TEATRO PARA BEBÊ


LETRAS E EXPRESSÕES
RUA VISCONDE DE PIRAJÁ 276
TEL ; 2521 6324 - 22478737
DE 07 À 28 /09
DOMINGO ÀS 16HS
ADULTOS - R$ 20.00
BEBÊS - R$ 7.00
ADULTOS QUE PAGAM MEIA ; assinantes do Globo e IPA-BEBÊ - ESTUDANTES E TERCEIRA IDADE.

SAUDADES




A foto de 1978 mostra a esquina da Rua Maria Quitéria com a Avenida Visconde de Pirajá, em Ipanema. De um lado fica a Praça Nossa Senhora da Paz e, do outro, o Quartier Ipanema.
Toda quarta-feira, o Bairros.com publica uma foto antiga de algum ponto da Zona Sul para testar sua memória visual. A imagem desta semana já está no ar (clique aqui para ver e dê o seu palpite). O resultado será publicado primeiro no GLOBO-Zona Sul. Boa sorte!
Ler comentários (2)

BAGUNÇA !

Enviado por leitor Leonardo Bar -

OPINIÃO DE LEITOR

Ponto de ônibus problemático em Ipanema

fundos da Escola Henrique Dodsworth há um ponto final da linha 154 (Central - Ipanema), da Viação Silvestre, que é um grande transtorno para os estudantes e moradores da região. Além disso, é um potencial ponto de acidentes, em função da falta de visibilidade dos motoristas que cruzam a Rua redentor com a Henrique Dumont.
A poluição sonora provocada pelo barulho dos ônibus que aceleram antes de sair é absurda e compromete a saúde dos estudantes e moradores da área. O banheiro químico instalado no ponto tem sua manutenção feita quase todos os dias às 6h da manhã e acorda toda a vizinhança com um barulho ensurdecedor.
A solução mais plausível é transferir o ponto de ônibus e o banheiro químico para um local que não prejudique a saúde da população da área.

DOMINGO NA PRAIA

Roda de capoeira infantil na praia para celebra o Sete de Setembro

Publicada em 05/09/2008 às 14h04m

O Globo Online

RIO - O mestre de capoeira Feijão, do grupo Senzala, fará neste domingo, uma roda de capoeira infantil, às 16h, em frente ao Posto 9 da Praia de Ipanema. O evento vai comemorar o Sete de Setembro. A roda é gratuita e aberta a todas as crianças, as que já estudam capoeira e as que ainda não conhecem. Feijão dará uma aula de iniciação básica para que acompanhem o ritmo da roda infantil. Ele já viajou para mais de 40 países levando a capoeira.

E MAIL DE UM COLABORADOR

Denuncia

Sou colaborador do Projeto de Segurança de Ipanema, formado por voluntarios na luta contra a
desordem urbana no bairro.
Hoje, às 10:30 , flagrei um carro chapa branca , parecendo ser da Marinha, cor cinza, Santana, placa
LOV 5619, estacionado ao lado das pedras do Arpoador, onde nós simples mortais não podemos entrar de
carro, com tres pessoas tirando fotos e fazendo turismo, com nosso dinheirinho .Pode???

ATA DA 26ª REUNIÃO

Atividade que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA VIGÉSIMA SEXTA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 02/09/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 15

TÓPICOS ABORDADOS:

1- Operação IPABACANA;
Esta Operação está com dificuldades em realizar algumas atividades haja vista a falta de equipamentos mencionados abaixo; no item 1.3. Por outro lado, ressalta-se também:
1.1 A POPULAÇÃO NÃO COLABORA COM A ORDEM: DÁ ESMOLA, COMBATE AS ATIVIDADES DE APREENSÃO DOS CAMELÕS AGRESSIVAMENTE CONTRA OS FUNCIONÁRIOS DO IPABACANA;
1.2 NÃO EXISTE APOIO DE ÓRGÃOS IMPORTANTES DA PREFEITURA QUAIS SEJAM; A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, A COMLURB;
GUARDA MUNICIPAL;
1.3 Os funcionários do IPABACANA NECESSITAM DE CAMINHÃO CAÇAMBA OU KOMBI SEM BANCOS NA PARTE DE TRÁS E RÁDIOS para comunicação. Tais atividades são feitas precariamente com os veículos possíveis e não adequados. Para tanto, está sendo concluída parceria pública-privada em que empresários do bairro irão contribuir com recursos financeiros para efetivação das atividades.

1.4 RESSALTA-SE A PRESENÇA DO CEL. MILLAN E SEUS
FUNCIONÁRIOS, REALIZANDO INSPEÇÃO DAS ATIVIDADES
REPRESSORAS NA PRAIA DE IPANEMA NO DIA2/8/08

2- CAMPANHA EDUCATIVA À POPULAÇÃO está na fase de solicitação aos órgãos públicos para sua autorização. Suas etapas são:

2.1 Elaboração de faixas com as palavras de ordem;
NÃO DÊ ESMOLAS
NÃO COMPRE EM CAMELÔS
(DOE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ÓRGÃOS DE AJUDA AOS
EXCLUÍDOS)

2.2 Veiculação da Campanha em Jornais do Bairro e de grande circulação através de colunas e seus jornalistas. Participantes do Projeto farão contatos com estas pessoas.


3- O grupo de trabalho (Bruno, Jorge) que está encarregado do trabalho de conscientização junto aos proprietários de bares e restaurantes no sentido de manterem seus estabelecimentos limpos, como também, suas calçadas; iniciou os trabalhos.Todavia os proprietários argumentaram que SÃO OS FREQUENTADORES QUE MAIS SUJAM OS LOCAIS. Dessa forma, deverão advertir tais freqüentadores pois se permanecer a falta de limpeza serão advertidos formalmente, lançando-se mão da VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA PREFEITURA. OS PIORES SÃO AQUELES LOCALIZADOS NAS RUAS VINICIUS DE MORAES, TEIXEIRA DE MELO E HENRIQUE DUMONT ( BAR VINTE);

4- Foi realizada nova audiência no Ministério Público sobre os eventos nas praias. Ficou decidido que far-se-á TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA junto à Secretaria de Turismo para formalização das atividades, caso não havendo concordância, será realizado processo legal.

5- O anteprojeto de Premiações (anexo) aos melhores funcionários da segurança pública, será encaminhado aos órgãos competentes para apreciação. Posteriormente, caso haja aprovação, serão estabelecidas as formas de viabilizá-lo.

6- Foi procedido pela Sra.Teresa Avvad contato com CRASE-SIGMA E APSA, para importância do Curso de Porteiros realizado GRATUITAMENTE PELO 23º BATALHÃO DA PMRJ. TAIS ORGANIZAÇÕES COMPROMETERAM-SE A ENVIAR DIVULGAÇÃO AOS CONDOMÍNIOS para sensibilização. Neste curso, os FUNCIONÁRIOS ENTRAM EM CONTATO COM PROCEDIMENTOS FORMAIS DE PROTEÇÃO, ALÉM DE COOPERAÇÃO COM A POLÍCIA E EDUCAÇÃO DE CIDADANIA. LEVAR-SE-Á PROPOSTA AOS SINDICATOS DA CATEGORIA, NORMATIVA QUE INCLUIRÁ A OBRIGATORIEDADE DE TAL CURSO PARA SER ADMITIDO NESTA PROFISSÃO.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES;
>RESSALTA-SE O APOIO DADO PELOS ÓRGÃOS; 23º BATALHÃO DA PMRJ, DEAT E CONTROLE URBANO NAS OPERAÇÕES DO IPABACANA;

>Volta-se a afirmar que toda e qualquer denúncia deverá ser encaminhada para sscap@segov.rj.gov.br ou pelos telefones: 2299-5300/5770, e projetodeipanema@terra.com.br - dias úteis no horário de 9h às 19h. TAIS DENÚNCIAS E FOTOS NÃO SOMENTE DE MORADORES DE RUAS, CAMELÔS E ”FLANELINHAS” COMO TMBÉM, DIZEM RESPEITO AOS MORADORES DE IPANEMA QUE COMETEM INFRAÇÕES TAIS COMO; COMPRAR NOS CAMELÔS DO BAIRRO,ANDAR DE BICICLETA NAS CALÇADAS, JOGAR LIXO NAS RUAS, DEIXAR OS CÃES SEM COLEIRA E PERMITIR QUE SUJEM AS MESMAS.

>O ACESSO AO BLOG É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA POIS LÁ ESTÃO AS ATIVIDADES COM MAIORES DETALHES E ESPAÇO PARA EXPRESSÃO E INFORMAÇÃO Registra-se que no dia 2/8 houve 100 consultas ( coordenação do blog, Sra. Roselene).


>. PRÓXIMA REUNIÃO DO PSI: DIA 23/9/08, MESMO LOCAL E HORÁRIO.
projetodeipanema@terra.com.br
http://psipanema.blogspot.com


Elaboração da Ata: Julio Sergio dos Mares Guia
Rio de Janeiro, 03/9/2008

Anexo1: Premiações
PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

SUB-PROJETO:

Premiação por desempenho relevante aos funcionários públicos da Segurança, especificamente PMRJ e GUARDA MUNICIPAL.

JUSTIFICATIVA
As atividades profissionais além de recompensadas financeiramente (salários e benefícios), devem ser também contempladas em instâncias não quantitativas, como forma de RECONHECIMENTO aludindo a dimensões mais profundas da personalidade humana.

OBJETIVO

Premiar servidores da PMRJ e GUARDA MUNICIPAL que atuem junto à população do bairro de Ipanema por relevância de alto desempenho de seus serviços.

DELIMITAÇÃO DOS SERVIÇOS

1- manutenção da ordem urbana referente à proteção da população contra roubos, assaltos, agressões e cenas de atentado ao pudor;
2- conscientização e impedimento de moradores de rua, camelôs, “flanelinhas”, pivetes;
3- orientação de trânsito, coibindo estacionamentos irregulares e outras infrações;
4- proteção do mobiliário urbano contra atos de vandalismo;

INDICADORES DE DESEMPENHO

1- DEDICAÇÃO: (preocupação com os trabalhos, demonstra interesse, apresenta sugestões para o desenvolvimento da segurança);
2- DISCIPLINA: ( cumpre ordens, obedece normas, respeito a superiores e grupo de trabalho);
3- INICIATIVA: ( procura resolver os trabalhos por si, sem ociosidade, coopera com colegas de trabalho)
4- RELACIONAMENTO HUMANO: ( mantém relações interpessoais com a população sem agressividade e intimidade, como também, educação);
5- APARÊNCIA PESSOAL: ( apresenta-se asseado com o uniforme adequado);
6- CUMPRIMENTO DE METAS: ( alcança o número de apreensões estipulado por sua corporação).

ESCALA DE DESEMPENHO
A = desempenho ótimo (notas 8 a 10)
B= desempenho bom (notas 6 a 8)
C= desempenho regular (notas 4 a 6)
D= desempenho fraco (notas 0 a 4)

OSERVAÇÃO: AS PREMIAÇÕES SERÃO CONCEDIDAS PARA 2 SERVIDORES QUE OBTIVEREM DESEMPENHO ÓTIMO.

PREMIAÇÕES

1- Certificados ou Placas Metálicas de Honra ao Mérito;
2- Publicações no Diário Oficial
3- Jantar para duas pessoas em um dos restaurantes do bairro

VISITA AO METRÔ

Visita às obras do metrô de Ipanema atrai 150 pessoas

JB Online

RIO - O programa de visitação pública às obras de construção da estação Ipanema do metrô completou um ano neste domingo. Mesmo com o dia chuvoso, cerca de 150 pessoas foram conferir de perto o trabalho de escavação dos túneis e galerias que vão permitir a integração de 50 mil pessoas por dia ao sistema metroviário através da futura estação, prevista para ser inaugurada em dezembro do ano que vem.
As visitas públicas à obra acontecem todo o último domingo do mês. Desde que o programa foi inaugurado, mais de 3.000 pessoas já visitaram as escavações, que seguem em ritmo acelerado de Copacabana em direção à Praça General Osório, em Ipanema. Neste domingo, além de moradores da região e de outros bairros do Rio, a visitação contou com um grupo de 70 alunos da faculdade de engenharia da UFRJ.
A professora Elaine Vasquez, que organizou a ida dos universitários, diz que a visita serviu como uma aula prática e que os alunos puderam conferir in loco o que aprendem em sala de aula.
- Estou visitando a obra pela terceira vez. E, mesmo sendo engenheira, cada vez me surpreendo mais com a grandiosidade e com a rapidez do andamento da obra. É um programa fundamental para os estudantes. A maioria ainda não tinha tido acesso a uma grande obra de engenharia. Por isso, essa visita é muito importante para solidificarem todo o conhecimento adquirido na faculdade. - disse a professora de engenharia civil da UFRJ.
A obra desperta atenção de técnicos e profissionais da área principalmente por causa do método de escavação avançado, que trabalha com perfurações na rocha e com detonações. O trabalho torna-se um caso único no Brasil por acontecer em terreno arenoso e úmido, devido à proximidade com a praia, e com superfície densamente urbanizada, o que exige cuidado e atenção redobrados durante as escavações. Mesmo com toda particularidade, a obra da estação Ipanema é considerada um sucesso. Com mais de 90% das escavações concluídas, nenhum acidente grave com operários ou residências vizinhas foi registrado.
Atento ao crescimento do interesse da população em conhecer os trabalhos que acontecem a mais de 25 metros do nível do mar, o secretário de Transportes, Julio Lopes, anunciou que, a partir de setembro, as visitações vão ganhar um horário extra.
- A visita de agosto mal acabou e já temos mais de 30 pessoas inscritas para setembro. A cada visita o grupo aumenta. A partir do próximo mês, teremos pelo menos mais um horário disponível à visitação. Vamos estudar também o aumento do número de vagas por horário de visita - adianta o secretário.

E MAIL E RESPOSTA

Olá boa tarde,

Meu nome é Bartira Lima, sou aluna da UniverCidade de Ipanema e faço parte de um projeto de um jornal on-line. No nosso jornal estamos produzindo matérias sobre os bairros do Leblon, Ipanema, Jardim Botânico e Gávea. E estou fazendo uma matéria sobre o lixo nas areias das praias do Leblon e Ipanema. Gostaria de fazer algumas perguntas por email para saber o que tem sido feito com realção a limpeza da praia de Ipanema, junto aos quiosqueiros, banhistas, vendedores ambulantes, pessoas que vão à praia na quela localização.

Podem me mandar o nome de alguém apto a responder as questões? se alguém puder respondê-las por favor colocar o cargo que ocupa e nome completo. Já adianto as perguntas:

Quais as diretrizes do Projeto Ipanema? Conta com apoio do governo ou de mais alguma entidade ou empresa, associação?

O que o projeto tem feito pela limpeza da praia de Ipanema?

Obrigada pela atenção, espero poder contar com sua colaboração.

Bartira Lima
Prezada Batira,

meu nome é Maria Ignez Barretto e sou coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema. Nós somos um grupo de voluntários apartidários, que nos reunimos periodicamente( amanhã tem reunião ) na Candido Mendes da Joana Angélica ás 18hs. - se você quiser ir será muito bem recebida.Não contamos com apoio de nenhuma entidade, o nosso trabalho é totalmente voluntário. O objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade de que somos responsáveis do que ocorre em nosso entorno.Procuramos interagir com as nossas instituições, pois acreditamos que fora delas só existe o regime autoritário ou o banditismo.O foco é segurança pública. Começamos este trabalho em Santa Teresa, com um projeto piloto há três anos e conseguimos obter uma redução de 50% da criminalidade naquele bairro.Limpeza da praia tem a ver com segurança? É lógico que sim. Toda ação social que foge às regras estabelecidas de ordenamento urbano é sempre um fator de aumento da criminalidade. As pessoas ás vezes pensam que uma desordenzinha aqui ou acolá não vai mudar muita coisa. Muda sim, a desordem urbana leva ao esvaziamento econômico, à não geração de empregos e renda e à sensação de que todo mundo pode fazer o que quer e bem entende. A nossa cidade em especial tem perdido bilhões de reais em empresas que não vêm para cá, turistas com medo etc. Você sabia que a zona da Leopoldina há quarenta anos atrás era a de maior arrecadação de ICMs da cidade? Atualmente é um deserto econômico gerando miséria e criminalidade em alta.O mesmo podemos dizer da região onde está a CEASA e ao longo da Av. Brasil. Nós lutamos por uma cidade ordenada, limpa, bonita e ajardinada. As praias têm de ser limpas com regras claras de ocupação das areias e fiscalização constante.O que nós fazemos neste sentido é denunciar e exigir que os órgãos responsáveis cumpram com suas obrigações. Também damos apoio à iniciativas que consideramos válidas como projeto de repressão à desordem urbana Ipabacana, à ação da prefeitura de fazer a preservação e plantio da orla. Está em nossos planos, inclusive, exigir que o novo prefeito aumente a área preservada.Já conseguimos com o Ipabacana uma diminuição bem consistente dos camelôs da orla. Entramos no Ministério Público com uma queixa contra a prefeitura pela organização de mega eventos nas areias de Ipanema que deixam um rastro de sujeira e bagunça no bairro.
Achio que mais ou menos respondi às suas perguntas.
Um abraço,
Ignez


VISITA AO METRÔ







Internauta visita obras do metrô de Ipanema

Publicada em 01/09/2008 às 15h42mTexto e fotos do leitor José Conde

RIO - Dezenas de visitantes estiveram nas galerias escavadas da Estação General Osório, do metrô, no último domingo. Percorremos o trecho entre a estação de Ipanema e a do Cantagalo, em Copacabana, que será inaugurado às 17h, do dia 19 de dezembro de 2009.
O encontro do túnel vindo da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, com o túnel de Ipanema, na Rua Jangadeiros, ocorreu na última sexta-feira, quando uma detonação uniu as duas passagens.
A visitação é feita sempre no último domingo do mês. Após uma breve palestra, durante a qual um funcionário explica todo processo da obra e como ficará a Estação General Osório depois de pronta, os visitantes embarcam em vans que os levam até o interior da nova estação. Um belo passeio que vale a pena.

MANUAL DA PRAIA - final

PESSOAL DO QUIOSQUE OLHA A MULTA !!

A LEI NÃO PERMITE ;

vender mercadorias não autorizadas(ver lista anterior0
o uso de recipientes sem tampa ou com capacidade inferior a 200 litros para coleta de lixo
acumula lixo ou sujeira junto ao local ocupado
trabalhar sem uniformes ou usá-los de forma incompleta ou ainda em más condições de limpeza
reutilizar material descartável
dificultar ou ludibriar de qualquer forma a fiscalização
na manter as dependências e equipamentos do quiosque em perfeitas condições de conservação,pintura e limpeza
acondicionamento inadequado de alimentos perecíveis e/ou venda fora dos padrões legais vigentes

DICAS LEGAIS

QUIOSQUEIRO – o desrespeito a estas normas acarretam punições como advertência,multa,interdição e/ou suspensão da licença
CONSUMIDOR – cobre seus direitos.Você paga,você merece.denuncie irregularidades à fiscalização municipal.

CUIDADO COM OS ALIMENTOS

Olha a saúde!no caso de ambulantes,os alimentos perecíveis ( sanduíches industrializados e sorvetes) deverão estar acondicionados em caixas isotérmicas,com gelo suficiente para uma conservação adequada.Nos quiosques,produtos perecíveis deverão ser mantidos sob temperatura própria para cada tipo de alimento(refrigeração ou congelamento).

DICA LEGAL

As aparências enganam.Na praia,aja como no supermercado.verifique se os rótulos contém as informações exigidas ; nome do produto e marca ; identificação do fabricante ; registro obrigatório para bebidas ( cervejas,refrigerante,água mineral,sucos,refrescos e mate) e prazo de validade.Observe se o vendedor obedece aos cuidados estabelecidos pelo fabricante na conservação dos alimentos.Não consuma sanduíches sem identificação completa.

ARTE,ESPORTE,EDUCAÇÃO E DIVERSÃO NA AREIA

MESTRES DA AREIA

Escultores que utilizam a areia da praia foram identificados e sua atividade,regulamentada Os artistas podem criar livremente,porém,a exposição das obras em espaço público,requer cuidados como ;

Não devem possuir caráter ofensivo e/ou discriminatório
Preservar a limpeza e a organização de espaço utilizado
Não utilizar produtos químicos que ponham em risco a saúde ou contaminem a areia

ATENÇÃO !

Os mestres da areis não podem impedir ou cobrar por fotos.A contribuição espontânea é importante estímulo para que o artista continue aperfeiçoando sua técnica e criatividade.

ESPORTES TÊM HORA E LUGAR

FRESCOBOL – é proibida a prática de frescobol,à beira da água,entre 8h e 16h,aos sábados domingos e feriados em dezembro,janeiro,fevereiro e março,época de praias cheias.Uma bolada pode ferir uma criança ou um idoso.

VÔLEI E FUTEBOL – O Comitê Gestor da Orla está organizando as quadras esportivas.Os módulos para a prática de vôlei e futebol de areia estão sendo recadastradas e reposicionados respeitando a faixa de vegetação nativa,a passagem e o direito dos banhistas.
A parceria da prefeitura com os responsáveis pelas redes traz benefícios para todos que amam o esporte e a praia.

CICLOVIAS – Utilização restrita às bicicletas e compartilhada com corredores,patinadores e cadeirantes motorizados.crianças de até 6 anos devem utilizar as pistas de lazer(fechadas para o tráfego de veículos aos domingos e feriados).Seus acompanhantes,se estiverem pedalando,também,mas em baixa velocidade.
As infrações cometidas por automobilistas,motociclistas,patinadores ou pedestres serão motivo de advertência oral ou escrita pela Guarda Municipal.Colabore para evitar acidentes.O tráfego de triciclos,quadriciclos e similares deve se limitar às ruas e pista de lazer,que são os locais mais apropriados.

ATENÇÃO

Estacionamento,tráfego e obstrução de acesso à ciclovia por veículos ,autorizados(exceto ambulâncias,viaturas policiais ou de defesa civil e similares) é proibido.A entrada e tráfego de pedestres também.

DICA LEGAL

Bom senso,educação e respeito à sinalização são fundamentais para a segurança de ciclistas e demais usuários das ciclovias cariocas.

PRAIA TAMBÉM É LUGAR DE APRENDER

ESCOLINHAS – As escolinhas de esportes como o vôlei de praia,futevôlei,futebol de areia,surf,etc...,precisam de autorização da Prefeitura,concedida pela secretaria Municipal de esportes e Lazer.O funcionamento em local,dias e horários definido junto ás Subprefeituras

DICA LEGAL

AOS PAIS – antes de matricular seu filho verifique se a escolinha está legalizada.Certifique-se de que o instrutor está qualificado e/o possui registro junto às entidades de classe que regulamentam o setor.

AOS PROFESSORES/INSTRUTORES – tratem a praia como se fosse uma escola de verdade.Não descuidem da limpeza,da organização,e principalmente,da saúde e da segurança dos alunos.

BRINCADEIRA E MUITA DIVERSÃO

ALUGUEL DE BRINQUEDOS ELÉTRICOS E TRICICLOS – são permitidos apenas nos dias de lazer(domingos e feriados).A circulação dos veículos restringe-se Às pistas fechadas ao trânsito nesses dias.

DICA LEGAL

Antes de alugar observe se o locador encontra-se regularizado junto à Prefeitura.A licença concedida pela Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização deve estar em local visível.verifique também o estado de conservação dos veículos e não esqueça de orientar as crianças para que dirijam, com cuidado.

PIPAS E SIMILARES

É proibido o uso de cerol nas linhas de pipas,papagaios e semelhantes,em todo o território do Município.O cerol pode ferir gravemente uma pessoa e provocar até a cegueira.

FESTA E SIMILARES

Eventos precisam da autorização municipal para acontecer.A realização de eventos na orla marítima e Aterro do Flamengo costumam alterar a rotina de vários bairros.Shows,palcos,lonas e outras instalações dependem de procedimentos específicos de infra estrutura e há normas de segurança que precisam ser cumpridas.

DICA LEGAL

Antes de marcar qualquer comemoração ou evento em área pública,informe-se junto à Subprefeitura.

ANIMAIS

Todo mundo sabe ; é proibida a presença de animais na areia das praias da cidade.A contaminação causada pela urina e fezes pode atingir tanto ao cão quanto as pessoas.para eles,a Prefeitura reservou espaços especiais em algumas praças e uma praia exclusiva---Praia do Diabo---junto ao Arpoador.
Coleira é obrigatória!Fique de olho!
Todos os animais devem usar coleira em locais públicos,especialmente nas calçadas junto à areia da praia.Os animais que estiverem sem responsável serão escolhidos pela Prefeitura.
O desrespeito à lei pode resultar em multa e condução do proprietário do animal à Delegacia de Polícia.

DICA LEGAL

Seja um dono responsável.Utilize sempre a coleira e não esqueça de recolher as fezes do animal.De preferência,adestre seu cão para que,na rua ,ele utilize apenas o meio fio.Mantenha-o longe das áreas de preservação ambiental(praias e parques).

MANUAL DA PRAIA - 2

CONTINUAÇÃO DO MANUAL DA PRAIA


O QUE VOCE DEVE SABER SOBRE;

COMÉRCIO AMBULANTE

O comércio ambulante só pode ser praticado por pessoa física cadastrada pela Prefeitura.

PRODUTOS PERMITIDOS
cerveja em lata
refrigerante e água em lata ou plástico
coco verde
sucos,refrescos e sorvetes industrializados
sanduíches prontos,embalados e industrializados
biscoitos e batata frita industrializados
bijuterias,bonés e protetores solares(cangas,saídas de praia,óculos,brinquedos,pipas),vendidos exclusivamente por comerciantes ambulantes sem ponto fixo.

DICA LEGAL

Ambulante;boa aparência,higiene pessoal e uniforme limpo atraem freguesia
Consumidor ; observe sempre as condições de conservação do produto e a limpeza do equipamento.

O QUE NÃO PODE

Não é permitida a utilização de vidro para venda de bebidas e comidas na areia.A produção de alimentos também é proibida;isto vale para o amendoim torradinho,o queijo ,o camarão e o churrasco entre amigos.

DICA LEGAL
O consumo de produtos manufaturados na praia é perigoso para a saúde e para sua segurança.
.Evite o sanduíche natural,as empadas,os espetinhos...

ATENÇÃO

É obrigação do ambulante recolher seu próprio lixo e dispor de saco descartável ou reciclável para fornecer ao consumidor.Peça a ele e faça a sua parte.Não suje areia.Não compre de quem suja a areia.

BARRACAS E BARRAQUEIROS

DEVEM OBSERVAR AS SEGUINTES NORMAS
Funcionamento diário permitido entre 7h e 20h.Durante o horário oficial de verão,entre7h e 21h.

Respeitar as distâncias estabelecidas entre os pontos e a padronização
Cuidar permanentemente da limpeza da areia da praia em volta da barraca.
Promover o recolhimento do lixo,acondicionado em sacos plásticos,e sua retirada do local ao fim da atividade.
Limitar a exposição de mercadorias apenas à barraca.
Fornecer canudos embalados individualmente e copos descartáveis aos consumidores.
Manter a tabela de preços dos produtos em local visível
Dispor de cesta de lixo com saco descartável.
O uso do uniforme padronizado pelo titular e pelo auxiliar é obrigatório,em como mantê-los em perfeitas condições de asseio e conservação.
Instalação e aluguel de,no máximo,10 guarda sóis,com 2 cadeiras de praia cada,junto aos módulos padronizados.
Barraca e todo o material utilizado devem ser removidos diariamente.

ATENÇÃO BARRAQUEIRO

A permissão para instalação de chuveiro junto aos módulos padronizados,para uso gratuito dos banhistas é temporária.Este é um serviço facultativo.

DICA LEGAL

BARRAQUEIRO – as bombas d’água movidas a gasolina são perigosas;podem contaminar a areia,poluem o ambiente e o barulho incomoda os banhistas.
ESSE É PARA AS MAMÃES – evite as grandes piscinas de lona.A água não tratada e aquecida pelo sol constitui foco de contaminação e disseminação de várias doenças entre as crianças(hepatite A,dermatites,conjuntivites,micoses,intoxicações e infecções).
PARA NÃO ATRAPALHAR O TRÂNSITO – é proibida a operação de carga e descarga de mercadorias e equipamentos para o comércio ambulante em toda a orla marítima do Município entre 7h e 10h e entre 16h e 19h.

ATENÇÃO ÀS MULTAS

Vender sem autorização
Manter a barraca mal conservada
Deixar suja a área em torno da barraca
Vender em descordo com os termos da autorização
Não se apresentar em rigorosas condições de asseio
Não usar ou usar de forma incompleta o uniforme
Acondicionar os alimentos de forma inadequada
Vender alimentos fora dos padrões legais vigentes

COMÉRCIO NOS QUIOSQUES DA ORLA

Consumidor fique atento aos seus direitos.As instalações,os equipamentos e os produtos comercializados devem ser mantidos em boas condições de higiene e conservação,com utensílios descartáveis destinados a acondicionar e servir os alimentos e bebidas,incluindo os copos para consumo de chope.É proibido manter os alimento e no solo ou em local inadequado.Cadeiras e mesas ; é permitido manter até 6 mesas com cadeiras junto aos quiosques.
Música ; é proibida a veiculação de música nos quiosques por meio de auto falantes,equipamentos de amplificação de som e similares.

O QUE PODE SER COMERCIALIZADO;

artigos de conveniência(chaveiros,canetas,bronzeadores e protetores solares,cigarros,isqueiros,fósforos e filmes fotográficos)
balas e biscoitos embalados
cervejas,chopes,água e refrigerante
cachorro quente
café e chocolate
doces típicos
mate e refrescos
milho verde
pizzas e salgadinhos preparados,além de sanduíches embalados ,industrializados
sorvetes industrializados
frutas
leite embalado e derivados

E O QUE NÃO PODE

venda de frutas já cortadas,descascadas ou raladas
leite “in natura” e o fracionamento de seus derivados como queijos e iogurtes,são proibidos
churrascos

E CUIDADO COM O GELO!

Gelo em barra pode ser utilizado para armazenamento e acondicionamento de embalagens fechadas.para consumo,só é permitido gelo de água filtrada,em cubos.

DICA LEGAL

Antes de consumir sucos,refrescos,refrigerantes ou cerveja limpe a borda da lata.Exija sempre canudos descartáveis,embalados individualmente.


CUIDADO !!!

Compra em camelô vai dar cadeia Fiscalização partirá para cima do consumidor que adquirir produtos piratas

Maria Inez Magalhães

Rio - A partir de outubro, quem for pego comprando produtos piratas — CDs, DVDs, roupas ou qualquer outro artigo não original — em operações da Secretaria Estadual de Governo será detido e levado para a delegacia. A determinação é do subsecretário estadual de Governo, Rodrigo Bethlem, responsável por operações como IpaBacana, CopaBacana e BarraBacana, que, entre outras atribuições, fiscalizam a pirataria no comércio.
“Quem compra material pirata comete crime de receptação”, diz Bethlem, referindo-se ao Artigo 180 do Código Penal. A lei diz que é crime quem adquire, recebe, transporta, conduz ou oculta coisa que é produto de crime. A pena vai de um a quatro anos de prisão e multa.

TOLERÂNCIA ZERO

A determinação, segundo Bethlem, começará a valer só em outubro. “Este mês, vamos apenas alertar os compradores. Mas, a partir do mês que vem, não vamos tolerar esse comércio. Toda pessoa que for pega comprando produto pirata será levada para a delegacia. Essa é a orientação aos fiscais e policiais”, afirma ele.
Bethlem diz que caberá ao delegado decidir que providência tomará quanto a quem for detido comprando o material. “Produto pirata é proveniente de crime. Já me inteirei da lei, e essa medida que vamos tomar é legal”, justificou o subsecretário.

ALBERGUES EM IPANEMA

Albergues em Ipanema atraem cada vez mais jovens estrangeiros

Bruna Talarico,

Jornal do Brasil

RIO - Escondido por uma banca de jornal, o número 175 da Rua Barão da Torre, em Ipanema, revela uma vila particular. Das 20 casas, metade funciona como albergues, redutos da hospedagem barata e do convívio entre jovens de diferentes culturas.
Decorada com bandeiras de diversos países, a casa número três abriga um albergue colorido e cosmopolita. Indicações de programas ideais para cada tipo de clima são penduradas nas paredes do hall de entrada, onde jogos de tabuleiros servem de pretexto para a interação entre os hóspedes.
Os ingleses Mike Tetstall, Owen Chadwick e Patty Smith, todos de 19 anos, partiram de Londres há seis meses para uma viagem independente pelo mundo. Mesmo sem falar português, o grupo acredita que o espírito da cidade faz o trabalho de aproximação sozinho.
– As pessoas daqui são muito amigáveis, é incrível. Se você se perde e está com um mapa no meio da rua, por exemplo, alguém vem e te ajuda – diz Mike.
– Vamos à praia com pessoas que conhecemos aqui e temos amigos nos outros albergues da vila. Ter tudo perto ajuda muito.
De férias da faculdade de literatura, a francesa Claire Richard, 22 anos, reservou cinco dias no mesmo albergue dos ingleses para hospedar-se durante sua passagem pela cidade.
O preço baixo e a possibilidade de conseguir companhia para os programas noturnos foram decisivos na decisão pelo albergue da vila. Claire começou a viagem, que já dura cinco semanas, com uma amiga, mas a última parada, no Rio, é solitária.
– A opção é boa porque é barato – opina Clair, num português improvisado, tentando explicar a preferência por albergues. – E aqui há mochileiros de outros países. O bom do albergue é que você pode confiar nas pessoas.
Hospedado há dez dias no primeiro hostel da vila, o estudante alemão Christian Senninger, 22 anos, declara em bom português – que aprendeu com uma ex-namorada portuguesa – ser apaixonado por bossa nova.
O Brasil, para Christian, pode ser caracterizado facilmente pela associação de praia, samba, mulher e futebol. Quadrilátero centrado obrigatoriamente na cerveja. Para ele, a visita vai deixar saudade dos encontros nos banquinhos da vila.
– Pela minha experiência, percebi que as pessoas que estão viajando não têm vergonha, não são tímidas. A gente se encontra sempre do lado de fora do albergue – analisa, acrescentando que o bronzeado enaltece o alemão.
– Nos hostels, as pessoas acordam mais cedo que o normal para poder aproveitar a praia. Pegar sol e voltar para casa queimado é muito importante para o estrangeiro. Serei um herói quando voltar para a Alemanha.

MANUAL DA PRAIA - 1

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NA AREIA E NAS ÁREAS DE LAZER

PREFEITURA

ESTE É UM MANUAL PARA TODOS QUE ADORAM PRAIA

A Prefeitura do Rio,por meio do Comitê Gestor da Orla,reuniu neste manual as normas e regras elaboradas para melhorar a qualidade ambiental e estética de nossas praias e garantir o lazer saudável do carioca.
Temas como o uso e a ocupação da areia pelo comércio ambulante e prestadores de serviço,limpeza,prática de esportes,uso da ciclovia,presença de animais e a realização de eventos foram debatidos e avaliados pelos técnicos dos diversos órgãos que integram o Comitê com objetivo de assegurar e promover a convivência harmoniosa de todos que freqüentam a praia.
Aqui estão seus direitos e deveres.Faça valer seus direitos e ajude a cidade,cumprindo seus deveres.Saiba o que você pode e deve fazer para preservar a mais democrática área de lazer do Rio.

A PRAIA É UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL(APA)

Como em toda a área de preservação da natureza,a ocupação e o lazer na praia exigem consciência e civilidade.Certos cuidados e comportamentos têm que ser observados por todos para garantir a beleza e a qualidade doambiente

LIMPEZA E RESPEITO SÃO FUNDAMENTAIS

O lixo é um dos principais agentes de degradação ambiental.Na areia e no mar embalagens,sacos plásticos,latas,palitos,jornais,etc...,deixam a praia suja,atraem animais e põem em risco de contaminação a areia e,consequentemente,todos os freqüentadores.

DICA LEGAL

Não deixe nenhum tipo de lixo na praia.Leve sempre um saquinho para colocar seu lixo.Recolha jornais,cigarros,palitinhos de sorvetes,copos e embalagens e deposite na lixeira mais próxima.

NEM SÓ O MAR É VERDE

Algumas praias da cidade possuem dunas com vegetação nativa de restinga e têm importante papel ambiental.Respeite e preserve.

DICA LEGAL

Evite pisar ou abrir caminho na vegetação.Não coloque caixas,pranchas,cadeiras ou toalhas nem substitua as plantas nativas por outro verde qualquer.

NA ÁGUA OU NA AREIA TODO CUIDADO É POUCO

Crianças perdidas devem ser encaminhadas à barraca da Guarda Municipal ou ao posto de salvamento mais próximo.Os agentes tomarão as providências necessárias para encontrar os responsáveis.

DICA LEGAL

Observe e respeite as bandeiras e placas de sinalização que indicam as condições do mar.

POSTOS DE SALVAMENTO

Além de abrigar equipamentos usados pelos salva-vidas,os postos da orla possuem banheiros e duchas de uso público.O ingresso cobrado destina-se ao fornecimento de papel higiênico,sabonete líquido e manutenção da limpeza.

DICA LEGAL

Use os banheiros como se fossem os de sua casa.O gari zela pelo seu conforto e mantém a higiene do local.Colabore com ele.
Use as duchas com moderação.Trinta segundos são suficientes para refrescar,tirar o sal e o excesso da areia.
Não use o sabonete ou xampu durante o banho.
Respeite o direito de todos.

TELEFONE ÚTEIS

GRUPAMENTO MARÍTIMO ; 22 95 85 85
GUARDA MUNICIPAL ; 0800 21 15 32
PATRULHA AMBIENTAL ; 24 98 10 01
VIGILÂNCIA SANITÁRIA ; 25 03 22 80
COMLURB ; 22 04 99 99
COORDENEDORIA DE LICENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO ; 25 03 36 83
OUVIDORIAS ; www.rio.rj.gov.br/ouvidoria
SITE DA PREFEITURA DO RIO ; www.rio.rj.gov.br
LEMBRE-SE ; na praia ou fora dela,em caso de emergência acione a defesa Civil Municipal ; 199

IPANEMA VALORIZADA

Lucro com buraco do metrô Antes de a estação de Ipanema ser inaugurada, comerciantes e moradores já ganham com valorização da área

Rachel Vita

Rio - Do dono de um restaurante sofisticado ao pipoqueiro, todos estão lucrando na carona do metrô. Em Ipanema, os imóveis residenciais e os pontos comerciais já valorizaram 15% antes mesmo da chegada das composições, no entorno da Praça General Osório, sobretudo no lado da Rua Visconde de Pirajá, área até então considerada como prima pobre da via, pela proximidade com a Favela do Cantagalo.
Dia 15, o Terzetto abre uma padaria de luxo, na esquina da praça, com café da manhã especial no cardápio, de olho nos futuros passageiros. No mesmo quarteirão, duas lojas, fechadas há anos, estão em obras, prontas para embarcar na onda do metrô.
A inauguração da nova Estação General Osório só está prevista para dezembro do ano que vem, mas a revitalização das ruas próximas fez crescer entre moradores e comerciantes o sonho de competir com o lado chique da Visconde de Pirajá, no trecho entre as ruas Garcia D’Ávila e Henrique Dumont.
“O pré-metrô gerou valorização do comércio e dos imóveis residenciais em todo o perímetro da Visconde de Pirajá, em especial no trecho mais próximo da futura estação. Está uma especulação danada”, conta o presidente da Associação Comercial de Ipanema, Carlos Monjardim.Pertinho da praça, onde ficará um dos quatro acessos aos trens, operários quebram as antigas instalações de uma padaria, fechada há mais de quatro anos. Ali, o laboratório Helio Póvoa inaugura a segunda filial de Ipanema, em novembro. “Dificilmente abriríamos mais uma loja no bairro se não fosse pelo metrô. Acreditamos no potencial daquela área com o aumento no movimento”, admite Claudio Pereira, diretor do grupo Fleury, dono de laboratórios como o Póvoa.
Um dos donos da La Veronese, instalada no número 29 há mais de 40 anos, acha que “o pior trecho” da Visconde mudará de cara. “Lojas como a antiga boate W, fechada há 10 anos, estão em obras para serem alugadas”, revela Gilberto Buonaiuto, sócio da Veronese, uma das poucas com sucesso de venda no início da via.
João Padilha de Souza, um dos donos do Terzetto, aposta no produto diferenciado do café homônimo: além da padaria, haverá confeitaria, delicatessen com vinhos importados e mesinhas para café da manhã. “Queremos atrair os vizinhos, mas também passageiros, adianta.Os quatro imóveis da empresária Maria Melo valorizaram em quase 15%.
“Depois do metrô, o mercado prevê aumento de até 40% no preço”, sonha Maria.

VISITA A PÉ NA MAIOR CAVERNA DO PAÍS EM SETEMBRO

No fim de setembro ou no máximo de outubro, as visitas nos buracos do Metrô ganham um reforço. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, com parte das obras concluídas, pela primeira será possível descer as escadarias da estação de Ipanema pela Rua Jangadeiros e seguir a pé até a plataforma de embarque e desembarque.
Visitantes vão percorrer os 120 metros até a maior caverna urbana do País, com 26 metros de largura e 22 metros de altura, onde vão circular os trens.A Rua Jangadeiros só deverá ficar livre dos tapumes das obras (foto) em setembro de 2009. O movimento diminuiu na via, atrapalhando algumas lojas. Mas os comerciantes, como o dono da loteria Venezia, Denis Gomes, apostam no lucro com o aumento no movimento depois da inauguração do Metrô. “O faturamento caiu uns 30%, mas com a estação funcionando vamos vender mais do que antes”, avalia.

RESTAURANTE ABRE NA FOLGA

“Não tem como fugir. Quando subo as escadas do metrô dou de cara com o Caranguejo. Preciso tomar um chope antes de ir pra casa”, conta o advogado Leandro Bezerra, 46 anos. Localizado em frente à saída do Cantagalo, na Rua Xavier da Silveira, em Copacabana, o restaurante aumentou as vendas também com quem mora fora do bairro e utiliza a estação. Passou a abrir às segundas-feiras, antes dia de folga.Do outro lado da rua, o chinês Panda’s funciona há dois dias coladinho à estação, de olho nos passageiros. Maria Cristina Bello, que aluga imóveis por temporada, diz que os apartamentos se valorizaram 30% após a última estação no bairro. Em Del Castilho, 25 anos depois da chegada do metrô, imóveis, como de Alda Dias, ainda se valorizam: “Comprei o meu por R$ 20 mil. Hoje custa R$ 60 mil”.

ESTATÍSTICAS- BLOG 15 /08 à 30 /08

Uso do site

1.853 Visitas

2.866 Exibições de página

1,55 Páginas/visita

77,44% Taxa de rejeição

00:01:14 Tempo médio no site


78,74% % de novas visitas