LEILA DINIZ


Formou-se em magistério e foi ser professora do jardim de infância no subúrbio carioca. Aos dezessete anos de idade, conheceu o seu primeiro amor, o cineasta Domingos de Oliveira e casou-se com ele. O relacionamento durou apenas três anos. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de trabalhar como atriz. Primeiro estreou no teatro e logo depois passou a trabalhar na TV Globo, do Rio, fazendo telenovelas. Mais tarde, casou-se com o moçambicano e diretor de cinema Ruy Guerra, com quem teve uma filha, Janaína.
Participou de catorze filmes, doze telenovelas e muitas peças teatrais. Ganhou na Austrália o premio de melhor atriz com o filme Mãos Vazias
Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquini na praia, e chocou o país inteiro ao proferir a frase: Transo de manhã, de tarde e de noite. Ganhou o título de A grávida do ano no programa do Chacrinha.
Era uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções. Foi invejada e criticada pela sociedade machista das décadas de 1960 e 1970. Era malvista pela direita opressora, diva amada pela esquerda ultra-radical e tida como vulgar pelas mulheres da época.

JARDINEIRAS 1986


Há 20 anos o ônibus da foto fazia um trajeto pela orla do Rio de Janeiro levando turistas e moradores a conhecer e admirar a bela paisagem do Rio.
Inspirados nos ônibus jardineiras da decada de 20, eram montados pela Ciferal depois de ter sido encampada pela CTC (Cia de Transportes Coletivos). Era um ônibus aberto, com bancos de madeira e percorriam a orla desde o Recreio dos Bandeirantes ao Leme.
A Ilha do Governador também teve sua linha de Jardineiras. O da foto ia até São Conrado.Foram desativados, assim como muita coisa boa aqui do Rio. As jardineiras funcionam principalmente como transporte turistico em Fortaleza, Curitiba, Salvador. Outras cidades do mundo utilizam ônibus especias para o transporte de turistas, como Londres, Nova Iorque, Madrid, com seus ônibus de dois andares, os "double decker buses".
Aqui, onde burocratas e pessoas sem o minimo interesse no desenvolvimento do turismo , presas nas cadeiras e escritorios da Riotur e Turisrio, fazem com que o setor turistico da cidade ande de marcha ré.

ATENÇÃO !!











Existe em Ipanema ,uma mulher que diz se chamar “Cristina”,que está pondo em risco a integridade física das senhoras que por aqui passam.
Ela é doente mental e no momento está muito agressiva.
Agredindo senhoras de idade e grávidas. Se arma de garrafas e atira ,dá socos,corre atrás , e às vezes aos gritos com palavrões tira toda a roupa e faz gestos obscenos em frente as lojas,constrangendo clientes e assustando-os.
É uma mulher magra de cabelos curtos e que por causa da doença come seu próprio cabelo.
Vários e mails já foram mandados à órgãos competentes,mas providência nenhuma foi tomada até agora, e não obtiveram se quer resposta.
Qualquer dia acontecerá um sério acidente.
É necessário que providências sejam tomadas o mais rápido possível,
Quem vive em Ipanema sabe do problema mas não consegue ajuda.

LAGOA - HOJE













É o maior centro gastronômico ao ar livre da América Latina,distribuído numa área de 204 mil metros quadrados.

03 Parques com ampla área de laser,diversão e quadras esportivas:Cantagalo,Taboas e Patins,que junto formam o Parque Tom Jobim
25 quiosques com as mais diversa especialidades gastronômicas
03 estacionamentos com cerca de 1750vagas
Banheiros públicos

O QUE ACONTECE NA LAGOA

Pólo Vip de laser,misturando charme,sofisticação e informalidade.
É a área de laser mais visitada da cidade,reunindo em média 120 mil pessoas por final de semana.
Público qualificado e formador de opinião,que divide a sua atenção somente entre atividades de laser,esportes ou gastronomia.
Oferece atividade para toda a família carioca,nas diversa horas do dia:
_Parques com brinquedos,quadras esportivas,ciclovia
_Espelho d’água repleto de pedalinhos,remadores,iatistas e esquiadores.
_Convívio com a natureza em áreas de laser e descanso
Periodicamente é palco de diversos eventos
_Shows,música ao vivo,competições esportivas,atividades infantis,acontecimentos culturais....



Pesca
Embora sobreviva às suas margens uma colônia de pescadores, a lagoa é vítima de um problema crônico de mortandande de peixes, causado pela proliferação de algas que consomem o oxigênio nas águas. Recentemente a iniciativa de um biólogo tem-se mostrado efetiva na reintrodução de espécies nativas de manguezal, vegetação nativa de seu entorno.

A Árvore da Lagoa
Desde 1995, na época de Natal, firmou-se a tradição de levantar uma monumental árvore de Natal iluminada, aproveitando o seu espelho d'água, patrocinada por uma tradicional Companhia de Seguros brasileira, a Bradesco Seguros.

lagoa - 1970




RODRIGO DE FREITAS - POR VOLTA DE 1970.
Nesta foto da Lagoa, vemos o trecho entre o Corte do Cantagalo e a Curva do Calombo, logo após a remoção da Favela da Catacumba. O edifício perto da curva foi o primeiro a ser concluído. A seguir a obra do edifício que, durante muitos anos, ficou inconcluído e acabou vindo abaixo para a construção de mais um edifício. Por fim, as obras de construção do prédio mais alto da região. À direita, ainda cercado por "outdoors", a área do morro, antes ocupada pela favela e que se transformaria no Parque da Catacumba.

CICLOVIAS



RIO - A intenção da prefeitura de abrir licitação para um projeto de aluguel de bicicletas esbarra em buracos, rachaduras e depressões existentes nas ciclovias cariocas, além da sensação de insegurança experimentada pelos ciclistas, de acordo com reportagem publicada no jornal "O Globo". Em Ipanema, já chegando ao Arpoador, a pista está esburacada. A bióloga Joyce Barbosa, moradora de Copacabana, usa a bicicleta diariamente, inclusive para trabalhar. Para ela, que pedalava nesta quarta em Ipanema, o projeto é bom e pode desafogar o trânsito, mas ainda não tem como ser implementado:
- Acho um absurdo querer fazer esse projeto assim. Se não resolver os problemas, a adesão será pequena. Já caí de bicicleta por causa de buracos e por conta da falta de educação dos usuários. Também já fui assaltada na ciclovia. Na Lagoa e na Gávea, então, a situação é terrível.
Em Ipanema e no Leblon, faixas de pedestres estão apagadas em diversos pontos da ciclovia, como na altura da Rua Joana Angélica. Nesse quesito, as ciclovias de Copacabana e do Leme estão em melhores condições, mas sofrem com o desgaste do asfalto. Outro problema apontado pelos ciclistas é a concentração de ciclovias apenas na Zona Sul.
A prefeitura informou que começará na próxima segunda-feira a fazer o recapeamento e a renovação da sinalização do Leblon até o Leme. A obra inclui a recuperação de uma área de 23.730 metros quadrados, onde serão aplicadas 2.230 toneladas de massa asfáltica. O investimento é de aproximadamente R$ 900 mil.

AGRADECIMENTOS

Após o envio de e mails,providências foram tomadas.



Prezados Senhores,
Após ligação à Ouvidoria , agradeço a rápida providência em relação à iluminação da Praça N.Sra da Paz , em Ipanema.Seria bom verificar porque constantemente parte da luz do local apaga.
Atenciosamente



Prezados Senhores,
Ipanema agradece as providências tomadas na data de ontem, dia 02.06.2008.
Seria bom se tais vistorias se tornassem frequentes pois o número de "moradores de rua"cada vez aumenta mais, principalmente nos finais de semana.
Atenciosamente,

LAGOA - 1965



Rodrigo de Freitas - 1965


Foto aérea , feita em 1965, podemos ver o trecho da Lagoa Rodrigo de Freitas, em frente ao Jockey Club. Conforme já vimos em http://fotolog.terra.com.br/luizd:56 a Lagoa sofreu numerosos aterros que, desde séculos, vêm diminuindo seu espelho d´água.
Na época da foto podemos ver que o terreno do Jockey vai até à beira d´água (o que se vê à direita, em terra, é a pista auxiliar, de treinamentos, do Jockey, sendo construída).
No final da década de 1960, o projeto de circundar toda a Lagoa com pistas para automóveis, justificou um grande aterro nesta área, onde foi feita a Avenida Borges de Medeiros (trecho campo do Flamengo - Clube Piraquê), em mão e contra-mão. Além disso, aterrou-se mais um grande trecho para o que é hoje a enorme praça onde ficam quiosques, o heliporto, pista de patins, estacionamentos (área onde já funcionou o Tivoli Park, anos atrás), fazendo com que o terreno do Jockey diste algumas centenas de metros da água. Como já chegaram inclusive a propor construir a Cidade Universitária em prédios flutuantes na Lagoa, até quando ela resistirá?

RÉVEILLON 2009

Prefeitura deve preparar 11 festas para o réveillon 2009 no Rio
Publicada em 03/06/2008 às 10h07m
O Globo Online

RIO - A prefeitura do Rio deverá realizar festas em 11 pontos da cidade no réveillon 2009: Praia de Copacabana, Praia de Ipanema, Praia da Barra da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas, Parque do Flamengo, Praia da Bica (Ilha do Governador), Praia de Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Ilha de Paquetá, Praia de Ramos e Igreja Nossa Senhora da Penha.
A programação pode incluir shows de música, dança, espetáculos pirotécnicos e luminosos, esporte e lazer e outras formas de entretenimento e as propostas, a serem entregues até 31 de julho, devem incluir informações como croquis dos palcos, estrutura de suporte, orçamento e cartas de apoio de patrocinadores e parceiros.
Nesta terça-feira, a Secretaria Especial de Turismo e a Riotur apresentaram o caderno de encargos para o réveillon 2009 do Rio de Janeiro, com as condições básicas para a promoção da festa.

GARAGEM SUBTERRÂNEA

Rio terá mais duas garagens subterrâneas

Publicada em 03/06/2008 às 23h59m
O Globo Online

RIO - O prefeito Cesar Maia anunciou nesta terça-feira a licitação para construção de duas garagens subterrâneas nas praças do Lido, em Copacabana, e General Osório, em Ipanema, como mostra reportagem publicada no jornal "O Globo". O objetivo é criar duas mil vagas nos dois bairros. As obras serão custeadas pela iniciativa privada, que também vai administrar os estacionamentos por 35 anos. A construção das garagens é um projeto antigo da prefeitura. Foi idealizado em 1998. O anúncio da concorrência, no entanto, está sendo feito no último ano de mandato de Cesar e a quatro meses das eleições.
A escolha dos locais levou em conta a falta de vagas legalizadas nos dois bairros, que recebem grande volume de carros nos fins de semana de sol. Com isso, a prefeitura pretende evitar a bandalha de motoristas, prática muitas vezes comum nos principais acessos às praias.
Pelo projeto original, o estacionamento subterrâneo de Ipanema teria 1.200 vagas e o de Copacabana, 800. A previsão era concluir as obras até o fim de 2009. Embora Cesar Maia tenha anunciado a licitação na internet, a Secretaria municipal de Fazenda fez mistério em relação ao conteúdo dos editais.

AMIGO DO ARPOADOR

Caro responsável,
Parabéns pelas iniciativas e principalmente pelo blog, vem em boa hora.

Há 3 anos busquei revitalizar o Arpoador, mas nao obtive as vitórias almejadas em parte por não ter buscado as pessoas corretas, em parte por acreditar que boas propostas e boas intenções seriam aceitas por todos - o que de fato não ocorreu e diversos interesses econômicos e meu curto fôlego financeiro impossibilitaram maior atividade.
Todavia foi a partir de minha mobilização que mais pessoas começaram a se mexer em prol, lamentavelmente algumas com intenção competitiva e não cooperativa. www.projetoarpoador.net
Li em seu blog que o parque fora adotado e fico feliz, pois sempre sonhei em ver aquele Parque digno de seu nome e sua localização - apesar da notícia ser de março e não ter lido mais nada a respeito, penso que devo estar eu desinformado. Alguma novidade neste sentido?
Gostaria de lhes apresentar algumas idéias simples que podem levar a uma maior união de todos daquela área, que estudei a partir de abordagem holística durante um bom tempo em busca de soluções sinergéticas. Quem sabe com maior apoio essas idéias não possam vingar.No intuito de me reaproximar - já cheguei a participar de uma reunião - e colaborar mais intensamente, dentro de minhas possibilidades,
forte e fraternal abraço.

DENÚNCIA DE UM COLABORADOR

IPANEMA PEDE SOCORRO!

Prezados Senhores,
Venho comunicar que infelizmente o nosso bairro voltou a estar abandonado pois o número de moradores de rua aumentou .
Este final de semana todas as calçadas da rua Visconde de Pirajá estavam tomadas pelos mesmos que, além de defecarem e urinarem nas ruas, intimidavam as pessoas para dar dinheiro.
Também o número de flanelinhas é muito grande nas ruas Barão da Torre, Vinicius de Moraes, Prudente de Moraes e Joana Angélica.A praça N.Sra da Paz está novamente sem iluminação na parte onde ficam os brinquedos; está suja,abandonada , os cuidados com a mesma se resumiram a um mês...
Os caminhões estão descarregando a qualquer hora, atrapalhando o trânsito consideravelmente. Os bares que ficam localizados nas ruas Vinicius de Moraes, Joana Angélica, Maria Quitéria e Farme de Amoedo estão tomando as calçadas, botando mesas, grades e jardineiras onde os pedestres são obrigados a passar pela rua. No Bar Conversa Fiada , na rua Vinicius de Moraes, aos sábados e domingos estão colocando cones para guardar vagas para os clientes, quando sabemos que a rua é pública!
Pedimos encarecidamente providências imediatas!
Cordialmente
Este e mail foi mandado diretamente ao IPABACANA,que até agora não deu resposta.

LAGOA - 1922










Lagoa em 1922
Foto de Malta, da Coleção de George Ermakoff, mostrando a Avenida Epitácio Pessoa, no seu trecho junto a Ipanema, em 1922.
Esta área ainda quase deserta da Lagoa Rodrigo de Freitas manteve-se como só quase de casas até a década de 1950.
A partir de 1960 começaram a ser construídos pequenos prédios mas, com o passar do tempo e por interesses financeiros, o gabarito foi liberado e arranha-céus começaram a tomar conta desta belíssima região.
Como por todo o Rio, não houve um Plano Diretor de modo que há vários estilos arquitetônicos. Sucessivos aterros tomaram uma grande parte do espelho d´água.
Mas a Lagoa continua linda.


LAGOA AGONIZA POR OXIGÊNIO



Com o impasse constante entre os governos sobre o alargamento da Lagoa Rodrigo de Freitas, ela agoniza diariamente pela sobrevivência. Quem sofre também são os freqüentadores e turistas com a triste imagem de abandono pelas autoridades. A imagem, do último domingo, mostra crianças brincando livremente na água sem renovação e com risco de doenças. Parece mesmo que as dragas pararam de funcionar. Poderíamos sugerir ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a averiguação e a solução desse problema.

ANIVERSÁRIO DO 1° BPM

Dia 5/06 às 9,30 o Cel. Mendes comandante do 1o. BPM convida a todos para a cerimônia de comemoração do aniversário de 20 anos do 1o. BPM - na rua Bartolomeu Mitre.
Prestigiem a comemoração. O nosso objetivo no Projeto de Segurança de Ipanema é justamente a interação sociedade / poder público. Entendemos que sem esta integração não há política de segurança pública que dê resultado. A segurança pública visa especificamente o benefício da população ( nós ) que temos de ter também a pre disposição de apoiar e prestigiar as pessoas que estão encarregadas de nos proteger. Comparecer à cerimônia é uma oportunidade de demonstrar às autoridades o quanto elas são importantes para nós.

CALÇADAS

Prefeitura do Rio vai punir quem não conservar calçadas, mas sobram crateras nas ruas

Rio - No fim de abril, decreto municipal determinou que o morador pode ser multado se não conservar a sua calçada. Apesar de não ter fixado valores, o texto diz que ele terá 15 dias, depois de notificado, para reformá-la e deixar o caminho dos pedestres livre de sobressaltos. Já os motoristas precisam esperar sentados. Dirigir pelas ruas do Rio é uma corrida de obstáculos. Só que sem a parte divertida do esporte. Trafegar por mais de um quilômetro sem cair em buraco é uma vitória.
Durante três dias, O DIA percorreu 250 quilômetros da Zona Sul ao subúrbio e constatou o péssimo estado de conservação das ruas: pavimento descascado, desníveis e remendos malfeitos. Se o caminho de quem vai de Bonsucesso à Penha pela Rua Uranos é tortuoso, a situação não melhora para quem cruza Engenho Novo, Riachuelo e Méier pela Av. 24 de Maio, onde é possível ver trilhos do bonde que não passa por ali há décadas. “Não tem carro que resista. É um rali!”, reclama o taxista José Carlos Lessa. Nem quem passeia pela Vieira Souto, em Ipanema, num dos metros quadrados com IPTU mais caro do Rio, escapa: há seqüência de buracos de 10 cm de profundidade.
De janeiro a maio, o Tele-Buraco (2589-1234) recebeu 6.282 solicitações. Nos primeiros quatro meses do ano, 90.200 buracos foram fechados. Para conservação de pavimento, a Secretaria Municipal de Obras reservou R$ 27,29 milhões e já gastou R$ 5,93 milhões.