não esperava outra decisão. Estamos organizando a festa de acordo com todos os padrões da licitação da prefeitura. Só dependemos da autorização da secretaria – afirma Flávio.
Em sua decisão, o juiz ressalta que, apesar de o comandante do 23º BPM (Leblon), Carlos Milan, ter dito que “diante da grandiosidade do evento” não teria capacidade de fazer o policiamento, o relatório da segurança realizado na festa do ano passado sugere que a PM poderá realizar novamente a atividade de policiamento ostensivo.

Dell'Orto diz ainda que a festa visa atender pessoas da cidade inteira e não apenas moradores do bairro. “No que se refere à razoabilidade a questão se coloca na solução do conflito entre os direitos de privacidade e tranqüilidade dos moradores do bairro de Ipanema e a oferta de uma festa popular, ao ar livre, para que todos os moradores da cidade e eventuais turistas”.

Decisão equivocada

Os argumentos, no entanto, não agradaram ao promotor.
–Vamos entrar com o recurso e nosso maior argumento é a segurança. No último ano houve um baleado. O próprio comandante diz que não tem como garantir a tranquilidade – explica Eduardo.

A decisão também desagradou os moradores. Eles reclamam do excesso de poluição sonora, número insuficiente de sanitários, demarcação de áreas vip na praia e um grande comércio irregular. A médica Júlia Souza, de 57 anos, conta que precisou sair de casa.

– O som era muito alto e não gosto de música eletrônica. É muito incômodo dormir com um bate-estaca daqueles na cabeça. Fui para a casa de uma amiga.

Augusto Boisson, presidente da Associação de Proprietários de Pequenos Prédios no Leblon e Ipanema, classificou como infeliz a decisão do juiz e teme que a festa se estenda pelas areias do Leblon nos próximos anos.

–O juiz não foi feliz. Ele não deve ter contemplado a opinião da população e das autoridades. Meu medo é que aconteça no Leblon o mesmo que aconteceu em Ipanema. Era muito sexo e promiscuidade entre automóveis das ruas paralelas. Acabaram com os gramados em frente aos prédios. Muita gente usando drogas. Até uma pessoa morreu. O bairro não tem estrutura para receber 300 mil pessoas.

Fabio Tabach rechaça o número de 300 mil pessoas no evento.

–Não colocamos 300 mil pessoas na praia. Fizemos um estudo e descobrimos que levamos 44 mil. Este ano conseguimos que a MTV transmita a festa para todo o país. A cidade só tem a ganhar com este evento.

EMERGÊNCIA EM RISCO NO REVEILLON

EMERGÊNCIA EM RISCO NO REVEILLON

Cremerj alerta que Hospital Miguel Couto,no Leblon,sofre déficit da anestesistas e radiologistas.

Paula Máiran

Jornal do Brasil 12/12 2008

Justamente a menos de três semanas do Réveillon,época em que a demanda por atendimento hospitalar de emergência aumenta 30%,na Zona Sul,agrava-se a crise no Hospital Miguel Couto,na Gávea.
O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro(Cremerj),denunciou ontem que há neste momento na unidade um déficit de 15 anestesistas e 8 radiologistas.De acordo como presidente do Conselho,Luiz Fernando de Moraes,o quadro já envolve o adiamento sistemático de cirurgias por falta desses especialistas.
_A prefeitura precisa contratar com urgência,ou será muito grave a situação durante o período das festas_alertou o presidente do Cremerj.

POLÊMICA

Polêmica

Justiça garante festa de Réveillon na Praia de Ipanema, mas MP ainda pode recorrer

Publicada em 16/12/2008 às 12h51m

Luisa Valle

RIO - A polêmica sobre as festas de Réveillon na cidade parece não ter fim. Na segunda-feira, o juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Dell'Orto, negou a liminar do Ministério Público que pedia a proibição da festa de Réveillon que será realizada na Praia de Ipanema. Apesar da decisão, o Ministério Público ainda poderá recorrer da decisão do juiz. A decisão final, no entanto, caberá ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

De acordo com a decisão do juiz, por ser uma festa que vai atender pessoas da cidade inteira, além de turistas, e não apenas moradores do bairro - que seriam contra a festa - é preciso seguir a vontade da maioria.

"No que se refere à razoabilidade a questão se coloca na solução do conflito entre os direitos de privacidade e tranqüilidade dos moradores do bairro de Ipanema e a oferta de uma festa popular, ao ar livre, para que todos os moradores da cidade e eventuais turistas possam comemorar o réveillon naquela praia. A prevalência do interesse da coletividade - pela sua representação majoritária - impõe que a razoabilidade se materialize contra a pretensão do Ministério Público", afirma sua decisão.

Ainda de acordo com a decisão do juiz, apesar de a PM ter se manifestado afirmando que o 23º BPM (Leblon) "diante da grandiosidade do evento" não teria capacidade de fazer o policiamento, o relatório da segurança realizada na festa do ano passado sugere que a PM poderá realizar novamente a atividade de policiamento ostensivo. A autorização para a festa de réveillon na orla de Ipanema foi negada no fim do mês passado pelo comando do 23º BPM (Leblon).
O juiz afirma ainda que as questões de preservação do local são de responsabilidade da empresa que vai realizar a festa.

"Evidentemente que os organizadores da reunião e seus patrocinadores são responsáveis por todo e qualquer dano que possa derivar do evento. Todos estão obrigados, também nos limites da Constituição da República, a zelar pela incolumidade pessoal dos convivas, pela proteção do patrimônio e do meio ambiente. Diante destas razões, INDEFIRO o pedido de liminar formulado pelo Ministério Público

O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, diz que precisa de uma resposta das autoridades ainda esta semana, a tempo de liberar o calendário da festa, que deve ser publicado na quarta-feira.

No sábado, um reportagem do GLOBO trouxe a polêmica sobre a realização da festa, que está dividindo moradores. O Projeto de Segurança de Ipanema, grupo apartidário que defende a mobilização popular entrou com uma ação no Ministério Público e enviou e-mail ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, reforçando o pedido de cancelamento da festa. Os organizadores do evento, no entanto, conseguiram o apoio de personalidades que moram ou freqüentam o bairro e ainda não desistiram de obter a autorização.

RÉVEILLON 2009

Decisão da Justiça garante festa de Réveillon na Praia de Ipanema

Plantão

Publicada em 16/12/2008 às 12h09m

Luisa Valle



RIO - O juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Cláudio Dell'Orto, negou a liminar do Ministério Público que pedia a proibição da festa de Réveillon que será realizada na Praia de Ipanema. De acordo com a decisão do juiz, por ser uma festa que vai atender pessoas da cidade inteira, além de turistas, e não apenas moradores do bairro - que seriam contra a festa - é preciso seguir a vontade da maioria. O juiz afirma ainda em sua decisão que as questões de preservação do local são de responsabilidade da empresa que vai realizar a festa. Além disso, ele ressaltou que no ano passado, o comandante do 23ºBPM informou que o planejamento da festa, o que provaria que é possível realizar o evento novamente este ano.

RÉVEILLON 2009

Piscinão de Ramos terá show e queima de fogos, mas outras áreas da cidade ficaram de fora da festa

Antero Gomes

- Extra


Eventos ameaçados

Enquanto no Piscinão de Ramos a festa já está garantida, em Ipanema e no Flamengo os shows programados para a população estão seriamente ameaçados. Os comandos dos batalhões da Polícia Militar dos dois bairros deram pareceres contrários à programação musical: rave e "dance music".
Nesta sexta-feira, o comandante do 1º Comando de Policiamento de Área, coronel Marcos Jardim, encaminha o seu relatório à Secretaria estadual de Segurança Pública.

-Vou ratificar os pareceres do 2º BPM (Botafogo) e do 23 BPM (Leblon). Sou contra as festas nos dois bairros - disse o coronel Marcos Jardim.

E MAIL DE UM COLABORADOR


É inacreditável que exista alguém de bom senso que apoie a repetição do pavor que foi o Reveillon do ano passado na praia de Ipanema!

A bagunça, a desordem urbana, o lixo,a urina em via pública, a degradação ambiental , a festa rave em completa escuridão que propiciou atitudes, as mais deploráveis, na praia famosa no mundo inteiro, nosso bem maior, inspirador do movimento mais importante da nossa música popular, trouxe a nós, moradores de Ipanema, a indignação difícil de traduzir em palavras.

Certamente o interesse dos que a promoveram e ousam, neste ano, repeti-la, se prende unicamente ao fato de que usufruem economicam/ com tal evento, não se importando em deixar para trás um rastro de sujeira, morte e insegurança como aconteceu em 2007.

Ipanema não precisa de festa promovida por ninguém para demonstrar sua exuberância ao brindar o ano novo que se aproxima.Que os festeiros oportunistas, que não se incomodam em degradar nosso bairro famoso, vão "baixar" em outra freguesia. Nos deixem em paz!

Saberemos retribuir a todos que quiserem saudar a entrada de 2009 conosco,
com o encanto de nossa praia, com a beleza das montanhas e de nosso mar e com as "estrelas que esquecemos de contar" ...

D.C.

CARTA PROTOCOLADA - E09/11072/0010/08

Foi entregue ao Exmo.Sr.José Mariano Beltrame,Secretário de Estado de Segurança ,no dia 09/12 ,a seguinte carta ;


Exmo Sr. José Mariano Beltrame

Secretário de Estado de Segurança



Nós, moradores de Ipanema, membros de associações e movimentos atuantes no bairro, pedimos a sua atenção para o seguinte fato:
a decisão do comandante do 23º Batalhão da PM, Cel Millan, e do chefe da 14ªDP, Delegado Lage, em não autorizar a realização do evento denominado “festa rave”, em Ipanema, pela passagem do ano 2008/2009, nos encheu de orgulho por sabermos que temos autoridades preocupadas com a população.

A “rave” é festa reconhecidamente ligada, no mundo todo, ao alto consumo de drogas sintéticas. O Réveillon 2006/2007 teve o absurdo número de 1,5 milhões de pessoas numa reduzida área. Foi devastador para o bairro. O Reveillon 2007/2008 contou com aproximadamente 400.000 pessoas e gerou inúmeros assaltos e uma morte.

Essa festa é uma tortura para quem mora em frente à praia, na Av. Vieira Souto: escutar por 12 horas o barulhento ritmo “bate-estaca” e a calçada virar um mictório a céu aberto.

Um outro aspecto é o impacto ambiental de um evento onde as pessoas usam as areias por horas seguidas, urinando e defecando, fazendo sexo e se drogando. Depois, esta mesma praia vai ser usada por famílias com crianças. Por toda orla e adjacências encontram-se ambulantes utilizando botijões de gás e fogareiros numa perigosa situação que coloca as pessoas em risco de um grave acidente.

Diante do exposto e considerando que esse tipo de evento atrai “um mar de gente” com os ânimos bem acirrados;
Considerando que há outros eventos de grande porte acontecendo, ao mesmo tempo, na área do 23º BPM e da 14ª DP;
Considerando que as Polícias Militar e Civil não têm contingente suficiente para garantir a segurança e a ordem pública nesta situação;
Considerando que a Prefeitura tem dificuldade em controlar a ação dos ambulantes, e
Considerando que os moradores pagam impostos altíssimos para morarem neste endereço residencial,
Solicitamos, Sr Secretário, o seu empenho para que não seja autorizado o tipo de evento denominado “festa rave”.

Atenciosamente,

moradores de Ipanema


Rio de Janeiro, 06 de dezembro de 2008

PREZADO DR.JOSÉ MARIANO BELTRAME

Prezado Dr. José Mariano Beltrame,

Gostaria de relatar a posição do Projeto de Segurança de Ipanema a respeito do reveillon do nosso bairro.
Aconteceu o seguinte: no ano passado foi feita uma festa have de 12 hrs. que deixou um rastro de sujeira, xixi, o cheiro era insuportável, camelôs de todo tipo, a população não conseguiu dormir e muita gente não pode voltar para casa, tal a multidão que tomou conta de bairro. Depois de inúmeras tentativas de conversar com a prefeitura para ver se conseguiríamos fazer, em 2008, uma festa menor, com o som mais baixo, talvez bossa nova para comemorar os cinquenta anos deste rítmo, com cadastramento dos ambulantes , proibição dos que usam botijões de gas ( são muito perigosos ) etc, e sem nenhum retorno, de parte do poder público, o Projeto de Segurança de Ipanema e o Quadrilátero do Charme de Ipanema resolveram apresentar queixa ao Ministério Público.
Graças a Deus caimos nas mãos do Dr. Carlos Frederico Saturnino, que é um promotor seríssimo, que instarou um inquérito público e o levou até o fim. Quando convocados pelo Mp todos os órgãos e a empresa produtora compareceram. Ao longo do processo vimos que atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos. O que quer dizer? Nas sucessivas reuniões que tivemos no MP com cada órgão e a produtora verificamos que toda a organização desta festa éra uma cadeia de irresponsabilidades e irregularidasdes:
1) a licitação foi feita sem papel timbrado,ou seja por baixo dos panos.
2) A secretaria de municipal de Turismo, que faz a licitação e que deveria fiscalizar a festa se declarou completamente impossibilitada de coibir os ambulantes.
a) os que usam botijões de gas, segundo eles, brotam feito “cogumelos “ e não consegue fazer nada. Os botijões são proibidos por oferecerem risco de explosão. Já pensou uma explosão numa multidão de 500.000 pessoas?
b) os camelôs que vendem bebida alcóolica na rua até para crianças. A secretaria de Turismo também não consegue controlar. Desta forma a festa está estimulando o aumento dos roubos de carga e aos depósitos de bebida, além de liberar o consumo infantil.
3) – para culminar, o Cel. Millan comandante do 23º. BPM entregou ao promotor um relatório no qual ele diz que não tem a menor condição de oferecer segurança à população, quer seja de participantes da festa ou moradores do bairro. No ano passado ocorreu um homicídio durante a festa, e houve necessidade do cel. Millan mandar a tropa de choque para conter a multidão. Segundos os técnicos em eventos abertos, ao ar livre, a necessidade de policiais se faz de acordo com o seguinte cálculo: 1 policial para cada 50 pessoas. Ora, em um evento, mesmo que ponhamos de forma super conservadora, um público de 300.000 seriam necessários 6.000 homens. Os produtores na sua proposta à prefeitura calculam um público de 50.000 pessoas, em seu próprio site já colocam 300.000 e segundo a avaliação do 23º. BPM o público é de mais de 500.000 podendo chegar a um milhão. Imagine uma festa organizada com tal defasagem de dados.
4) outro aspecto que ficou patente é que os patrocinadores que são Ambev, Havaianas Ipanema e MTV não estão nem um pouco preocupados como a festa é organizada; se ela coloca em risco a população ou não, se há uma degradação do meio ambiente e incômodo incomensuráveis à população do bairro, se tem cheiro de xixi e a sujeira, se o estrago aos canteiros e calçadas é grande ou não. A conta destas empresas é a seguinte: eles dão R$ 1.000.000,00 e têm um retorno de R$ 3.500.000 em mídia espontânea.Gostaria muito de saber se na Bélgica onde a Ambev tem filial ou nos USA elas se metem a fazer estas gracinhas.
5) A mesma conta faz o governo do estado. Não quer perder três milhões e meio de mídia para a cidade. O que eles esquecem de computar é a mídia negativa, esta silenciosa, que uma festa desta atrai. Quem paga um hotel caríssimo na orla, certamente não vai gostar de verificar que está pagando para ficar no meio do lixo e do cheiro de urina, sem ter a sua segurança garantida etc. É esta visão permissiva e distorcida que vem de desastrosas administrações anterires, é que leva o Rio a perder 2 bilhões ano em empresas que deixam de se instalar aqui ou vão embora para outras cidades mais seguras deixando de gerar empregos, renda e impostos e que ,sem dúvida nenhuma, aumenta a criminalidade e a insegurança da cidade.
6) – outro aspecto negativo do reveillon é a degradação ambiental. Nossas areias que são o resultado de milhares de anos de aperfeiçoamento, se vêm utilizadas de forma excessiva e abusadora, colocando em risco a sua fauna. Aliás, acho que hoje em dia, se procuramos com lupa um tatuí nas praias de Ipanema , não o encontramos.

Atenciosamente,

Maria Ignez Barretto

AGRADECIMENTO AO SR.JÚLIO LOPES

Rio, 15/12/2008


Prezado secretário Julio Lopes,

Em nome do Projeto de Segurança de Ipanema e ,no meu pessoal, venho parabenizá lo pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria Estadual de Transportes no que se refere à solução de um dos maiores problemas do bairro de Ipanema, o ferro velho a céu aberto que funcionou na rua Barão da Torre esquina com Teixeira de Mello por aproximadamente 17 anos. Esta atividade era degradante para o bairro, por sua própria natureza, e se constituia numa ilegalidade uma vez que a via pública estava privatizada em favor de um grupo e em detrimento de toda a população do bairro, especialmente os moradores do entorno. O bom resultado só foi possível com a dedicação, seriedade, eficência e habilidade do sr. Paulo Gomes que conseguiu uma solução que satisfez às necessidades prementes do bairro, das obras do Metrô e sem deixar de lado o fato da atividade econômica se constituir no ganha pão de algumas famílias. Administradores públicos sérios e eficientes são uma dádiva para uma sociedade, e eu incluo o sr. Paulo Gomes nesta classificação.
Atenciosamente,

Maria Ignez Barretto – coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema

ALÔ PREFEITURA !!




Devido à última ressaca e a quantidade de chuvas,o calçadão da praia,ao lado do Posto 9,rachou e a qualquer momento vai desabar.
Providências têm que ser tomadas,para que não venha a acontecer um acidente com as pessoas que caminham pela orla.