ATA DA 21ª REUNIÃO

Atividade que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 17/06/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 20

TÓPICOS ABORDADOS:
1- Foi procedida avaliação sobre as atividades de 1 ano do Projeto , sendo que o tópico mais importante foram as atividades do IPABACANA conforme foram apresentados índices em documento enviado anteriormente. A Secretaria de Governo responsável por essa atividade estendeu o período de ação por mais 3 meses, haja vista recursos para tal.Volta-se a ressaltar que toda e qualquer denúncia deverá ser encaminhada para scap@segov.rj.gov.br ou pelos telefones: 2299-5300/5770, dias úteis no horário de 9h às 19h.

2- O grupo que coordena o projeto de Reciclagem de Lixo (Redes de Ação) informou
que a partir da reunião de apresentação do projeto junto ao Condomínio
Amsterdam Sauer foi criado comitê formado por representantes do bairro de Ipane-
ma, compreendendo-se moradores , comerciantes, que criarão e implementarão a re-
ciclagem para todo o bairro;

3- A empresa Riotrilhos procede a continuação do projeto para urbanizar e organizar a bagunça que é a esquina de R. Teixeira de Melo com R. Barão da Torre. Vai construir no terreno junto ao edifício garagem, que permitiu que o acesso se faça através de uma servidão que pertence ao prédio, boxes onde serão guardados todo o material que hoje fica na rua . Está sendo procedido cadastramento do pessoal que trabalha naquela área: barraqueiros, ambulante, aluguel de cadeiras de praias, burros sem rabo, entulheiros e reciclagem. TODAVIA, A COMLURB NECESSITA RETIRAR
URGENTEMENTE A RECICLAGEM DAQUELE LOCAL.
.

4- Volta-se a anunciar a audiência aberta ao público no dia 19/6 de 14h às 17h no Ministério Público ( Av. Mal. Câmara-Castelo, 370/9º) na qual verificar-se-á adequação dos eventos nas praias


OUTROS ASSUNTOS:

Ø Foi apresentado o site http://www.desordemurbana.com.br/ para todas as denúncias que digam respeito a melhoria social do bairro.
Ø Chamou-se atenção sobre as “escolinhas” de vôlei, futebol, ginásticas que se instalam na praia, causando desordem urbana. Assim, solicita-se ao GRUPO GESTOR DA ORLA que providencie suas retiradas.
Ø O processo de concessão de TÍTULOS DE PROPRIEDADE aos moradores do Cantagalo está em fase adiantada de negociações.
Ø Voltou-se a comentar sobre a necessidade de canalização da nascente no Cantagalo, bastando apenas a construção de canaletas no sentido de evitar-se o transbordamento de detritos. O sr. Vasconcelos ficou responsável de levantar todos os dados necessários para que se possa fazer uma proposta de solução deste problema à CEDAE. HÁ NECESSIDADE ENTRETANTO, QUE A COMUNIDADE PERCEBA A UTILIZAÇÃO INADEQUADA, NÃO ATIRANDO DETRITOS NAQUILO QUE É FONTE DE SUSTENTAÇÃO.
Ø SERÁ REALIZADA A QUARTA TURMA DO CURSO DE PORTEIROS, HAJA VISTA O SUCESSO ANTERIOR E EFICÁCIA DE SEU CONTEÚDO.SOLICITA-SE AOS SÍNDICOS QUE SE MOBILIZEM E INSCREVAM OS EMPREGADOS POIS SE TRATA DE FORMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL GRATUITA PARA A SEGURANÇA DO BAIRRO. A OMISSÃO SE COADUNA COM A VIOLÊNCIA.
PERÍODO DOCURSO: 21/22/23/7/08. LOCAL 23º BPM, INSCRIÇÕES: CESAR FONTELLES: TELS. 25-227539/99612044/ cbfontelles@terra.com.br
Seguem algumas informações sobre o curso para porteiros.
Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança e visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- a garagem e
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- a garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas e
- os vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.


Coordenador:
Cesar B. Fontelles


>. PRÓXIMA REUNIÃO DO PSI: DIA 1/76/08, MESMO LOCAL E HORÁRIO.
projetodeipanema@terra.com.br
http://psipanema.blogspot.com/

Elaboração da Ata: Julio Sergio dos Mares Guia - 18/6/08

GARI NOTA 10 ! ! !




GILMAR ,é o nome dele.

Trabalha com prazer ,deixando a rua Vinícius de Morais limpa,sem a sujeira de quem passa ,e não tem educação,espalhando lixo pelo caminho.

Sempre na dele ,trabalha com afinco.Se recusa a receber gratificação natalina dos Edifícios da rua.Não aceita nada de ninguém,"vim aqui para trabalhar",é o que diz.

Pessoas como essas têm muito valor.NOTA 10 !!!!!!!!!

PARABÉNS GILMAR,continue assim.

TOM JOBIM


Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.
É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da Bossa Nova. Tom Jobim é um dos nomes que melhor representa a música brasileira na segunda metade do século XX e é praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.
Nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, mudando-se logo com a família para Ipanema. A ausência do pai durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano tendo aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.


















Vemos uma Ipanema quase horizontal, com pouquíssimos prédios altos na Rua Visconde de Pirajá.(DÉCADA DE 40/50)

AGRADECIMENTO

Colaborador do Projeto de Segurança de Ipanema ,agradece ao Tele-Comlurb ,tel: 22o4-9999 à solicitação de limpeza na Praça Nossa Senhora da Paz,que estava suja e abandonada.
No mesmo dia da reclamação, a encarregada Liene,prontamente me retornou e tomou providências.
Obrigada

ESTACIONAMENTO PRIVATIVO






















Esses dois carros,tanto a Parati quanto o caminhão,estacionados na rua Vinícius de Morais,na quadra da praia,ficam aí diáriamente o dia todo.
O dono do caminhão é barraqueiro e guarda suas cadeiras e mercadorias dentro do mesmo.Chama-se Cèsar.
Além de barraqueiro,ele também distribui mercadorias aos outros que como ele têm suas barracas na praia.
Vizinhos ficam incomodados com a bagunça diária de descarga de cadeiras ,barracas ,caixas de isopor,etc...
Pedimos que providências sejam tomadas,tal a bagunça que se forma.

MINI PODA



Hoje pela manhã,empregados da Comlurb,faziam uma mini poda das árvores da Prudente de Morais.
Com apenas uma escada ,cortavam os galhos com uma serra manual.
Estavam tirando pequeninos galhos que nasceram,para que mais tarde não venham a se desenvolver.Esqueceram de cortar os grandes ,que encobrem a iluminação e os sinais de trânsito e atrapalham os motoristas e tiram a segurança de quem passa à noite pelas ruas.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Gostaria de lembrar a todos a importância do comparecimento à audiência pública que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está convocando, para ouvir a sociedade na questão dos eventos na orla.
O nosso bairro tem sido tomado de assalto, sobretudo no reveillon e no carnaval, por eventos totalmente inapropriados ,seja pelo número de participantes , seja pelo barulho e pela duração dos mesmos.
Copacabana está se organizando de modo a fazer com estes eventos em muito maior número e proporções lá, saiam do bairro.
O caminho natural para eles será vir para Ipanema que não comporta absolutamente este tipo de atividade.
O Ministério Público está fazendo a sua parte convocando a sociedade interessada para ser ouvida, e nós temos de fazer a nossa ,indo brigar pela preservação de nosso bairro e patrimônio
.A AUDIÊNCIA SERÁ DIA 19/06 DE 14 ÁS 17HS. NA SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA RUA MARECHAL CÃMARA 37O - 9º ANDAR. O comparecimento de todos é de nosso interesse como moradores de Ipanema que querem preservar seu bairro não deixando que ele se deteriore como tantas outras áreas da cidade que já foram igualmente lindas.

Projeto de Segurança de Ipanema

SOLAR MENINOS DA LUZ

Olá Amigos,

O Solar Meninos de Luz,onde sou voluntária, está precisando de lençóis, cobertores e roupas de frio. (lavados de preferência) tipo pra já!!
Quando os bebês dormem durante o dia, não têm lençóis e cobertores suficientes para serem cobertos e tem feito muito frio.
O que sobrar (se sobrar), distribuiremos para as famílias da Comunidade com maior necessidade atendidas aos sábados, que com certeza não devem ter roupas de frio.
Quem puder repasse esse pedido, também para seus amigos, e aproveito a oportunidade
para convidá-los para conhecerem o Solar.
Marquem uma visita.

Beijos,

Regina Szwarcfing
(021) 2522 9524
www.meninosdeluz.org.br

ESTATÍSTICAS

'
SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO
SUBSECRETARIA DE GOVERNO DA CAPITAL
OPERAÇÃO "COPABACANA"
24/04/2007 À 15/06/2008

l 2.931 acolhimentos de moradores de rua
l 1.276 acolhimentos de menores
l 596 moradores de rua abordados (maiores)
l 72 moradores de rua abordados (menores)
l 02 menores desaparecidos foram encontrados
l 13 menores infratores presos
l 14 remoções SAMU
l 34 pessoas com mandados de prisão e detidas
l 01 preso por falsificação e desacato
l 101 encaminhamentos para delegacia (SARQUE)
l 171 veículos notificados e removidos para o depósito
l 01 veículo recuperado de roubo
l 3.214 veículos multados
l 73 vans multadas
l 32 vans rebocadas
l 01 van pirata apreendida
l 10 vans vistoriadas pelo DETRO
l 02 ônibus apreendidos pirata
l 03 vans com tacógrafo inoperante multadas
l 06 motos removidas para o depósito
l 19 kombis rebocadas que serviam de depósito
l 01 kombi multada faltando selo de vistoria e porta lacrada
l 20 táxis rebocados
l 11 táxis multados
l 05 acolhimentos de meninas por estarem sendo exploradas sexualmente
l 107 prostitutas que foram levadas para Delegacia para averiguação
l 20 caminhões de entrega de mercadorias multados por acondicionar falimentos inadequadamente
Mercadorias Apreendidas
l 01 revólver calibre 32
l 93 kg de pescado inutilizados destes caminhões
l 3,5 kg de requeijão
l 40 kg de doce diversos
l 12 potes de mel
l 26 apreensões de barracas de camelôs vendendo piratarias (blusas, óculos, cangas, bolsas)
l 02 ambulantes de cachorro quente
l 5 kg camarões
l 02 ambulantes com frutas diversas
l 883 kg frutas diversas
l 152 frutas diversas (unidade)
l 02 barracas de livros
l 01 barraca de legumes
l 10 kg legumes
l 12 barracas de frutas diversas
l 01 banca de verduras
l 17 caixas de frutas
l 01 carroça recolhida
l 08 caixas de hortaliças
l 15 caixas plásticas de supermercado
l 01 baú para frete em bicicleta
l 28 chinelos apreendidos
l 02 barracas de bijouterias
l 01 banca de bijouterias
l 01 barraca de camping
l 02 bancas de artesanato
l 535 bijouterias
l 57 brincos de bijouterias
l 02 cestas com 80 empadas
l 02 caixas de isopor com águas minerais
l 02 caixas de isopor com bebidas diversas
l 15 isopores
l 92 latas de cerveja
l 82 latas de refrigerantes
l 72 latas de bebidas diversas
l 31 garrafas de refrigerantes
l 61 garrafas de água
l 17 garrafas de Ice
l 05 garrafas de suco
l 10 copos de guaraná natural
l 23 churrasqueiras apreendidas
l 01 carroça de churrasco
l 02 barracas de churrasco
l 01 saco de alegorias de carnaval
l 15 panos de mesa
l 45 grades de ferro
l 37 grades de ferro com 220 capas DVD'S
l 350 capas de DVD'S
l 202 cadeiras de praia apreendidas
l 11 espreguiçadeiras
l 150 discos de vinil
l 30 cadeiras de alumínio
l 22 espreguiçadeiras
l 02 cadeiras de palha
l 114 cadeiras de plástico
l 04 cadeiras de ferro
l 04 tendas de praia
l 10 guarda-sóis
l 36 bancos de plásticos
l 11 mesas plásticas
l 01 mesa de ferro
l 22 carregadores de celular
l 01 aparelho celular da marca NOKIA
l 100 capas de celular
l 39 chaveiros
l 05 enfeites luminosos
l 184 pilhas
l 09 placas apreendidas (propaganda)
l 04 cavaletes
l 747 óculos apreendidos
l 291 cangas
l 12 blusas
l 174 bonés
l 116 camisas
l 01 bermuda
l 29 relógios
l 60 peças de artesanatos
l 01 grade de ferro com artesanatos diversos
l 42 maquiagens
l 300 kg de livros
l 314 livros
l 1.510 CD'S
l 20 telas de CD Piratas
l 1.655 DVD'S
l 20 controles remotos
l 91 peças eletrônicas
l 12 lanternas
l 23 fones de ouvido
l 02 espelhos
l 01 ambulante com pirataria marca Nike, encaminhado para 12ª DP
l 01 abatedouro de aves, proprietário encaminhado 12ª DP
l 300 kg carne de aves
l 01 caminhão de refrigerantes apreendido
l 19 ambulantes (mesas, cadeiras, isopor c/refrigerantes apreendidos)
l 05 camelôs com o total de 43 mercadorias apreendidas (camisas, óculos, cangas)
l 19 camelôs (com óculos, bonés, cangas, peças artesanatos)
l 01 apreensão de banca (Kombi) de frutas diversas (doadas para o morro Pavão e Pavãozinho)
l 02 carrinhos tipo mercado com várias revistas
l 16 carrinhos (burrinho sem rabo)
l 01 carrinho de mão c/abacaxis
l 03 carroças de cachorro quente
l 12 porquinhos de barro
l 01 caçamba de lixo recolhida pela COMLURB
l 27 botijões de gás
l 07 balanças
l 02 cama
l 03 colchões
l 02 geladeiras
l 04 sofás
l 01 fogão
l OBS: Foram lotadas 02 kombis + 01 pickup com apreensões diversas pelo CCU, em 12/02/08

OPERAÇÃO IPABACANA

SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO
SUBSECRETARIA DE GOVERNO DA CAPITAL
OPERAÇÃO "IPABACANA"
06/11/2007 À 15/06/2008

l 422 acolhimentos de moradores de rua
l 152 acolhimentos de menores
l 05 crianças levadas pela DPCA
l 07 abordagens a moradores de rua
l 03 menores infratores presos
l 08 remoções SAMU
l 15 pessoas com mandado de prisão detidas (quatro delas da gangue das bicicletas)
l 02 pessoas presas portando drogas
l 178 encaminhamentos para Delegacia
l 01 estrangeiro encaminhado para sarque (DEAT)
l 01 carro de propriedade estrangeira apreendido com documentação irregular levado para 15ª DP e atuado no código penal 311e 334
l 245 veículos rebocados
l 01 barco rebocado
l 4.217 veículos multados
l 10 motos multadas
l 17 multadas kombis que serviam de depósito
l 05 motos apreendidas
l 02 caminhões de entrega de mercadorias multados por acondicionar alimentos inadequadamente
l 01 veículo recuperado roubo
l 03 comércios notificados (bares e boates)
Mercadorias Apreendidas:
l 01 Lava-Jato clandestino desativado
l 02 kits estacionamento (armário, sombreiro, banco e painel)
l 06 carrinhos apreendidos (burro sem rabo)
l 03 carrinhos apreendidos (supermercado)
l 01 carro contendo papelão
l 04 caixas de papelão
l 01 carrinho de neném
l 01 tampa de vaso sanitário
l 01 colchão
l 01 panela velha
l 01 jarro de planta
l 01 folha de zinco
l 01 pedaço de caixa d'água
l 01 carroça de cachorro quente
l 01 fogão velho
l 01 pedaço de telha quebrada
l 05 armários c/guarda-sol
l 17 placas de publicidade
l 01 divisória de bambu
l 05 cavaletes de vaga
l 01 placa de moto táxi
l 02 talões do Valet Park
l 01 balcão Valet park
l 03 escadas de madeira
l 20 livros
l 50 revistas
l 01 escada de ferro
l 60 litros de bebidas
l 02 balanças de ferro velho
l 09 barracas de frutas e legumes
l 190 kg de frutas
l 02 caixotes de caqui
l 01 caixote de banana
l 01 caixote de tomate
l 01 caixa de jabuticaba
l 01 caixa de mamão
l 01 caixa caqui
l 12 tangerinas
l 03 dúzias de bananas
l 02 abacates
l 04 mamões
l 56 sutiãs de silicone
l 08 bichos de pelúcia
l 81 discos DVD
l 148 capas para DVD
l 01 blusa
l 31 bolsas
l 45 camisas
l 30 camisas crianças
l 61 cintos
l 77 guarda-chuvas
l 81 cangas de praia
l 03 guarda-sóis
l 04 armários
l 02 barracas de praia
l 05 telas de pintura
l 18 cones apreendidos
l 10 quadros de azulejos
l 04 quadros
l 70 bijouterias
l 200 bijouterias de artesanato
l 03 placas de bijouterias
l 01 bolsa c/ bijouterias
l 938 óculos
l 02 capas de óculos
l 20 bonés
l 01 esteira de madeira
l 05 chapéus de palha
l 03 chapéus de folha de coqueiro
l 03 cestos de folha de coqueiro
l 34 relógios
l 02 alicates
l 104 sacos de biscoitos
l 03 bicicletas de carga
l 01 reboque de mercado
l 10 bicicletas
l 01 triciclo
l 02 cadeiras de cor azul (comércio popular ilegal)
l 01 banqueta (comércio popular ilegal)
l 04 pacotes de pipoca (sinal de trânsito)
l 57 baldes de plástico contendo flores naturais
l 60 vasos de flores
l 01 arranjo de flores
l 50 peças de artesanato
l 01 pacote e meio de biscoito "O Globo"
l 01 isopor grande
l 06 caixas de Isopor com refrigerantes (diversos)
l 02 caixas de Isopor com garrafas de água
l 01 caixa de isopor contendo quentinhas
l 04 engradados de água
l 04 engradados de mercado
l 25 garrafas de água mineral
l 05 H2O
l 07 garrafas de Ice Tea
l 05 garrafas de Red Bull
l 06 caixas de isopor c/36 quentinhas
l 05 pacotes com doces
l 01 mesa
l 01 mesa c/4 cadeiras
l 259 latas de cerveja
l 349 latas de refrigerantes
l 03 churrasqueiras
l 02 barracas de churrasquinho
l 13 botijões de gás
l 10 lanches diversos
l 18 barracas de praia
l 01 barraca de camelô
l 01 carrinho contendo 20 abacaxis
l 01 carrinho de mão
l 01 carrinho de mercado
l 37 abacaxis
l 40 kg de abacaxis
l 01 carrinho de côco
l 01 caixa de fruta
l 01 barraca de fruta
l 04 caixas de caqui
l 34 caixas de fruta do conde
l 10 caixas de morango
l 04 caixas de pêra
l 02 caixas de uva
l 03 bombas d'água apreendidas
l 01 caminhão COMLURB com tralhas do Jardim de Alah
l 01 caminhão da COMLURB com alimentos diversos retirados de
Feira livre

VOLEI SENTADO DE PRAIA- TREINO




Em frente à Vinícius de Morais,toda terça - feira,atletas com deficiências ,treinam volei sentado.
Patrocinados pelo Banco do Brasil,se preparam para as paraolimpíadas.

Vôlei Sentado de Praia ou Vôlei de Praia Paraolímpico.

Eu, Débora Guerra Morand, que gosto e pratico esportes como Frescobol e Vôlei de quadra e praia, trabalhando como voluntária no Parapan do Rio de Janeiro, tive a idéia e resolvi criar e desenvolver uma nova modalidade de vôlei para deficiente físico, similar ao já existente - vôlei sentado - que trouxe o ouro para o Brasil no último Parapan .
Inspirada por todos os atletas que lutavam contra suas dificuldades físicas nas competições e desejando que eles pudessem praticar um esporte na praia ou em qualquer lugar com solo de areia, resolvi tentar o nascimento do Vôlei Sentado de Praia ou Areia.
Contando inicialmente com o apoio do presidente da Federação de Vôlei do Rio de Janeiro (FVR), Sr. Carlos Reinaldo Pereira Souto e depois com o apoio de muitos interessados no nascimento dessa nova modalidade de esporte como o Presidente da Associação Brasileira de Vôlei Paraolímpico (ABVP), Sr João Batista Carvalho e Silva, a Presidente da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), Sra Tânia Rodrigues, o Técnico da Seleção masculina de Vôlei Sentado, Sr Amauri Ribeiro, árbitros da FVR, Sras Suzana Ribeiro e Débora Regina Santos da Silva, entre outros, estamos conseguindo fazer com que esse novo esporte seja apresentado a todos.
Pela primeira vez o esporte foi apresentado ao público na etapa Banco do Brasil de Vôlei de Praia em Cabo Frio no dia 20 de outubro de 2007, com a participação da seleção brasileira dessa modalidade na quadra e também de atletas que disputam as etapas do Banco do Brasil, como Ricardo, Shelda e Adriana Behar.
Depois foi também apresentado durante um evento esportivo muito apreciado; a disputa do Rei da Praia de Vôlei de Areia.
O Vôlei Sentado de Praia não é só para atletas de ponta, mas qualquer portador de necessidade especial que deseje fazer uma atividade esportiva na praia, hoje ainda limitada àqueles que não precisam de uma atenção especial.
Além disso, embora seja um esporte voltado para deficiente físico, eu Débora garanto que é muito bom jogar dessa forma, pois os primeiros testes tiveram minha pessoal participação em quadra.
Apresentação no Volei de Praia Banco do Brasil na etapa de Cabo Frio em 2007

Apresentação no Rei da Praia 2008 http://youtube.com/watch?v=jU4d5eAbEIo