RUA DA BANDALHA

A RUA ONDE TUDO PODE !

A rua Vinícius de Morais,é a própria rua da bandalha !
Mendigos,camelôs,sujeira aos montes e várias vezes festa de arromba onde ninguém dorme e a polícia não aparece !
Essa noite foi daquelas.Um morador da Vinícius no nº58,apto 402,resolveu outra vez comemorar aniversário de alguém com música aos berros durante toda a madrugada,não se importando com seus vizinhos.Foi um verdadeiro inferno.Vinícius,Prudente e adjacências não conseguiram dormir.
Às 4hs e20m,ainda se divertiam ,e a polícia chamada não fez nada.Deve ser amigo de alguém importante.
Como se não bastasse ,na esquina ,os dois bares também festejavam alguma coisa e o forró comia solto (aos berros ).
Funk de um lado ,forró do outro,ninguém merece !
Para que existe a lei do silêncio ? Para que existe a polícia ?
Providências têm que ser tomadas,não é possível que determinadas pessoas possam fazer o que bem entendem sem serem incomodadas.

PASSEATA

Um decálogo para o prefeito

Marcelo Migliaccio

Amanhã, o mar de Ipanema não vai se abrir para a passagem de Moisés, mas, na pista da orla fechada para o lazer, alunos do colégio Notre Dame vão exibir os dez mandamentos que elaboraram para o próximo prefeito do Rio. O ato faz parte das comemorações dos 75 anos da unidade da escola no bairro, e são esperadas cerca de duas mil pessoas.

– Começamos colocando tudo que a gente achava no papel, depois fomos chegando aos dez pontos – explica Bruna Dutra, 17, aluna do 2º ano do ensino médio como seus nove colegas que participaram da elaboração do decálogo carioca.
Do grupo de dez alunos, só Artur Prates, 18, tem título eleitoral. Ele diz que ainda não decidiu seu voto, mas frisa que todos tiveram a preocupação de não partidarizar os ítens do manifesto:
– Não queríamos entrar na politicagem. Nossa intenção é de que a passeata atraia todos, independentemente do candidato em que votarão.

O resultado foi uma carta de princípios endereçada ao futuro prefeito: amar o Rio; não prometer em vão; cultivar a alegria; honrar e escutar os cidadãos; investir em saúde e educação; exterminar a exploração sexual infantil; não corromper, nem ser corrompido; ter ética; não cobiçar bens alheios; e restaurar a política e sua imagem.
Para Maria Tostes, 16, o grupo está fazendo a sua parte.
– Mesmo nós, que temos uma situação privilegiada em relação à maioria da população, estamos sofrendo hoje as conseqüências do que os políticos fizeram no passado.
Tanto ela quanto Bruna e Pedro Gabriel Paes já pensaram em entrar para a política, mas o estigma é um obstáculo.
– A gente vê tanta coisa errada que fica com o pé atrás – admite Pedro, 16.
Além da presença da banda marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, a caminhada, dividida em alas, vai alertar para prevenção da dengue, educação no trânsito, arrecadar leite em pó para doação e distribuir sementes de girassol, entre outras atividades. A concentração será às 9h em frente ao Jardim de Alah.

RUA INTERDITADA

Trecho da Visconde de Pirajá terá faixa de rolamento interditada

Plantão

Publicada em 18/10/2008 às 07h42m

O Globo

RIO - A Rua Visconde de Pirajá, no trecho em frente ao número 321-A, em Ipanema, terá uma faixa de rolamento fechada ao tráfego hoje e amanhã, das 5h às 10h, para retirada de um painel. Segundo a prefeitura, a autorização da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias atende à solicitação da empresa responsável pelo serviço.

ENERGIA RESTABELECIDA

Luz

Light diz que energia foi restabelecida em Botafogo

Publicada em 16/10/2008 às 00h04m

Natanael Damasceno,

O Globo

RIO - A Light informa que já restabeleceu o abastecimento de energia elétrica em Botafogo. Na noite desta quarta-feira, um cabo de energia defeituoso deixou parte do bairro sem luz.
A companhia disse também que os problemas enfrentados em alguns bairros da cidade devido a problemas de baixa tensão nesta quarta também foram solucionados. O problema foi percebido no início da noite, quando ficaram sem luz trechos de ruas de bairros como Ipanema, Botafogo, Vila Cosmos, Vicente de Carvalho, Ilha do Governador, Galeão e Vila da Penha; além de áreas nos municípios de Nova Iguaçu, Caxias e Valença.
Segundo a Light, tratam-se de ocorrências pontuais, localizadas particularmente em áreas próximas a comunidades onde existem um número elevado de ligações irregulares. A empresa afirma que seu sistema teria registrado ao longo do dia um número de ocorrências um pouco acima do verificado normalmente devido ao forte calor. Por isso, teria reforçado o número de equipes de emergência para que todos os casos fossem resolvidos ainda nesta quarta.

INDENIZAÇÃO

Pagamento antecipado

Garagens: empresa quer indenização da prefeitura

Publicada em 16/10/2008 às 23h26m

O Globo


RIO - Ganhadora da licitação da garagem subterrânea da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, há cinco anos, a empresa Ipanema Park agora briga com a Prefeitura do Rio na Justiça para ser ressarcida dos prejuízos. Com sede em São Paulo, depois de conseguir a concessão, assinar o contrato e montar escritório no Rio, a empresa viu o projeto ser abandonado: o prefeito Cesar Maia mudou de idéia e resolveu fazer a garagem na Praça General Osório, no mesmo bairro.
Segundo o advogado da empresa, Armando Miceli, que entrou com uma ação na 5ª Vara de Fazenda Pública, a Ipanema Park teve um enorme prejuízo. Ele não revelou, porém, a quantia que está sendo pedida como indenização.
O prefeito Cesar Maia disse nesta quinta-feira que os responsáveis pelas licitações das duas garagens subterrâneas da Praça do Lido, em Copacabana, e da General Osório estão avaliando as razões do desinteresse de empresas na concessão, o que poderá fazer com que ele desista da exigência do pagamento antecipado, e à vista, de 42 parcelas da concessão, que tem prazo de 35 anos. Assim como no caso da Praça do Lido, nenhuma empresa compareceu à licitação da garagem da Praça General Osório, realizada na quarta-feira. Cesar disse ainda que deve repetir as licitações, com valor menor.




HORÁRIO DE VERÃO !

RIO

Horário de verão começa no próximo domingo entre saudações e críticas

Janaína Linhares e Luciana Abade,

Jornal do Brasil

RIO - Para uma cidade tão linda quanto o Rio de Janeiro nada melhor do que uma hora a mais de sol todos os dias para aproveitar o que de melhor o lugar tem para oferecer. Pois bem, os cariocas que gostam de curtir a praia até mais tarde, sair do trabalho ainda com o céu claro e usufruir das riquezas naturais do Rio podem se alegrar, pois à 0h de domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora para que se dê início a 38ª edição do horário de verão. Regidos por diferentes motivos, muitos cariocas já se mostram ansiosos para o início da medida.
– É muito bom ter uma hora a mais de sol, com o horário de verão fico na praia até o dia acabar – declarou a estudante Marcella Fuss, que sempre corre para a praia depois da aula. – O bom é que com a chegada do horário de verão significa que o ano está acabando, o verão está chegando e as férias também.
Para o morador do Jardim Botânico Marcus Rodrigues a chegada do horário de verão é motivo de alegria. Pescador amador no Mirante do Leblon, Marcus garante que a medida, que tem como objetivo principal economizar energia elétrica, é ideal para seu hobby.
– Com o dia mais longo, quem gosta de pescar pode aproveitar muito mais a atividade. O melhor horário para a pesca é na caidinha da tarde e início da noite, por isso o horário de verão é ideal porque dá tempo de sair do trabalho e correr para cá.
Segurança de um hotel na orla de Ipanema, Luciano Nogueira garante que uma hora a mais para aproveitar o dia só traz coisas boas.
– Aqui a gente trabalha com gorjeta, quanto mais tempo de praia mais gente e mais dinheiro. Além do mais é um prazer ficar mais tempo neste visual lindo de Ipanema, tudo fica melhor, não dá para ter mau humor.
Nem tudo é festa
Mas o horário de verão não traz apenas benefícios e alegria. A alteração de horário exige uma reprogramação do corpo para dormir e acordar uma hora mais cedo. A mudança provoca impactos no organismo e as pessoas podem levar algumas semanas para se adaptar.
Segundo a fisiologista da Universidade de Brasília Keila Santana a questão é mais complexa do que parece. Apesar da maioria das pessoas se adaptarem já na primeira semana ao novo horário, as secreções hormonais levam de 30 a 40 dias para se normalizarem. Para evitar contratempos, a fisiologista sugere que nos primeiros dias as pessoas comam alimentos leves e durmam cedo.
– Não posso julgar se a economia vale a pena. Mas uma coisa é fato: as pessoas de poder aquisitivo mais baixo são as mais prejudicadas porque têm que acordar mais cedo para irem trabalhar – diz Keila.

E MAIL DE UM COLABORADOR

Prezados Senhores,

Venho comunicar-lhes que dentro da praça General Osório estão fazendo depósito de cadeiras e mesas velhas; em torno de 20 a 30 unidades ; gostaria que fosse tomada providência para a retirada desse absurdo, que está se tornando criadouro de camundongos e mosquitos.
Também na padaria Martinica, rua Visconde de Pirajá, esquina com rua Vinicius de Moraes, estão colocando bicicletas na Visconde, atrapalhando a passagem de pedestres na calçada.
Atenciosamente,
G.A.

ESTATÍSTICAS- BLOG - 01 / 10 a 15 / 10

Estatísticas Blog
Uso do site

2.440 Visitas

3.470 Exibições de página

1,42 Páginas/visita

77,79% Taxa de rejeição

00:01:02 Tempo médio no site

78,93% % de novas visitas

PRECISAMOS DE AJUDA !

Precisamos de ajuda em relação à reunião com os vereadores.
A Candido Mendes não vai poder ceder o auditório e o Ipanema Plaza está com os salões todos lotados por ser final de ano.
O Everest ainda não nos deu resposta, mas estou achando que vai ter o mesmo problema do Ipanema Plaza.
Alguém tem contatos em outros lugares? O Colégio Notre Dame ou São Paulo ou a Universidade? Pode ser também em algum condomínio ou nos outros hoteis. Resaturante também vale.
O encontro com os vereadores é super importante e seria bom se pudéssemos fazê lo agora e não em janeiro onde seria mais fácil conseguir lugar.
Por favor, se mobilizem , ajudem. O bairro e o Projeto de Segurança agradecem. Temos de encontrar um lugar. Os vereadores que já foram contatados aceitaram na hora a idéia, é uma iniciativa pioneira e que vai se transformar numa rotina de encontros com nossos representantes.
Coordenação do PSI

ATA DA 1ª REUNIÃO GT SÍNDICOS

ATA da 1ª reunião GT Síndicos
PSLI – Comitê Programa Solidário do Lixo de Ipanema


- GT Síndicos


LOCAL: R. Francisco Otaviano, 49 – edif. Mar do Sul
Dia: 13/10/2008
HORÁRIO: 18;00hs às 20:00 hs
COORDENAÇÃO: Carla Salomão
FACILITADORA: Pólita Gonçalves - Fórum Estadual Lixo e Cidadania - RJ
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 12

Assuntos tratados

Carla Bertelli explanou como começou o trabalho de implantação da coleta seletiva junto aos condôminos.
1. conversou com a síndica, que apoiou a idéia e combinaram que a Carla coordenaria este assunto
2. elaborou e afixou Comunicado nos elevadores
3. idem para Folheto explicativo nas lixeiras
4. para a coleta de pilhas, colocou caixa de papelão com sinalização, na portaria (após confirmar com Bco Real que este não colocaria coletor no prédio)
Retransmiti para o GT hoje, via email.
O próximo passo no condomínio da Carla Bertelli será colocação de um mural de cortiça num local acessível a todos, com noticias sobre o assunto, para que os condôminos acompanhem a evolução deste Programa e similares.
Descarte de lâmpadas – principalmente as fluorescentes, que contém mercúrio (metal pesado altamente tóxico): Pólita informou que existe regulamentação desde 2007 obrigando o fabricante a assumir a coleta final, mas ainda não está Regulamentada. É preciso pressionar, vamos encaminhar carta para a Sec Est do Ambiente.
A COMLURB coleta apenas para chamados individuais, até 5 lâmpadas – é uma alternativa que temos. Quem quiser deve ligar para a Ouvidoria da Comlurb e confirmar este procedimento.
Descarte de óleo – Tiorbe deu idéia de se construir dutos que dentro das lixeiras dos aptºs, ligadas a um coletor no térreo, o que facilitaria enormemente o descarte nas unidades e a coleta. Esta é uma boa sugestão a se levar para as construtoras!
Carla Salomão informou que alunos das escolas Liessin estão desenvolvendo atividades de educação para a reciclagem, buscando envolver os de síndicos. Vai haver um fórum dos dias 31/10 a 02/11 onde serão apresentados os trabalhos. O coordenador é Rafael Bornz, mas nesta semana estão em recesso. Carla vai contactá-los novamente na próx.semana, pode ser interessante juntar este trabalho ao do GT. Um dos colaboradores e diretores da escola é dono da construtora CHL...

Onde comprar os sacos transparentes? Consta nome dos fornecedores na Carta aos Síndicos, enviada pelas administradoras dos condomínios.
Ficou acertado que a coordenadora do PSLI vai enviar carta à Sec de Estado do Ambiente informando sobre este grupo de experimentação da coleta seletiva, solicitando que a Pólita seja a facilitadora dos trabalhos.

Coleta Comlurb:
geral
8.000 t / DIA
(5 mil t é domiciliar)
seletiva
502 t / MÊS

PROVE Programa de Reaproveitamento e Óleos Vegetais do Rio de Janeiro – TEL 2598.9240 ou 9242 – perguntar se coletam o óleo e qual a frequência
Além do cunho ambiental e energético, o PROVE é também um projeto de social, pois insere cooperativas populares de catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva do biodiesel. E este projeto tem um efeito social lindo. Hoje o PROVE ajuda a aumentar a renda de 300 famílias.

É uma iniciativa da Secretaria do Ambiente, em parceria com a Usina de Manguinhos; a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCPCOPPEUFRJ); a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEBRACOM); o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); e a RICAMARE (Rede Independente de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado Rio de Janeiro).
O objetivo do programa é otimizar o reaproveitamento do óleo vegetal residual na produção de biodiesel evitando, assim, seu desperdício. O óleo de cozinha, quando não pode mais ser aproveitado, se for jogado na rede de esgoto, além de poluir os rios, baías e oceano - interferindo no equilíbrio desses ecossistemas - também causa o entupimento de canos, aumentando os custos de manutenção.
Sendo reaproveitado na produção de combustível, o óleo contribui para a geração de energia alternativa.

Para as águas do Rio de Janeiro, o efeito é imediato. São despejados de 19 a 27 milhões de litros de óleo por ano em nossas vias marinhas. Considerando que um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, pode-se ter uma noção da gravidade da situação.

Na área energética, ganha-se também. A produção do biodiesel é limpa, sustentável e gera outros produtos bastante rentáveis.

Para encontrar uma cooperativa, clique aqui. Tem cooperativas que participam do PROVE no Leblon:
COOPEREUROS Rua Carlos Pernambuco 03 Tel.: 9138-8447E-mail: anavianafestas@ig.com.br
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Cidade Universitária - Ilha do FundãoPraça da Prefeitura

A próxima reunião será informada pelo novo coordenador deste GT – Raphael Durão. Tiorbe ofereceu para ser em seu condomínio.

O PSLI tem agora um endereço virtual. Criamos um blog para facilitar a comunicação do grupo. O endereço é: www.lixodeipanema.blogspot.com

Elaborou a Ata – Carla Salomão em 15/10/08

PRAGA DAS ÁRVORES




Natureza

Instituto Jardim Botânico identifica praga das árvores da Barão da Torre

Publicada em 15/10/2008 às 23h28m

O Globo


RIO - A praga que condenou 32 árvores cássia-de-sião (Senna siamea) na Rua Barão da Torre, em Ipanema, já foi reconhecida: é um besouro da família Platypodidae, que mede entre dois e oito milímetros e ataca em grupo as plantas subnutridas, como informa reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal O Globo . A descoberta foi feita após vistoria do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico, a pedido dos moradores da rua, diante da demora da Prefeitura do Rio em divulgar um laudo oficial, que está sendo elaborado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Assinado pela pesquisadora Maria Lúcia França Teixeira, coordenadora do laboratório de fitossanidade do Jardim Botânico, o parecer explica que a solução para o problema é a poda, quando só os galhos estiverem contaminados, ou a retirada completa da árvore, se o problema se alastrar pelo tronco. Segundo Maria Lúcia, dificilmente a população enxerga o besouro, mas é possível identificá-lo porque, após fazer o furo no tronco, o inseto deixa ali uma serragem em forma cilíndrica.

Poluição causa câncer vegetal em ipês

Trinta ipês plantados pela prefeitura há mais de 15 anos no canteiro central da Avenida Mem de Sá, nos Arcos da Lapa, estão com câncer vegetal, causado sobretudo pela poluição do ar e do solo. Segundo Ângelo Grecco, engenheiro florestal, especialista em nutrição e patologias e ex-professor da Universidade Federal Rural, a hiperplasia é irreversível e as árvores precisam ser retiradas. Um conjunto de fatores, que inclui a falta de manutenção dos canteiros, a poda feita sem critério, a poluição do ar e o mau hábito do carioca de urinar nas árvores teria aberto caminho para a doença, diz Greco. O indício mais evidente do problema, segundo o professor, é que as árvores deveriam estar no auge da floração, mas não apresentam nenhuma flor.
Com oito anos de idade e seis metros de altura, 23 palmeiras reais e imperiais plantadas no canteiro em frente à Sala Cecília Meirelles, também na Lapa, estão igualmente doentes, segundo o engenheiro florestal. Mas, nesse caso, diz Greco, o problema é o apodrecimento das bases, causado principalmente pela falta de manutenção e pela urina de cães, gatos e seres humanos.
Moradores escolhem espécie de muda de árvores para ser plantada em Ipanema
A Secretaria de Meio Ambiente vai substituir um grupo de 32 cassias amarelas (Cassia siammea) da Rua Barão da Torre, em Ipanema, e está convidando os moradores da rua para escolher entre quatro espécies, a que será plantada no local.
Vítimas de uma praga ainda não identificada - as amostras ainda estão sendo analisadas nos laboratórios da Universidade Rural - 12 árvores já morreram e foram removidas pela Comlurb, segundo a prefeitura.

GARAGEM SUBTERRÂNEA



Pagamento antecipado

Cesar tenta fazer caixa ao licitar garagens exigindo o recebimento de 42 meses à vista

Publicada em 15/10/2008 às 23h29m

O Globo


RIO - Faltando pouco mais de dois meses para o fim do governo, o prefeito Cesar Maia tentou, nos últimos dois dias, fazer licitações para a construção de duas garagens subterrâneas nas praças do Lido, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema. Uma exigência, no entanto, provocou polêmica e parece ter afastado os interessados: o prefeito exigiu o pagamento antecipado, e à vista, de 42 parcelas da concessão, que tem prazo de 35 anos. Apesar de, segundo especialistas em direito administrativo, não haver ilegalidade, a medida é uma antecipação de caixa para Cesar Maia, que deixaria para o futuro prefeito apenas as parcelas mensais que começarão a ser pagas três anos e meio depois da assinatura do contrato.
De acordo com o edital de concorrência, a valor mínimo da outorga - que deverá ser paga à vista - é de R$ 805 mil para a Praça do Lido e de R$ 1,4 milhão para a General Osório. Depois de pagar a outorga, o concessionário passa a pagar o valor mensal de cerca de R$ 37.500, que corresponde à 43ª prestação.
Na terça-feira, foi realizada a licitação da garagem da Praça do Lido, em Copacabana, mas nenhum interessado se apresentou. Nesta quarta, foi a vez da garagem da Praça General Osório, em Ipanema. A Secretaria municipal de Obras ainda não divulgou o resultado. Pelo menos duas interessadas entraram com pedido de impugnação das licitações, questionando a a exigência da outorga antecipada e argumentando que não houve audiência pública para que os termos da licitação fossem discutidos.A prefeitura indeferiu o pedido.

VERÃO-CAOS NA PRAIA !!! VAI COMEÇAR

Três presos na orla por furtar banhistas

O calor feito ontem e o feriado do Dia do Professor atraiu banhistas às praias – e, junto deles, também os bandidos. Três deles foram presos na Praia de Ipanema quando tentavam furtar banhistas na areia, e foram levados para a 14ª DP (Leblon). A PM, devido ao feriado, havia reforçado o efetivo na área do 19º BPM (Copacabana), do Leme ao Arpoador, e do 23º BPM (Leblon), do Arpoador ao Leblon.

LICITAÇÕES DE LINHAS DE ÔNIBUS

Lançadas licitações de linhas de ônibus

Veículos, em faixas exclusivas, vão ligar Barra a Ipanema e Magalhães Bastos

Felipe Sil

Enquanto alguns dos principais líderes comunitários da Barra passavam o dia de ontem em Brasília em busca de apoio ao projeto da Linha 4 do metrô, a prefeitura anunciava medidas para solucionar o caótico trânsito da região.
A Secretaria Municipal de Transportes publicou editais de licitação para implantar dois sistemas de Bus Rapid Transit (BRT), a serem operados por ônibus articulados que circularão em faixas exclusivas de tráfego. Um irá da Barra a Ipanema, com a previsão de se integrar ao metrô; outro, da Barra a Magalhães Bastos, com integração aos trens da Supervia, na estação de Deodoro. Os projetos fazem parte do plano de candidatura da cidade para sediar as Olimpíadas de 2016.
A estimativa prevista da prefeitura para a realização do corredor que ligaria a Barra à Zona Sul fica em torno de R$ 1,8 milhão. A licitação ocorre no dia 1º de dezembro e a empresa vencedora terá até cinco meses para realizar o serviço. Com relação ao corredor que ligaria a Barra a Magalhães Bastos, a estimativa é de aproximadamente R$ 1,75 milhões. A empresa vencedora terá o mesmo prazo de tempo para o trabalho.
A implantação destes dois projetos e do Corredor T5 (da Penha até a Barra, passando por Madureira) permitirá à Secretaria Municipal de Transportes iniciar o processo de racionalização do sistema de transporte público por ônibus. Este processo vai proporcionar ao usuário, além de outros resultados, de acordo com a prefeitura, a redução de tarifas, assim como do tempo de viagem.

COLETA SELETIVA







Proposta de Coleta Seletiva no Condomínio Mar do Sul

Reunião em 22/09/2008 – Participantes: Wanda (apto. 304/402), Felicy (apto. 206), Antonio (apto. 802), Claudia (apto. 1006), Ana Lúcia (apto. 1303), Carla (apto. 1510)
_________________________________________________________________________________________________________


A política do prédio sobre a Coleta Seletiva será a Solidária, ou seja, de ajudar às cooperativas socialmente responsáveis, gerando o mínimo de custos para o condomínio.

Nosso foco inicial será na coleta do Óleo, Pilhas e Baterias e Lâmpadas fluorescentes , todos muito poluentes do meio-ambiente. Em paralelo, estaríamos utilizando a Coleta Seletiva da Comlurb (que passa nas terças as 18:00 em nossa rua).

Ações propostas:

Colocar uma lixeira papa-pilhas na portaria de serviço com o intuito de realizar a coleta e ao mesmo tempo servir como sinalizador que algo mudou no condomínio (educação e sensibilização ambiental dos moradores).
Colocar um quadro de avisos da Coleta Seletiva também na portaria de serviço, tipo: Cantinho da Coleta Seletiva.
Colocar em todas as lixeiras dos andares um lembrete de como proceder.
Fazer uma campanha com as crianças do prédio de conscientização dos moradores.
Disponibilizar garrafas pets para os moradores que não as utilizem normalmente, assim como um pequeno funil.
Fazer reunião de conscientização com os funcionários, com explicações práticas de como proceder em relação à coleta.
Em todas as lixeiras da garagem, nos lugares onde há lixeira, passar a disponibilizar 2 latas de lixo, uma para recicláveis, outra para não recicláveis.
Colocar no play latas de lixo coloridas para coleta seletiva - fim educativo.
Realizar palestras com experts na área.
Aquisições necessárias:

lixeira Papa-pilhas - verde modelo Comlurb 50 litros de parede - R$ 145,00 na Virgo (tel: 2220-9459) ou R$ 3,50 caixa de papelão de 3 litros.
quadro de avisos
funis para os moradores - R$ 0,40 a unidade
lixeiras coloridas para coleta seletiva (papel, plástico, vidro, metal, orgânicos) - cada R$ 105,00 a de parede na Soluwan (tel: 3860-7030) ou R$ 70,00 a de chão na Virgo (tel: 2220-9459), ambas com 50 litros.
sacos de lixo transparentes específicos para coleta seletiva - R$ 32,24 cada 100 sacos de100 litros na Numont comércio (tel: 2283-2825)

Benefícios para o condomínio:

menor custo com limpeza das tubulações de esgoto e caixa de gordura.
troca por material de limpeza.
postura sócio-ambiental e solidária.
_________________________________________________________________________________________________________
Alguns sites que valem uma visita são:

http://www.lixo.com.br/ - este é o da Pólita Gonçalves, consultora ambiental

http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html - este fornece os endereços de várias cooperativas de coleta seletiva

http://www.rio.rj.gov.br/comlurb/ - site da Comlurb

CURSO DE PORTEIROS

CURSO DE PORTEIROS !!!
As turmas têm de ter no mínimo 30 alunos. Até o momento só temos seis incrições. O curso está previsto para dias 27, 28 e 29/10. O curso é do maior interesse da comunidade que mora em Ipanema. Para a segurança de todos nós, é da maior importância que o maior número possível de porteiros do bairro seja capacitado em questões de segurança. O Cesar sozinho não consegue arranjar mais alunos. Todos temos de nos mobilizar e tratar de falar com os vizinhos e amigos para que increvam os seus funcionários. Não podemos cair na mesmice de só reclamar e quando é preciso arregaçar as mangas ninguém faz nada. Neste rítmo vamos acabar com o curso e quando tiver um assalto dos feios no bairro, a gente vai colocar culpa o poder público, a polícia, a baixa escolaridade dos porteiros etc.

LOCAL 23º BPM, INSCRIÇÕES:
CESAR FONTELLES: TELS. 25-227539/99612044/

Seguem algumas informações sobre o curso para porteiros.
Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança e visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- a garagem e
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- a garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas e
- os vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.

LIXO EM IPANEMA


Enviado por leitor Sergio Henrique Gouvêa de Souza -
14.10.2008

EU-REPÓRTER

Ambulantes deixam lixo nas ruas de Ipanema
Aqui em Ipanema sofremos com a sujeira deixada toda segunda-feira pelos camelôs que vendem frutas e legumes.
Reclamações à Ouvidoria da Prefeitura já foram feitas e não sabemos mais a quem recorrer.
A operação Ipabacana chegou a recolher alguns produtos, mas a sua ação é pontual. A esperança de que voltaremos a ter uma calçada limpa não morrerá jamais!

VOTAÇÃO


Votação

Moradores escolhem espécie de muda de árvores para ser plantada em Ipanema

Publicada em 14/10/2008 às 19h48mO Globo

RIO - A Secretaria de Meio Ambiente vai substituir um grupo de 32 cassias amarelas (Cassia siammea) da Rua Barão da Torre, em Ipanema, e está convidando os moradores da rua para escolher entre quatro espécies, a que será plantada no local.
Vítimas de uma praga ainda não identificada - as amostras ainda estão sendo analisadas nos laboratórios da Universidade Rural - 12 árvores já morreram e foram removidas pela Comlurb, segundo a prefeitura.
Para evitar a propagação entre as que ainda não foram contaminadas, os técnicos da Fundação Parques e Jardins optaram pela substituição gradual da espécie atingida por outras de efeito paisagístico semelhante.
São elas: pau-ferro (Caesalpinia ferrea), pau-brasil (Caesalpinea echinata), sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides) e tipuana (Tipuana tipu).
No site da prefeitura , o internauta pode ver fotos de todas as espécies e votar.

ASSALTOS NAS BANCAS DE JORNAIS

Na Zona Sul, 30% das bancas assaltadas

Raphael Lima

Como o JB denunciou há cerca de dois meses, as bancas de jornal de todas as regiões do Rio vêm sendo alvos de constantes assaltos. Na ocasião, um jornaleiro, que há 15 anos trabalha no ramo, disse que os ataques ocorrem com mais freqüência assim que as bancas abrem, quando geralmente as ruas ainda têm pouco movimento, facilitando a ação dos bandidos. Verneque Cruz comentou também que os responsáveis pelos roubos hoje em dia também correm atrás de cartões pré-pagos de empresas de telefonia.
Um distribuidor de jornais e revistas chegou a informar que há mais de 30 anos trabalhando no ramo, nunca havia constatado um número tão alto de assaltos. Segundo ele, das bancas para as quais ele fornece, mais de 30% sofrem com a falta de segurança.
Em Laranjeiras, uma banca na rua Soares Cabral conseguiu um recorde. O mesmo bandido foi responsável por mais de 10 assaltos em um semestre. O proprietário chegou a informar que registrou as queixas e pediu policiamento, mas nada foi solucionado.
Algumas bancas, tentando evitar o grande número de assaltos, que prejudicam o faturamento, optaram por algumas alternativas.
Em Ipanema, alguns proprietários adiaram o horário de abertura durante a semana e passaram a não funcionar mais durante domingos e feriados. Também não são mais feitos estoques de produtos, para evitar perdas maiores em caso de roubos.
Muitos jornaleiros chegaram a colar cartazes cobrando mais ações da polícia e denunciando as dificuldades enfrentadas pelo grande número de assaltos.
Melhora no policiamento
Após as primeiras denúncias feitas pelo Jornal do Brasil, uma equipe de reportagem voltou à banca da rua Soares Cabral e foi informada pelo proprietário que o bandido responsável pelos mais de 10 roubos teria sido preso e disse ainda que o policiamento no local mudou bastante após a divulgação na imprensa.

E MAIL DE UM COLABORADOR


Assunto: Falta de fiscalização na praia

Pedimos colocar no blog e providências a respeito, o verão se aproxima e vai ficar insuportável:
" Segunda feira, 13 out, sol forte, nove horas da manhã, praia já razoavelmente enchendo.
Muito difícil caminhar pela beira d ´água, adolescentes e até adultos jogam bola e frescobol exatamente onde as pessoas caminham. Vi uma senhora grávida levar uma bolada. Varios cachorros brincando na água, com crianças assustadas.
Procurei um GM, disse-me que nada podia fazer, era caso da PM ou os de jaleco azul!!!!! Os "boogies"" da PM passaram varias vezes, direto, sem parar"

Colaborador do PSI

ÁRVORES SUBSTITUÍDAS

O DIA ON LINE

Prefeitura vai substituir árvores em Ipanema Moradores fazem escolha pela internet

Rio - A Secretaria de Meio Ambiente vai substituir um grupo de 32 cassias amarelas (Cassia siammea) da Rua Barão da Torre, em Ipanema, e convida os moradores da Rua a participarem de uma escolha, pela internet, entre quatro espécies que poderão ser plantadas no local.
As plantas foram vítimas de uma praga ainda não identificada, pois as amostras ainda estão sendo analisadas nos laboratórios da Universidade Rural. Cerca de 12 árvores já morreram e foram removidas pela Comlurb.
Para evitar a propagação entre as que ainda não foram contaminadas, os técnicos da Fundação Parques e Jardins optaram pela substituição gradual da espécie atingida por outras de efeito paisagístico semelhante.
São elas: pau-ferro (Caesalpinia ferrea), pau-brasil (Caesalpinea echinata), sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides) e tipuana (Tipuana tipu).

RETIFICAÇÃO

ATA DA REUNIÃO DE 07 / 10

Infelizmente não ficou registrado na ata da reunião do dia 07/10 o problema do curso dos porteiros. O Cesar fez um apelo a todos, para que se aumente o número de porteiros inscritos. As turmas têm de ter no mínimo 30 alunos. Até o momento só temos seis incrições. O curso está previsto para dias 27,28 e 29/10. O curso é do maior interesse da comunidade que mora em Ipanema.
Para a segurança de todos nós, é da maior importância que o maior número possível de porteiros do bairro seja capacitado em questões de segurança. Ele sozinho não consegue arranjar mais alunos. Todos temos de nos mobilizar e tratar de falar com os vizinhos e amigos para que increvam os seus funcionários.
Não podemos cair na mesmice de só reclamar e quando é preciso arregaçar as mangas ninguém faz nada. Neste rítmo vamos acabar com o curso e quando tiver um assalto dos feios no bairro, a gente vai colocar culpa o poder público, a polícia, a baixa escolaridade dos porteiros etc.

Entre em contato com César Fontelles ;
cbfontelles@gmail.com

Coordenação do Projeto de Segurança de Ipanema