BOA SORTE BRASIL !!!!







História das mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008

Em 11 de Novembro de 2005 as mascotes dos Jogos Olímpicos de Pequim foram apresentadas ao público. A data da revelação das mascotes olímpicas não foi escolhida por acaso. Faltavam exatos mil dias para o início dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Os "Fuwa" são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008. Fuwa significa "Crianças de boa sorte" em mandarim. O nome das cinco mascotes (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini) são repetições das sílabas da frase "Be(iji-ng hua-nyíng ni" (Pequim lhes dá as boas-vindas).

Cada uma das mascotes representa um dos elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra), além das cinco cores dos anéis olímpicos (amarelo, azul, verde, vermelho e preto) e figuras e animais característicos da China.


Ficha de Beibei - Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008Sexo da mascote: femininoCor da mascote: azulSímbolo: peixePersonalidade: generosidade e purezaIdeal: prosperidade Esportes: esportes aquáticos Inspiração: imagens decorativas do Ano novo chinêsNotas: na cultura tradicional chinesa o peixe representa a prosperidade. O ideograma chinês para peixe é parecido com o da abundância.


Ficha de Jingjing - Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008Sexo da mascote: masculinoCor da mascote: pretoSímbolo: pandaPersonalidade: honestidade e otimismoIdeal: felicidade Esportes: halterofilismo, judô, etc.Inspiração: panda gigante, Dinastia Song e porcelanas antigasNotas: o panda é uma espécie ameaçada de extinção e um símbolo da China. Representa a coexistência entre a humanidade e a natureza



Ficha de Huanhuan - Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008Sexo da mascote: masculinoCor da mascote: vermelhoSímbolo: chama olímpicaPersonalidade: entusiasmoIdeal: paixãoEsportes: esportes com bola (futebol, basquetebol, handebol, etc.)Inspiração: desenhos de chamas nas Grutas de Mogao, também conhecidas como "Cavernas dos Mil Budas" foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1987)Notas: Huanhuan representa o Lema Olímpico "Citius, Altius, Fortius" (Mais rápido, mais alto, mais forte)


Ficha de Yingying - Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008Sexo da mascote: masculinoCor da mascote: amareloSímbolo: antílope-tibetano Personalidade: vivacidade e astúciaIdeal: saúde Esportes: atletismoInspiração: costumes do Tibete e Xinjiang (regiões autônomas do oeste da China)Notas: o antílope-tibetano é uma espécie ameaçada de extinção e símbolo do planalto tibetano


Ficha de Nini - Mascote dos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008Sexo da mascote: femininoCor da mascote: verdeSímbolo: andorinhaPersonalidade: inocênciaIdeal: boa sorteEsportes: ginástica Inspiração: andorinhas e as pipas (papagaios) chinesasNotas: na cultura chinesa a andorinha é considerada a mensageira da primavera, simbolizando boa sorte. O ideograma chinês para andorinha é usado também no ideograma Yanjing, antigo nome de Pequim. Nini usa uma pipa chinesa em formato de andorinha em seu chapéu.
Curiosidades das mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão - Pequim 2008* Em inglês são chamados de The Friendlies (Os Amistosos) * As mascotes das Olimpíadas de Pequim foram apresentadas a 1.000 dias do início dos Jogos Olímpicos de Pequim.* Três mascotes são masculinos (Jingjing, Huanhuan e Yingying) e dois são femininos (Beibei e Nini)* Duas mascotes representam espécies ameaçadas de extinção (panda gigante e antílope-tibetano).* Em agosto de 2007 foram lançados na China 100 episódios de desenho animados com as mascotes das Olimpíadas de Pequim 2008.

BELO EXEMPLO !



Enquanto lutamos por calçadas organizadas,sem camelôs e moradores de rua TODAS as Lojas Americanas ,conseguem de alguma forma bagunçar nosso projeto.
Essa é a entrada da que fica perto da Aníbal de Mendonça,suas mercadorias ficam expostas em carrinhos ,competindo com os camelôs,parece até rua da Alfândega.
A loja que fica perto da padaria a bagunça é feita com o recolhimento de papelões pelo burro sem rabo,a qualquer hora do dia.
Outra loja que age da mesma forma com suas mercadorias no meio da rua ,é uma que fica quase em frente ao Zona Sul da Teixeira de Melo,"Tutti para casa"(sei lá o nome ).
Qualquer hora vamos ter que andar pelas ruas competindo com os carros,por falta de espaço.

VERDADE PURA - MAURO VENTURA

O exército de pedintes, de várias "patentes", nas ruas do Rio: crianças, adolescentes, mulheres, homens, velhos, mães.

"Estava no Centro da cidade e havia parado numa lanchonete. Enquanto esperava o suco, guardava o troco na carteira. Foi quando um homem (forte, com uns 20 anos) se aproximou e pediu dinheiro. Balancei a cabeça negativamente. Começou, então, o diálogo surreal:
- Mas por que não? Eu vi o dinheiro que você guardou.
- E daí que você viu o dinheiro? Eu não vou te dar.
- Mas eu vi que você tem dinheiro.
- Amiguinho, isso não quer dizer que eu tenha que te dar alguma coisa.
- Mas eu tô morrendo de fome (fazendo cara de choro).
- Você não tem casa, não?
- Não.
- Por quê?
- Porque não. Me dá o dinheiro aí, moço.
- Moleque, eu já disse que não vou te dar dinheiro nenhum! (meu suco chegou).
- Então me dá o suco?
- Tá de sacanagem? Já disse que não.
- Por favor, moço. Paga um suco pra mim. Tô morrendo de fome.
- (Já irritado) Moleque, cai fora que não vou te dar porra nenhuma.
Ele foi embora. Depois fiquei com culpa na consciência por ter sido um pouco agressivo com ele e também porque poderia ser verdade que ele estivesse com fome. No dia seguinte, passando no mesmo local, esse mesmo pedinte acabara de ser preso por uma viatura da polícia. Não sei o que aconteceu, pois eu já o vi dentro da Patamo. A culpa que havia sentido no dia anterior desapareceu na hora.
Dois pontos que eu gostaria de colocar acerca desse episódio:
1. Esses pedintes acham que todos têm a obrigação de dar dinheiro a eles. Como a maioria das pessoas dá (por medo, pena ou por achar que estão fazendo algo de bom para a sociedade), eles vão ficando pelas ruas e não se dão ao trabalho de querer algo diferente do que ficar perambulando.
2. O Estado é, infelizmente, omisso em ajudar esse pessoal. Isso já é sabido há tempos. Mas esses pedintes também não querem nada com a "hora do Brasil". Precisa-se de bom material humano, que seja polido com educação e princípios. Pau que nasce torto não necessariamente tem que morrer torto. Eles não querem seguir regras, horários ou ter empregos. Ou seja, não querem sair dessa vida. Querem viver pelas ruas sem regra, sem horários, sem obrigações, pedindo sem o menor pudor e na maior cara-de-pau. Acho que, dando dinheiro, estou fazendo um desfavor à sociedade, contribuindo para que eles continuem nas ruas.
Há alguns anos, saiu no GLOBO que um suposto mendigo que ficava pedindo dinheiro na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, era proprietário de 5 imóveis!!!!!!! Isso mesmo! 5 (CINCO) imóveis no subúrbio. Descobriram que esses imóveis foram todos comprados com o dinheiro que as pessoas davam de esmola nas ruas!!!!!! Aquilo me revoltou, pois tem tanta gente pobre que morreu sem nunca ter comprado 1 quartinho sequer trabalhando honestamente e dando um duro enorme!!! E esse mendigo, abusando da boa fé das pessoas, comprou 5!
Aproveitando esse gancho, há alguns meses estava em Ipanema (na mesma praça) tomando um açaí. Ao lado da lanchonete e perto de mim, havia um mendigo sentado na rua, pedindo dinheiro. Um senhor se aproximou dele:
- Pra que você quer dinheiro? - perguntou o senhor.
- Pra comer. Não como há vários dias.
- Não vou te dar dinheiro, mas posso te oferecer um trabalho. Quer?
- Trabalho? Eu vou fazer o quê?
- Você começa de faxineiro. Vou ter dar roupa nova também.
- Quanto que eu vou ganhar?
- No começo te pago 400 reais.
- 400 reais? Só? Eu tiro três vezes mais aqui na rua.
O senhor ficou olhando espantado o mendigo e, sem dizer uma palavra, foi embora.
É um absurdo isso. Sinceramente, a culpa não é só do Estado, que é omisso, e dessas pessoas que abusam da boa-fé dos outros. É também das pessoas que dão esse dinheiro!
Toda hora tem gente pedindo dinheiro e as pessoas dão."

DESABAFO DE UM MORADOR

Boa noite.
Favor solicitar que tragam para o nosso bairro policiais com um nível melhor. Pois pagamos altos impostos e também caro para morar em Ipanema e vêm uns marginais travestidos de homens da lei e ficam tratando os moradores do bairro mal, ou olhando para os mesmos como se nós fossemos bandidos.
Isso acontece com essas novas patrulhas de bandidos travestidos de lei, que colocaram na praia de Ipanema e em algumas ruas internas do bairro.
Inclui-se também neste comentário a tal Força Nacional de Segurança que passa com uma marra olhando o cidadão também na orla.
Policia é para ser amiga do cidadão, afinal o salário deles vêm dos nossos impostos, eles nos devem respeito, independente de como eu esteja vestido.
Eu moro em Ipanema um balneário, não sou obrigado a andar enfeitado para dizer que sou gente, o principal eu tenho capacidade intelectual. Agora vêm esses marginais olhando mal encarrado, isso é falta de respeito com o cidadão.
Tomem uma providencia e peçam para que enviem pessoas (policiais) com nível melhor para nosso bairro.
Aliás, a policia deveria ter nivel, independente de onde fará a guarda.Afinal ser tratado como marginal não é para cidadão de bem e sim para quem está a margem da lei.
Se fui um pouco rude nas palavras, não tenho mais paciência para olhar essa polícia bandida tratar mal o cidadão.
Um cordial abraço,
A.D.

RUA INTERDITADA



Tráfego
Rua de Ipanema será interditada para obras do metrô


RIO - A Rua Antônio Parreiras, em Ipanema, terá o tráfego interrompido desta terça-feira até o dia 20 de dezembro, das 8h às 18h, para conclusão das obras do metrô . A interdição em frente ao nº 60 da via acontecerá por cinco minutos, com intervalo de até 30 minutos.
Conforme autorização da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias, publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira, a interdição não se aplica aos veículos destinados a socorro e emergência. Nós visitamos as escavações
A descida ao buraco começa numa kombi e logo o ar quente se faz notar . Quinze metros abaixo do nível do mar, a temperatura média nas obras da estação General Osório do metrô, em Ipanema, é de cerca de 34º . O calor é a primeira sensação de quem visita o local, mas logo dá lugar a outra sensação: a de amplitude
Cerca de 90% das escavações já estão concluídas, segundo o governo do estado. Lá embaixo, é fácil se sentir pequeno diante das grandes dimensões dos túneis, que têm cerca de 22 metros de altura (o equivalente a um edifício de 7 andares) por 26 metros de largura.

BELO EXEMPLO !


As calçadas da praia ainda em recuperação e esse caminhão da CEDAE ,estacionado em cima ,dando um belo exemplo.
Depois somos nós que pagamos o conserto .
Cadê a fiscalização ?

ADOÇÃO DE ANIMAIS

Campanha de adoção de animais no Jardim de Alah

RIO - Na próxima quinta-feira, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais realizará mais uma etapa da campanha Adotar é o bicho, que percorre a cidade, promovendo a adoção de cães e gatos. O estande da campanha estará montado no Jardim de Alah, em Ipanema, das 10h às 16h. Vinte e cinco animais estarão disponíveis e, para adotá-los, os interessados deverão apresentar carteira de identidade e comprovante de residência. Mais informações pelos telefones 2503-4577 e 2503-4654.
[09:06] - 04/08/2008

BURROS SEM RABO TUMULTUAM IPANEMA



















A esquina das ruas Barão da Torre com Teixeira de Mello pode ser considerado o mais degradante ponto de Ipanema. Ali estão depositados todos os tipos de "bagulhos" dos ambulantes do Cantagalo, além de sucatas de carros. À noite (e às vezes durante o dia), o cruzamento serve de mictório para os freqüentadores de um bar que fica na esquina, num total desrespeito aos moradores que passam pelo local. Mães e donas-de-casa que tentam passar com os carrinhos de bebês ou de mercado pela calçada não conseguem e são obrigadas a utilizarem a rua. Além de um depósito de catadores de papelão que acumula toda espécie de lixo, ainda tem aquele prédio da Comlurb que torna o local ainda mais sinistro!


VISITA AO METRÔ



Por dentro da obra do metrô de Ipanema


RIO - A descida ao buraco começa numa kombi e logo o ar quente se faz notar. Quinze metros abaixo do nível do mar, a temperatura média nas obras da estação General Osório do metrô, em Ipanema, é de cerca de 34º. O calor é a primeira sensação de quem visita o local, mas logo dá lugar a outra sensação: a de amplitude. Cerca de 90% das escavações já estão concluídas, segundo o governo do estado. Lá embaixo, é fácil se sentir pequeno diante das grandes dimensões dos túneis, que têm cerca de 22 metros de altura (o equivalente a um edifício de 7 andares) por 26 metros de largura.

Ao mesmo tempo em que alguns operários trabalham na preparação das próximas detonações (são pelo menos duas por dia, de intensidades diferentes, precedidas pelo toque de três sirenes), com a colocação de explosivos, outros atuam no que será a plataforma de embarque, cuja estrutura já é perceptível. São cerca de 500 funcionários (entre pessoal de apoio e operários) trabalhando em três turnos para cumprir o prazo de entrega da estação, prevista para ser inaugurada às 11h do dia 17 de dezembro de 2009.

- Já estamos na fase de execução das estruturas de concreto dentro do corpo da estação - afirma Luiz Moreira, engenheiro da Rio Trilhos, ligada à Secretaria Estadual de Transportes, que informou ainda que uma manta está sendo colocada nas paredes dos túneis para conduzir água para canaletas. Ele garante que o prazo será cumprido e que as obras estão em dia.
A distância entre as estações General Osório e Cantagalo é de apenas 800 metros. Se por um lado General Osório é mais superficial que Cantagalo, por outro, será mais ampla:
- Pelo tipo de operação que ela vai ter, durante algum tempo, como estação terminal, General Osório vai ter dimensões muito maiores. Ela tem inclusive três plataformas de embarque e tem três acessos. A estação Cantagalo, embora assemelhada tecnicamente, por ser uma escavação em rocha, tem basicamente um único acesso, que passa por baixo da Rua Pompeu Loureiro, com a saída Xavier da Silveira e a praça. Em General Osório, teremos as saídas Sá Ferreira, Jangadeiros e Teixeira de Melo - disse o engenheiro Luiz Moreira, que informou que a praça General Osório terá uma passagem para a saída dos passageiros.

Nas saídas para a Jangadeiros e para a Teixeira de Melo ainda é preciso escavar cerca de 30 metros. Das saídas da estação General Osório, a que está em estado mais adiantado é a da Rua Sá Ferreira, pois é o único túnel em que, de baixo, já é possível ver o céu. Operários trabalham em estruturas metálicas que depois vão permitir a colocação de escadas rolantes.
As obras na saída Sá Ferreira aliás, chamam atenção pela proximidade com os prédios vizinhos, e tomam todo a pista de rolamento da via. Como não podem entrar em suas garagens, moradores da Sá Ferreira cadastrados estão tendo estacionamento pago pelo governo do estado. Engenheiros encontraram desafios na escavação
Escavar um morro para construir o metrô é menos complicado que perfurar o solo por baixo de ruas da cidade, em cima das quais há bairros inteiros, na opinião de Ana Flávia Azeredo, engenheira da Rio Trilhos.
- É mais rápido, tem menos custo, mais segurança e causa menos transtornos para os vizinhos - disse.

No entanto, os engenheiros encontraram desafios durante a obra. Apesar de ser feita uma sondagem prévia para analisar o tipo de solo que terá de ser perfurado, no túnel que dá acesso à Rua Sá Ferreira, os operários encontraram um tipo de solo diferente, com obstáculos e blocos de pedra. Por isso, a maneira de executar o trabalho teve que ser alterada e foi necessário redobrar os cuidados com a escavação, que aconteceu de forma paulatina e cuidadosa. O formato da saída para a rua também teve que ser alterado: os passageiros iriam passar por uma entrada retangular, mas, com a mudança, a entrada passou a ter a forma de dois círculos. População pode visitar as obras
Visitas públicas à obra do metrô acontecem a cada último domingo do mês, sempre na parte da manhã, normalmente a partir das 9h e em grupos de até 70 pessoas. A próxima será no dia 31 de agosto. Os interessados podem se inscrever pelos números: 2521-0289 ou 2227-0337, ou chegar alguns minutos antes do início de cada visita ao ponto de encontro, na rua Piragibe Frota Aguiar, que fica próximo à rua Jangadeiros e ao Hospital de Ipanema.
Além da inscrição pelo telefone, os interessados também podem procurar as três Centrais de Atendimento à Comunidade (CAC), que ficam na Praça General Osório, em Ipanema; na esquina das ruas Barata Ribeiro e Gastão Baiana, em Copacabana, e na esquina da Rua Sá Ferreira com a Bulhões de Carvalho, no mesmo bairro.

PAUTA DA REUNIÃO 05 / O8

PAUTA DA REUNIÃO DO DIA 05/8/2008



1- Evolução da Operação Ipabacana;

2- As obras do PAC;

3- Sub-projeto – coleta de lixo;

4- Como implementar o choque de ordem (educação da população);

5- Terminal de ônibus na Praça General Osório;

6- Processo de Títulos de Propriedade;

7- Outros assuntos;

PM REFORÇA SEGURANÇA

PM reforça segurança em Ipanema após bando assaltar cinco motoristas Ladrões atacaram na esquina das ruas Alberto de Campos com Vinícius de Moraes
Rio - Três bandidos armados com revólveres promoveram arrastão e assaltaram cinco motoristas na esquina das ruas Alberto de Campos com Vinícius de Moraes, em Ipanema, sexta-feira à noite.
Segundo as vítimas, os ladrões estavam em uma picape importada e aproveitaram o sinalfechado para atacar. A primeira vítima foi um advogado em um Fiat Idea. Outros quatro motoristas também foram rendidos e perderam dinheiro, jóias e celulares. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon).
Neste sábado, a segurança foi reforçada no local pela Polícia Militar.

UNIBIÓTICA POSTO 9



TURMA DA UNIBIÓTICA
DO POSTO 9

Podemos dizer que a unibiótica é um conjunto de medidas para levar uma vida com mais dignidade e saúde.Formulado e divulgado pelo método naturalista coreano Jong Suk Yun,na praia de Ipanema,no verão de 1993,a unibiótica é um resumo da pesquisade centenas de propostas para prevenir e curar doenças através de recursos da natureza.
Para desfrutar de todos esses benefícios basta se juntar a um dos grupos de unibiótica espalhadas pelas praias da cidade ,entre 7 e 8 horas da manhã, a fim de praticar a série de exercícios propostos pelo doutor Yun.Com ênfase no sistema imunológico estes agradáveis encontros no início do dia nos ensinam,entre exercícios e outrs dicas,a cuidar do corpo como um todo e a peculiaridede de cada um.
De olho na circulação sanguínea e um melhor desempenho do nosso organismo.o incremento da produção de endorfina e cerotonina.Na manutenção dos pés quentes e da cabeça fria.Na escolha dos alimentos e no bom funcionamento dos intestinos.No privilégio de dormir o sono dos justos,e o direito de sonhar com o que você sempre quis.No prazer de sorrir escancarado e manter os médicos longe das nossas vidas.
Antes de criticar venha conhecer essa maneira de cuidar da saúde cercado de beleza e o carinho de novos amigos.
Por tudo isto que a turma do posto 9,na praia de Ipanema,não se cansa de repetir que a unibiótica é o único plano realmente de saúde que existe na praça.E melhor é que funciona sem cobrar dinheiro algum.

DESRESPEITO




O caminhão desta foto simplesmente afundou a ciclovia! O fato se deu no dia 21 de julho, por volta do meio-dia, na Rua Francisco Otaviano, via de ligação entre Ipanema e Copacabana, em frente ao Bingo Arpoador. O motorista ainda se indignou: "Mas o outro caminhão passou e isso não aconteceu!" Ele só se esqueceu de que ciclovias são para bicicletas e não para caminhões.

INSEGURANÇA !

Bandidos assaltaram motoristas em Ipanema

RIO - Dois bandidos armados de pistolas roubaram os pertences de pelo menos cinco motoristas na esquina das ruas Alberto de Campos e Vinícius de Moraes, em Ipanema, na Zona Sul, na noite desta sexta-feira. Segundo a polícia, os ladrões começaram roubando um casal que estava num Pajero, quando o carro parou no sinal de trânsito. Os marginais mandaram que o casal descesse e foram roubando os motoristas que paravam atrás do jipe. Após os roubos, os marginais fugiram a pé.
O caso está registrado na 14ª DP (Leblon).

INSEGURANÇA

Insegurança entre dois cartões- postais

Rua Francisco Otaviano continua sem policiamento e moradores afirmam que assaltos são frequentes.

De um lado,as pedras do Arpoador;do outro a Praia de Copacabana;e entre os dois pontos turísticos,a insegurança.Um mês depois de o Globo-Zona Sul ter mostrado a falta de policiamento na Rua Francisco Otaviano,moradores e comerciantes continuam à mercê dos assaltantes.
Segundo o porteiro que não quis se identificar a polícia passa pela rua às vezes,mas não há um policiamento fixo.De acordo com o porteiro,os moradores do prédio onde trabalha têm medo de sair à noite.
Já o comandante interino de 19ºBPM (Copacabana),tenente –coronel Silvandro Santiago,as pessoas não registram os assaltos,o que impede que se tenha uma estatística que dê a visão real da situação,já que o planejamento ,segundo ele,é feito baseado na mancha criminal.

BURACO REABRE EM IPANEMA

Vazamento na rede da CEDAE rompe asfalto em cruzamento e aumenta risco de acidentes

Pela 3ª vez este ano,a rede da CEDAE estourou e provocou a abertura de uma cratera na esquina das ruas Aníbal de Mendonça e Barão da Torre,em Ipanema.O buraco demorou cerca de uma semana para ser consertado,prejudicando o tráfego de veículos.A CEDAE reconheceu que o problema de vazamento no local é reincidente e adianta se houver novo rompimento na rede,a tubulação será trocada.
Para quem passa pelo local,o transtorno é grande.

A UNIÃO FAZ A FORÇA !

Será que Ipanema vai ter o mesmo fim? Acho que sim.
Centenas de emails são mandados para o IPABACANA,centenas de reclamações são feitas,relatórios são mandados,e nada de novo acontece !
Os flanelinhas continuam a mandar nas ruas,os moradores de rua continuam nos mesmos lugares de sempre sem serem incomodados;o homem da perna enfaixada,é intocável,o cara do skate ,agride as pessoas e lá está ele todos os dias andando pelas ruas.Nos sinais de trânsito,os assaltos continuam também,o abandono das praças é absurdo,as calçadas esburacadas,os camelôs (que melhoraram um pouco),na hora do almoço da GM invadem as calçadas,os restaurantes também invadem nossas calçadas com suas mesas e cadeiras,tirando nosso espaço.
Ipanema tem que se unir para que consigamos ganhar essa guerra ! Temos força para isso,não adianta apenas ler o blog,para saber das notícias.
DENUNCIEM !!
Nos ajudem com denúncias (anônimas ).
Não importa que as reclamações sejam sempre as mesmas,escrevam para o e mail do PSI,comentem no blog,compareçam às reuniões.
RECLAMEM , DENUNCIEM ,FOTOGRAFEM , precisamos de apoio de todos os moradores de IPANEMA,temos que dar as mãos.É o nosso bairro que está entregue às baratas.Pagamos altos impostos,merecemos uma melhor qualidade de vida.

Copacabana: um cartão-postal da desordem

RIO - Um ano e três meses depois de iniciada a Operação CopaBacana, a Princesinha do Mar ainda é o bairro mais suscetível à desordem urbana e está muito longe do ideal, segundo o próprio xerife do projeto, o subsecretário de Governo, Rodrigo Bethlem.
Uma ronda feita ontem pelo JB constatou que ainda não há esquina sem bandalha: ao lado da 12ª DP (Copacabana), na Rua Hilário de Gouveia, por exemplo, moradores de rua montam casas e carros estacionam no sinal e na calçada da delegacia. Feiras de frutas – até mesmo em carrinhos de mão – se espalham nas ruas, enquanto o Estado estuda novas estratégias para combater a desordem urbana.
Na Rua Sá Ferreira, próximo ao Morro Pavão–Pavãozinho, as duas calçadas são tomadas por feirantes e, numa delas, a qualquer hora do dia há uma criança, com menos de 10 anos, estirada no chão.
Nas ruas Santa Clara e Tonelero, próximo ao Túnel Sá Ferreira, é ponto de esmola de meninos de rua. As feiras também continuam ocorrendo nos mesmos locais, como as ruas Barata Ribeiro e Siqueira Campos, em frente a supermercados. Na República do Peru com Nossa Senhora de Copacabana, um feirante exibe frutas até mesmo num carrinho de mão.
– Sabemos que agora existe um esforço para acabar com a desordem, mas a impressão que temos é de que continua tudo da mesma forma – lamenta a dona-de-casa Nilmar Ferreira, 63 anos.

MUDANÇAS ??

Mudanças?
Um mês após morte de estudante na porta de boate, promessa de redução de policias não foi cumprida

RIO - O governador Sérgio Cabral e a Procuradoria Geral de Justiça não cumpriram a promessa, feita há 30 dias, de diminuírem o número de policiais a serviço de promotores, como revela Ronaldo Braga em reportagem publicada pelo jornal O Globo nesta sexta-feira . A promessa foi feita logo após o policial militar Marcos Parreira do Carmo, em liberdade, ter matado, com um tiro, o estudante Daniel Duque, de 18 anos, na saída da boate Baronetti. O policial acusado fazia a segurança do filho da promotora Márcia Velasco no momento do crime. Segundo a assessoria de imprensa da Promotoria de Justiça, não foi realizada nenhuma mudança no setor desde o dia do crime.
Solto pela Justiça no dia 14 de julho passado, para responder ao processo em liberdade, o PM Marcos Parreira do Carmo, que voltou a trabalhar no dia seguinte, continua lotado na Diretoria Geral de Pessoal. Ele continua sendo submetido à Comissão de Revisão Disciplinar da PM. Atualmente, realiza apenas serviços burocráticos.
O advogado da família de Daniel, André Nascimento, informou ontem que estão marcados para o dia 10 de setembro, os depoimentos das testemunhas de defesa e de acusação. André espera que até o início do próximo ano o PM vá a júri, com o julgamento do mérito do caso.
O policial foi solto após prestar depoimento no 3 Tribunal do Júri. O juiz Sidney Rosa da Silva alegou que a prisão em flagrante, como ocorreu, não se enquadra em nenhuma das "quatro hipóteses previstas na Lei Processual Penal". Outra justificativa apresentada pelo magistrado foi o fato de o réu ser "primário, sem maus antecedentes, com residência fixa e emprego estável".